Os cursos online passaram a fazer parte da oferta de opções do Centro de Formação em 2013. Ao longo de mais de 10 anos proporcionando formação nessa modalidade, temos acumulado experiência na gestão das novas formas de interação e presencialidade que os encontros síncronos possibilitam e, por meio da reflexão sobre essa prática, temos aprimorado constantemente nossa atuação na gestão de aulas no nosso ambiente virtual de aprendizagem.
Nossos cursos online favorecem a interação com o formador e entre os participantes, estimulam a construção coletiva de conhecimento e são pautados pela articulação entre teoria e prática.
As propostas de cursos online mensais são bem delimitadas, geralmente pensadas para serem desenvolvidas em 10 horas, assim distribuídas:
Público-alvo: Profissionais da educação e demais pessoas interessadas na construção de práticas pedagógicas antirracistas, de acordo com a Educação para as Relações Étnico-Raciais.Os primeiros passos de qualquer est..
Neste módulo inicial da trilha, teremos como objetivo geral despertar para a percepção da necessidade urgente de uma reconexão profunda com a natureza por parte da sociedade humana. Para isso, iniciaremos apresentando hi..
Público-alvo: Professores, coordenadores, orientadores e gestores de todos os segmentos da Educação Básica. A avaliação formativa tem como objetivo, nas palavras de Perrenoud, ajudar o aluno a aprender e o professor..
O módulo busca ampliar o conhecimento dos educadores e das educadoras sobre a primeira infância, analisando os direitos das crianças à luz dos documentos oficiais, em especial a Base Nacional Comum Curricular, e do estud..
O módulo “Tessituras negras: ateliê de leituras literárias e práticas formativas” propõe um percurso que delimite, debata e construa práticas de recepção da literatura, tendo como eixo a investigação simbólica da realida..
Neste módulo, ofereceremos um percurso de aprendizagem centrado na educação climática fundamentada em ciência, proporcionando um espaço de aprendizado leve e envolvente por meio de jogos e elementos culturais. As ativida..
Público-alvo: Professores, coordenadores, orientadores e gestores de todos os segmentos da Educação Básica.A busca de coerência entre o processo de ensino/aprendizagem e o processo avaliativo é fundamental na prátic..
Público-alvo: Professores, gestores e estudantes de pedagogia e de licenciaturasNeste módulo, problematizaremos as saídas de campo, viagens pedagógicas e estudos do meio em uma perspectiva decolonial, o que significa ent..
Neste módulo, os participantes terão a oportunidade de explorar e analisar currículos e documentos organizativos da Educação Infantil que priorizam a investigação e a expressão das crianças. Neste contexto, vamos discuti..
Neste módulo iremos introduzir práticas, conceitos e estruturas epistemológicas de povos originários do Brasil como base para uma educação decolonial, socioambiental e antirracista, partindo sempre da perspectiva de text..
Público-alvo: Professores, coordenadores, orientadores e gestores de todos os segmentos da Educação Básica.O envolvimento dos alunos no processo de avaliação sobre seus percursos e trajetórias tem importância crucia..
Neste módulo, vamos aprofundar nossas discussões sobre a educação de bebês e crianças bem pequenas, focando na rotina que se estabelece para cuidar e aprender. Exploraremos o conceito de Educação Integral em tempo integr..
Público-alvo: Educadoras/es de todos os segmentos da Educação Básica, bem como demais profissionais da educação que tenham interesse na construção de uma cultura antirracista dentro de suas comunidades escolares. O ..
Público-alvo: Professores, coordenadores, orientadores e gestores de todos os segmentos da Educação Básica.Este módulo será dedicado a prover um letramento de dados. As avaliações fornecem muitas informações, m..
Neste último módulo, após passarmos pelos conhecimentos teóricos e práticos sobre Natureza e Saúde (Ecopsicologia), Educação Climática e Cultura do bem viver, adentramos no universo escolar com sua multiplicidade de poss..
Neste módulo da trilha formativa, vamos explorar a importância do acompanhamento das aprendizagens das crianças por meio de observações e registros, visando a uma avaliação formativa que guie as decisões pedagógicas das ..