Leitura e escrita em 31 perguntas e respostas, com Ana María Kaufman

Por Aline Evangelista Martins, coordenadora do Centro de Formação da Vila

O livro “Lectura y escritura: 31 perguntas e respuestas”, última publicação da professora e pesquisadora
Ana María Kaufman, ainda não foi publicado no Brasil, mas já circulou entre as formadoras da área de Práticas de Linguagem, com forte repercussão. 

Afinal, uma publicação elaborada a partir de perguntas reais, formuladas por professores e professoras reais, não poderia passar despercebida por uma equipe que tem o questionamento e a reflexão sobre a prática como posturas pedagógicas fundamentais. 

E quando essas perguntas são respondidas por uma das grandes referências em alfabetização na perspectiva construtivista, a identificação e o interesse tornam-se ainda maiores. 

Lectura y escritura: 31 perguntas e respuestas – de Ana Maria Kaufman e Adriana Gallo, Editora El Ateneo – é formado por perguntas-chave, formuladas por professores que atuam em diferentes contextos, a respeito de aspectos essenciais do ensino e da aprendizagem das práticas sociais de leitura e escrita. O título original está disponível para e-readers na Amazon

Uma mesa redonda com perguntas e respostas

O convite para uma mesa redonda com a autora foi recebido com empolgação pelas formadoras Aleksandra Franco, Andréa Dias Tambelli, Beatriz Mugnani, Daniela Munerato e Izabella Barros

Após ler o livro, elas selecionaram, dentre as 31 perguntas, aquelas que mais as mobilizaram. 

Depois, em uma conversa conduzida pela diretora pedagógica Sônia Barreira, discutiram questões cruciais sobre o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita. 

Daniela e Andrea priorizaram duas questões sobre leitura; enquanto Izabella, Aleksandra e Beatriz selecionaram perguntas sobre o ensino e a aprendizagem da escrita

Sônia Barreira, que mantém relações com a pesquisadora argentina há mais de 30 anos, coordenou a discussão, relembrando com Ana María algumas práticas pedagógicas desse longo caminho percorrido pelos educadores construtivistas que revolucionaram a alfabetização no nosso país. 

Ana María Kaufman respondeu, comentou, citou exemplos e compartilhou relatos inspiradores, que fortalecem nossas convicções de que as melhores situações de formação docente acontecem por meio do diálogo, do questionamento, da atenção às perguntas que nunca cessam e da clareza sobre o marco teórico com o qual dialogamos

Diálogos de longa data

E, no caso de Ana María Kaufman, o diálogo vem de longe… 

No evento, identificamos, pelo menos, quatro gerações de professoras e professores fortemente influenciados pelas pesquisas compartilhadas por ela, configurando uma comunidade inquieta, curiosa, interessada e reflexiva. 

Foi uma noite marcada pelo encontro de gerações e pela celebração da capacidade de articulação entre a pesquisa acadêmica e a realidade da sala de aula. 

Quem é Ana María Kaufman

Ana María Kaufman é Professora de Psicologia e Epistemologia da Universidade de Buenos Aires e pesquisadora do Programa Escuelas para el Futuro, da Universidade de San Andrés, na Argentina. Também assessora da área de Línguas do Colégio Alas de Palomar. 

Na década de 70, participou de pesquisas sobre a alfabetização ao lado de Emilia Ferreiro, Ana Teberosky, Alicia Lenzi, Suzana Fernandez e Lílian Tolchinsky

Entre outros títulos, é autora de “Escola, Leitura e Produção de Textos”, “Alfabetização de Crianças: Construção e Intercâmbio” e “A Escrita e a Escola”. 

“a única forma de alfabetizar é ver a leitura e a escrita como práticas sociais. Ensinadas de forma solta, as letras, as palavras e as normas gramaticais não servem para formar leitores e escritores. Essas coisas apenas têm sentido quando estão incluídas em situações de leitura e escrita”. (Ana María Kaufman)

Referência importantes oferecidas pela autora no nosso encontro

Conforme prometido durante o evento, compartilhamos aqui as referências de alguns dos trabalhos citados por Ana María Kaufman. 

Este encontro tão especial está disponível no Youtube

O encontro foi gravado e está disponível no Canal do Youtube do Centro de Formação da Vila.  

Acesse: Mesa redonda com Ana María Kaufman.

Siga nossas redes sociais –  Instagram, FacebookYoutube, Flickr e Linkedin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *