Ler e escrever textos: refletir sobre os usos da linguagem, ou como se escreve.

Por Beatriz Mugnani

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) atribui ao componente Língua Portuguesa o objetivo de proporcionar aos estudantes experiências “que contribuam para a ampliação dos letramentos, de forma a possibilitar a participação significativa e crítica nas diversas práticas sociais permeadas/constituídas pela oralidade, pela escrita e por outras linguagens” (BRASIL, 2018, p. 70). Ou seja, formar cidadãos capazes de ler criticamente e escrever com autonomia, conseguindo externalizar suas ideias e sua voz. 

É, então, a partir da compreensão e da vivência da escrita e da leitura como práticas cotidianas que podemos formar leitores e escritores autônomos.   

Para isso, são variadas as produções de texto que as crianças e jovens vivem em sua escolaridade. No Ensino Fundamental 1, algumas das propostas que convidam as crianças a escreverem são: contos de fadas, contos de assombração, indicações literárias,  notas de enciclopédia, resumos de textos e muito mais. Porém, como nós, professoras e professores, podemos ter melhores intervenções para que os estudantes se tornem melhores escritores? Quais são os parâmetros que nos ajudam a pensar sobre a qualidade dos textos? É possível ensinar esses parâmetros para as crianças? 

Ao sairmos de nosso lugar de docentes, e nos colocarmos apenas em nossa posição de leitor, podemos pensar: O que faz com que um livro seja bom? O que é uma boa leitura? Quando pensamos em escritoras e escritores renomados, o que todos eles têm em comum? É aqui que começamos a pensar sobre a complexidade dos textos: sobre os usos da linguagem e os efeitos que ela pode causar. 

Além de produzirem textos a partir de propósitos comunicativos claros, as crianças precisam refletir sobre a complexidade desses textos: Pensar sobre como se escreve e quais os efeitos de sentido causados a partir de determinados usos da linguagem. Para isso, são necessárias diferentes situações de leitura e de escrita: leituras compartilhadas, em que o professor atua como leitor, em discussões posteriores a leitura, quando pergunta-se sobre as intenções do autor, “incitando a distinguir entre o que o texto diz explicitamente e o que quer dizer…” (LERNER, 2002, p. 97), em leituras autônomas com o objetivo de identificar semelhanças e diferenças entre duas versões de um mesmo contos ou selecionar palavras específicas que descrevem um ambiente ou um personagem e outras tantas situações que podemos planejar e intervir. 

O curso: A complexidade dos textos: ler para aprender a escrever ou escrever para aprender a ler?, que acontecerá nos dias 22 e 23 de janeiro, traz a oportunidade de entendermos melhor sobre as complexidades dos textos, estabelecendo relações entre as situações de leitura e a produção de textos e também a planejar diferentes situações de leitura e produção de textos intermediários que apoiem a produção autoral das crianças, sem se esquecer dos efeitos de sentido que se quer causar a partir a da linguagem.  

 

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