Quem Somos

O Centro de Formação nasceu junto com a Escola da Vila,  inicialmente como um grupo de estudos, que posteriormente se abriu  para formar professores de outras escolas,  articulando a teoria com a prática pedagógica.

A premissa da época era que a Escola da Vila tinha uma proposta pedagógica diferenciada e pouco comum, segundo a qual o aluno poderia construir conhecimentos por meio da interação com o objeto de conhecimento, em cooperação com seus pares, e com a mediação de um adulto qualificado, que compreendesse seu processo de aprendizagem e garantisse um percurso intelectualmente autônomo.

Os valores desta organização se confundiam com os valores da própria escola e a conexão entre ambas foi sempre visceral, fazendo com que Centro de Formação  e Escola da Vila fossem instituições indissociáveis.

Ao longo dos anos, o Centro de Formação ampliou suas ações, sem, contudo, perder sua essência: a forte conexão com o chão da escola e com as bases teóricas do construtivismo, a articulação entre a teoria e a prática, a aposta na formação de  docentes reflexivos e preparados para  desafios que se renovam, se atualizam, mudam de figura e requerem a busca constante por atualização. 

Quarenta anos depois de sua fundação, de posse de um currículo institucional robusto, o Centro de Formação  passou a fazer parte da Bahema Educação, juntamente com a Escola da Vila,  mas também com outras escolas em diversos estados brasileiros: Escola Viva e Escola Mais, em São Paulo; escolas Parque, Fórum Cultural e Centro Viva, no Rio de Janeiro; escolas Dual Blumenau, Dual Florianópolis e Autonomia, em Santa Catarina; colégio Apoio, em Pernambuco e Escola Balão Vermelho, em Belo Horizonte. Essa mudança levou a um novo posicionamento: o Centro passa a ser catalisador da formação interna do grupo de escolas, sem, contudo, deixar de atuar na formação externa. 

Nosso portfólio de ações formativas inclui cursos, palestras, viagens pedagógicas, assessorias, residências pedagógicas, painéis de boas práticas, publicação de investigações e reflexões desenvolvidas no contexto das práticas pedagógicas dos educadores das escolas que fazem parte do grupo Bahema. 


Propósitos
Produzir e compartilhar conhecimento pedagógico para colaborar na construção de competências profissionais, e promover inovações educativas como instrumentos para a formação do pensamento crítico e o exercício pleno da cidadania.

Ser referência de base construtivista no campo da formação de professores de base construtivista. . Ser reconhecido por sua excelência e vanguarda na produção e disseminação de conhecimento pedagógico que relaciona teoria e prática.

Valores 

  • Autonomia e qualificação profissional;
  • Cooperação e trabalho em equipe;
  • Conhecimento e ética.


O Centro de Formação da Vila em números e nomes

Mais de 20 parcerias com redes municipais. 
Milhares de cursos presenciais e online.
Pessoas vindas de 25 estados do Brasil.
Mais de  75.000 pessoas em nossas atividades.
Mais de 50 palestras com especialistas, acadêmicos
Mais de 15 viagens internacionais 

Pesquisadores e acadêmicos convidados

Argentina - Ana Spinosa, Ani Siro, Beatriz Aisenberg, Delia Lerner, Emilia Ferreiro, Flora Perelman, Isabelino Siede, Maria Emília Lopez, Melina Furman, Mirta Castedo, Patricia Sadovsky.
Canadá - Gordon Wells
Chile - Marcela Carranza
Espanha - Antoni Zabala, Cesar Coll,  Fernando Savater , Isabel Solé, Mirian Nemirovsky, Teresa Colomer
França - Anne Marie Chartier, Charles Hadji
Portugal - Isabel Alarcão,  José Tavares , Rui Canário
Suíça - Bernard  Schneuwly
USA - Anne Lindsey


Viagens: lugares e temas
Argentina 2005, 2006, 2009, 2010 - Didáticas específicas
Argentina 2017-18  - Implantação das mídias digitais na Educação básica

Canadá 2013 - Construção de conhecimento baseada na tecnologia
Espanha 2004, 2012 - Novas tecnologias na escola
Itália 2008 - Escola para todos: experiências de inclusão
México 2007 - Pesquisa e intervenção na aquisição da linguagem
Portugal 2011 - Gestão escolar
USA/California 2016  - Experiências Educacionais
USA/New York 2015  - Arte e tecnologia para o séc. XXI
USA/California 2014 - A aprendizagem baseada em projetos e o uso da tecnologia a favor das interações 
USA/Boston 2019 - Harvard Project Zero, MIT Media Lab, aprendizagem criativa e modelos instigantes de escola
Espanha/Barcelona 2022 - Observação de escolas inovadoras
Santiago/Chile 2023 - Formar os educadores e transformar as escolas

Equipe Formadores (clique aqui)

Equipe Centro de Formação

EQUIPE

Aline Evangelista Martins Coordenação 
Amanda ZabalzaAnalista
Daiane Lima TE
Bárbara Lobeu Atendimento e Comunicação


Centro de Formação da Vila - 2024
Tema desenvolvido por EVERSOFT