CLUBE DE LEITURA (online)
Um Clube de Leitura é, essencialmente, um espaço para a discussão sobre a experiência literária. Os participantes leem um título em comum e depois se encontram para comentar suas impressões, ouvir as percepções de outros leitores, discutir, problematizar, pensar o livro a partir de suas próprias histórias, questionar, emocionar-se, revoltar-se, reconhecer-se, entre outras ações e emoções. As experiências únicas de cada leitor, partilhadas no espaço coletivo, tecem a malha diversa e pulsante de uma comunidade de leitores.
Nosso objetivo com o Clube de Leitura para Educadores é construir uma comunidade de leitores que, além de valorizar a discussão literária e a construção coletiva de significado, compartilham a responsabilidade de indicar livros aos estudantes. Para atender aos interesses e às preocupações específicas desse grupo, criamos um espaço que articula ampliação de referências sobre os contextos em que os livros são ambientados, a troca de experiências leitoras e a reflexão sobre o potencial do livro para a formação do leitor literário.
Como os Clubes são organizados?
Dois encontros são dedicados à discussão sobre cada um dos livros.
O primeiro é voltado à discussão do projeto estético do autor, à exploração do contexto de produção e à ampliação de referências que podem impactar a experiência de leitura. Ao final desse primeiro encontro, os participantes leem juntos as primeiras páginas do livro, compartilham impressões e expectativas e pactuam o compromisso de concluir a leitura no prazo de um mês.
No segundo encontro destacam-se a troca de ideias, a partilha de trechos favoritos, o debate sobre questões que intrigaram, aspectos que mobilizaram, emoções e incômodos que se destacaram, entre outras facetas da interação com a leitura. O aprofundamento da experiência se dá por meio das interações com referenciais teóricos cuidadosamente selecionados pela mediadora e, sem dúvida, por meio das trocas entre os participantes que vivem juntos a experiência estética.
Três questões centrais atravessam todo o percurso: que critérios devemos levar em conta ao selecionar os livros que indicamos aos nossos alunos e alunas? Que vozes estão presentes no corpus literário? Estamos garantindo a diversidade de projetos estéticos?
Clube de Leitura - Percurso completo
Público-alvo: Professores, coordenadores e orientadores de todos os segmentos da Educação Básica. A partir dos estudos e das proposições da Profa. Dra. Fabiana Carneiro da Silva (UFPB/UNICAMP), o Clube de Leitu..
R$620,00
Omo-oba: histórias de princesas e príncipes
Público-alvo: Professores, coordenadores e orientadores de todos os segmentos da Educação Básica. Omo-oba: histórias de princesas e príncipes, de Kiusam de Oliveira, ilustrado por Ayodê FrançaSinopse: Nest..
R$155,00
Poemas para ler com palmas
Público-alvo: Professores, coordenadores e orientadores de todos os segmentos da Educação Básica. Poemas para ler com palmas, de Edimilson de Almeida Pereira, ilustrado por Maurício Negro, publicado pela Mazza ..
R$155,00
Obra reunida de Glicéria Tupinambá
Público-alvo: Professores, coordenadores e orientadores de todos os segmentos da Educação Básica. A seleção de textos e obras de Glicéria Tupinambá dá a ver o trabalho artístico de reconto e criação a partir de..
R$155,00
IXÉ YGARA VOLTANDO PRA ’ Y’KÛÁ
Público-alvo: Professores, coordenadores e orientadores de todos os segmentos da Educação Básica. IXÉ YGARA VOLTANDO PRA ’ Y’KÛÁ (sou canoa voltando pra enseada do rio), de Ellen Lima, editora UrutauSinopse:&nb..
R$155,00