Avaliação
Por que avaliamos? Que informações desejamos obter quando propomos uma prova, um seminário, um debate? Como analisar as informações coletadas? O que propor a partir dessa análise? Como compartilhar com os estudantes a responsabilidade pela avaliação e pela autorregulação das aprendizagens?
Perguntas como essas são frequentes na rotina de profissionais que compreendem a avaliação como um meio para ajudar o aluno a aprender e o professor a ensinar.
Esta trilha foi pensada para promover reflexões acerca do papel do aluno e do professor no processo de avaliação e para orientar a construção de planos avaliativos coerentes e consistentes com as concepções de ensino e aprendizagem numa perspectiva construtivista.
Para tanto, foram organizados 4 módulos de encontros online, ministrados por formadores com vasta experiência na gestão de processos avaliativos em todos os segmentos da escolaridade. Respaldados por sólidas bases teóricas, os professores compartilharão experiências e promoverão análise de exemplos, reflexão sobre práticas pedagógicas e construção de instrumentos, pautas de análise, planos de ação, entre muitos outros recursos que apoiam os educadores na complexa tarefa de promover a avaliação formativa e a construção da autorregulação e da autonomia por parte dos estudantes.
Os módulos são articulados, mas são independentes: cada um deles tem começo, meio e fim. Os participantes podem optar pelo percurso completo, para o qual oferecemos um desconto especial, ou por cursar apenas módulos que mais lhes interessem.
A seguir, você vai encontrar informações sobre o percurso completo e sobre cada um dos módulos.
Formadores: Celina Martins, Francisco Ferreira, Helena Mendonça e Sandra Durazzo.