O compromisso com a formação para as práticas inclusivas

Por Aline Evangelista Martins e Marília Costa Dias

Há mais de 20 anos, as diretrizes da educação nacional orientam os sistemas de ensino a garantir o direito de todos os estudantes de estarem juntos na escola regular comum, aprendendo e participando. A concretização destes marcos legais, fundamentados na concepção de direitos humanos que estabelecem igualdade e diferença como valores indissociáveis, tem como um de seus pilares a formação de profissionais para o exercício da gestão escolar e da sala de aula na perspectiva da educação inclusiva. 

Ainda que haja orientações claras na legislação, e ampliação crescente e constante da compreensão sobre a diversidade entre os estudantes,  o que vemos na prática, em diversos setores da sociedade,  é uma dificuldade muito grande  em romper com ideias de padronização do ensino. Pensando em acolher as demandas de profissionais de educação com os quais trabalhamos e em oferecer caminhos para a construção de novas práticas,  preparamos uma trilha formativa especialmente voltada: 

  • para a compreensão de fundamentos e conceitos estruturantes, que embasam a educação inclusiva e impactam a organização da escola e da sala de aula, exigindo mudanças estruturais e culturais no ambiente escolar; 
  • para o compartilhamento de um repertório de ações possíveis para potencializar a parceria entre as famílias e as práticas na sala de aula, desde o desenho das atividades, passando pelo planejamento de  medidas de apoio e tecnologia assistiva, adaptações curriculares e formas de registro do plano educacional individualizado.

Cada um dos módulos da trilha foi cuidadosamente pensado por professores, diretores, orientadores e coordenadores que se dedicam ao tema há muitos anos, tanto em suas trajetórias acadêmicas, quanto em processos de formação continuada e  reflexão sobre a prática. O resultado é um curso que se propõe a desconstruir concepções limitadoras e construir novas concepções, sempre muito conectadas à realidade da sala de aula.   

 

Prevíamos que a trilha seria bem recebida, mas a procura superou as nossas expectativas. Em poucos dias todas as vagas foram preenchidas e os pedidos para ingresso na lista de espera ainda estão chegando. Se, por um lado, a alta procura é evidência de que enfrentamos desafios nesse campo, por outro, é uma clara manifestação de que existe o compromisso com a construção de novas referências, que permitam avançar no enfrentamento do desafio. Diante dessas constatações, optamos por abrir uma nova turma, com atividades previstas para iniciar dia 02 de maio. Esperamos, assim, atender aos anseios dos educadores e das educadoras que confiam na experiência e na competência de uma equipe experiente, que tem os pés bem fincados na sala de aula e os olhos atentos ao conhecimento produzido no Brasil e no exterior. 

Pensando em oferecer um conjunto ainda mais robusto de propostas formativas para o desenvolvimento profissional em Práticas Inclusivas, optamos também por articular a viagem pedagógica internacional do ano ao tema da educação inclusiva. Em outubro, partiremos para Lisboa, onde seremos recebidos por  três  doutores, com experiência  internacional em Educação Inclusiva,  que prepararam  um programa  de desenvolvimento profissional intensivo. David Rodrigues é conselheiro nacional de Educação e consultor da Unesco/Unicef. Luzia  forma professores na Finlândia, Dinamarca, Cazaquistão, França e muitos outros países. Margarida Belchior é pós-doutoranda em educação e com experiência em organização de congressos internacionais de educação e métodos ativos, também em diversos países.  

A viagem inclui palestras, workshops, visitas a escolas, conversa com educadores, entre outras atividades, todas coordenadas pelos cicerones David, Luzia e Margarida, cujos currículos disponibilizamos a seguir. 

Profa. Dra. Luzia Lima-Rodrigues 

É doutora em Educação pela Unicamp, pós-doutorada em educação especial e terapias expressivas pela Universidade de Lisboa, docente da Universidade Lusófona e da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. É membro do CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, onde desenvolve e orienta investigação em Educação Inclusiva. Pela Alana Foundation (USA), coordena a investigação “Políticas Públicas e Formação Continuada de Professores para a Educação Inclusiva”, com dados recolhidos em 6 países da América do Sul e Europa.

É sociodramatista, psicopedagoga, com experiência na formação contínua de professores de países como Finlândia, Cazaquistão, Cabo Verde, Escócia, China, Argentina, Canadá e vários outros. É revisora de diversas revistas científicas internacionais de impacto na área da educação inclusiva. É chefe de seção da Revista Brasileira de Psicodrama. É membro da comissão pedagógica da Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, atuando na formação contínua de professores em contexto de escola, no campo da educação inclusiva, dos métodos ativos e das pedagogias expressivas. Tem diversas publicações nacionais e internacionais.

Prof. Dr. David Rodrigues

Conselheiro Nacional de Educação. Fundador da Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, instituição que presidiu entre 2008 e 2020. Diretor da Revista “Educação Inclusiva”. Consultor da UNESCO, UNICEF e da Humanité & Inclusion sobre temáticas de Direitos Humanos e Inclusão Social e Educativa. Recebeu em 2017 o “Prêmio de Excelência de Liderança Internacional” pelo Council for Exceptional Children – DISES (EUA). Em 2020 foi homenageado com a Medalha de Ouro dos Direitos Humanos pela Assembleia da República e,  em 2023,  foi condecorado pelo Presidente da República como Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública.

É conferencista convidado em países da Europa, África, Ásia, América do Norte e do Sul. Publicou 32 livros e dezenas de artigos em revistas da especialidade.

Profa. Dra. Margarida Belchior 

É doutora em Educação, pela Universidade de Lisboa, e investigadora no CeiED – Universidade Lusófona, onde conclui o pós-doutoramento em Inclusão Social e Educativa e a utilização de métodos ativos e criativos de aprendizagem. Tem experiência como professora do Ensino Básico, como formadora de professores, em projetos de investigação e na coordenação de projetos no Ministério de Educação. É sociodramatista e tem participado em projetos europeus nessa qualidade.

Invista na formação de profissionais que possam contribuir para a construção de uma escola mais flexível, que acolha e ensine a todos e todas. Clique aqui e junte-se a nós nesta nova turma da trilha formativa de Práticas inclusivas 

 

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