Por Dentro da Rotina da Educação Infantil: explorando o Brincar e a Arte

Por Day Monteiro e Jessica Evelin

 

A presença da arte na educação infantil será tanto mais importante, quanto puder contribuir para ampliar o olhar da criança sobre o mundo, a natureza e a cultura, diversificando e enriquecendo suas experiências sensíveis – estéticas, por isso, vitais.                                                                                                                              Luciana Esmeralda Ostetto¹

 

São variados os obstáculos que enfrentamos ao elaborar um planejamento que leve em conta as diversas vivências que devem ser oferecidas às crianças na Educação Infantil. Diante desse cenário, cabe a nós, educadoras e educadores, ampliarmos nossas reflexões, visando incorporar em nossas propostas as experiências sensíveis destacadas por Ostetto.

Acreditamos que, explorando diversas linguagens artísticas como pintura, desenho, dança, colagem, jogos teatrais, modelagem, entre outras, as crianças constroem um percurso criativo e inventivo. Cada proposta as instiga a explorar os materiais (pincéis, tintas, papéis, canetinhas, tecidos, tesoura, argila, etc.), a compreender e reconhecer sua dimensão corporal por meio da dança e dos jogos teatrais, a testemunhar a transformação da argila sob o toque de pequenas mãozinhas e a explorar a imaginação e a fantasia nos traçados de desenhos e pinturas. Em meio a esses processos, o brincar e a arte caminham lado a lado.

O brincar, como pilar fundamental de nosso currículo, se faz presente em cada escolha que fazemos. Para tanto, há uma concepção de infância que nos orienta e conduz nossas intervenções. Criar um espaço reflexivo para nossas práticas, desde os cantos de brincadeiras que organizamos na recepção de nossas crianças até o tempo disponibilizado para a brincadeira livre, faz-se necessário para construir uma rotina respeitosa e coerente com os campos de experiência estabelecidos pela BNCC.

Nosso curso é um convite para que possamos, juntes, partilharmos nossas práticas à luz de pesquisadores que nos inundam de estudos sobre arte e brincar, e aumentarmos ainda mais nosso repertório, considerando a riquíssima cultura de nosso país.

Vamos seguir refletindo? Esperamos vocês nos dias 22 e 23 de janeiro de 2024. Será um prazer compartilhar um pouco de nossa Vila e aprender com diferentes experiências.


¹Educação infantil e Arte: sentidos e práticas possíveis. 2005. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/320/1/01d14t01.pdf.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *