Portugal: Educação e Inclusão
- Aconteceu em 2024
- Formador: Marília Costa Dias
- Em lista de espera!
- Agenda: 12 a 18 de outubro
- Valor: Quarto duplo - R$ R$ 26.026,00
- Valor: Quarto individual - R$ 31.504,00
Uma experiência de imersão
Durante uma semana, você vai vivenciar os bastidores de escolas e demais organizações promotoras de inclusão educacional e social de Portugal, interagindo com os seus alunos, professores e/ou dirigentes.
A imersão envolve conferências, dinâmicas de grupo, partilha de experiências e debates.
A formação reflexiva, com vistas ao desenvolvimento profissional, é intensiva e acontece o tempo todo: nas salas de conferência, no hall do hotel, durante as caminhadas, nas visitas históricas e culturais. Além disso, terá anfitriões altamente especializados em Educação Inclusiva e Inovação Pedagógica.
Prepare-se para UMA EXPERIÊNCIA DE TRANSFORMAÇÃO!
A viagem será realizada em parceria com a Vindas, uma instituição que, desde 2009, atua para a construção de um futuro mais ético e sustentável para as novas gerações.
A Vindas coordena investigação internacional sobre formação de professores para a inclusão, e promove experiências de profunda imersão na educação portuguesa.
Os nossos cicerones serão os fundadores da Vindas, os Professores David Rodrigues e Luzia Lima-Rodrigues.
- Tomar contato com a história e a cultura, por meio de visitas a equipamentos históricos e culturais (como palácios, castelos, mosteiros, museus de arte e ciência e outros), para ter uma compreensão mais contextualizada e situada da Educação em Portugal.
- Conhecer a organização do sistema educativo português, em particular da Educação Inclusiva.
- Visitar escolas públicas e privadas para conhecer algumas das suas opções político-pedagógicas para o suporte à aprendizagem e à inclusão de todos e de cada aluno.
- Discutir, em contexto de visita técnica, valores e práticas relevantes para a organização da inclusão que ocorre antes, durante e depois da escolarização, dentro e fora dos muros da escola.
- Interagir com líderes educacionais e de organizações e dialogar sobre dificuldades e facilitadores à inclusão de Portugal.
- Usufruir de espaços de reflexão, numa perspectiva comparada, com impacto no desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes.