Online

A proposta online do Centro de Formação da Vila foi idealizada como um canal para a criação de comunidades de aprendizagem, interatividade e colaboração.

Nossos cursos têm 15 horas de carga horária e duração de 3 semanas. Acontecem num ambiente de aprendizagem profissional no qual o formador  propõe tarefas com problemas a resolver e o aluno poderá analisar, argumentar, elaborar hipóteses, trocar informações com outros profissionais, rever suas concepções, e tomar decisões, num diálogo permanente com a realidade pedagógica; processo no qual o trabalho em sala de aula é valorizado como fonte de conhecimento para a formação docente.

A autonomia profissional e os mecanismos de cooperação são âncoras do contrato didático proposto pois, durante os cursos, o estudante/educador tem de gerenciar a própria aprendizagem e reconhecer o valor do diálogo com colegas que se defrontam com desafios semelhantes.


Conheça nossas Trajetórias! Queremos lhe ajudar a construir um percurso formativo consistente a um preço mais acessível. 


Formação no enfoque construtivista de ensino e aprendizagem - tarefa complexa e avaliação formativa

Divino Marroquini

Início dia 08 de agosto - Para professores e coordenadores do Fundamental 2 e Ensino Médio. Este curso visa a ampliar o conceito de avaliação a partir de princípios que fundamentam a análise das práticas avaliativas..

Desenho ou Figura? Existe diferença?

Gislaine Carvalho Rasi

Início dia 08 de agosto - Professores de Matemática e coordenadores do Ensino Fundamental  1. Podem se beneficiar do curso os coordenadores de Fundamental 1 interessados em conhecer o que se espera no próximo s..

Brincadeiras que favorecem a Formação de Grupo

Juliana Karina Oliveira

Início dia 08 de agosto -  Para educadores que atuam nas classes de Educação Infantil (alunos de 2 a 5 anos de idade).Esperamos que, na escola, as crianças vivam diferentes experiências de convívio, que as definam c..

Pesquisa-ação: a sala de aula como lócus de reflexão e aprendizagem profissional.

Marcos Cesar Polifemi

Início dia 15 de agosto - Para professores, coordenadores e profissionais da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, interessados no questionamento e aprofundamento dos desafios que envolvem o ofício d..

Modalidades organizativas - sequências didáticas e projetos

Sandra Baumel Durazzo

Início dia 05 de setembro - Para professores, orientadores e demais profissionais do segmento do Fundamental 2 e Ensino Médio, além de outros interessados em entender as modalidades organizativas.Este curso tem a fi..

Leitura em diversos contextos: formar leitores competentes em diferentes áreas curriculares

Luiza Moraes

Início dia 05 de setembro - Para professor especialista do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, que recém-ingressou em escolas de orientação construtivista, mas também outros profissionais desses segmentos, que dese..

Nomes próprios e apropriação da escrita alfabética

Alessandra Guarrera Zanetti

Início dia 05 de setembro - Para educadores que atuam com classes de Educação Infantil (alunos de 3 a 5 anos de idade).Os nomes próprios são palavras que se tornam referências importantes para as crianças, sobretudo..

Brincar: os espaços e as intervenções do professor para a construção de um ambiente lúdico de qualidade

Juliana Karina Oliveira

Início dia 05 de setembro - Para educadores que atuam nas classes de educação infantil (alunos de 2 a 5 anos).A escola de Educação Infantil precisa garantir que o cotidiano dos pequenos alunos aconteça em um ambient..

Tornando a aprendizagem visível

Alessandra Guarrera Zanetti

Inicio dia 3 de outubro - Para profissionais que atuam nas classes de educação infantil (alunos de 3 a 5 anos).O curso foi estruturado para favorecer reflexões sobre a organização de murais, livros, site, além de ma..

Exibindo de 1 a 9 do total de 9 (1 páginas)