Online


O Centro de Formação oferece diferentes modelos de atividades online. Veja abaixo:

A formação inicial em práticas de linguagem: Alfabetização e produção textual e a formação em Práticas de linguagem na Educação Infantil: do planejamento às intervenções e reflexões sobre oralidade, leitura e escrita têm um modelo de formação online continuada de médio prazo que alterna encontros síncronos, como exposições teóricas, discussões em pequenos grupos e debates, como grupos de estudo e atividades assíncronas, no AVA.

Os cursos de 15 horas assíncronos, duram 3 semanas. Acontecem num ambiente de aprendizagem profissional no qual o formador propõe tarefas com problemas a resolver e o aluno poderá analisar, argumentar, elaborar hipóteses, trocar informações com outros profissionais, rever suas concepções, e tomar decisões, num diálogo permanente com a realidade pedagógica; processo no qual o trabalho em sala de aula é valorizado como fonte de conhecimento para a formação docente. Neste modelo, não há interação em tempo real nem videoaulas.

No modelo de 10 horas, podem ser:

  - Cinco horas de aulas síncronas - transmitidas ao vivo em duas aulas de 2h30, combinadas com 5 ou 10 horas no Ambiente Virtual de Aprendizagem. As transmissões permitem troca de experiências, esclarecimentos de dúvidas e interação em tempo real com o formador e demais participantes

  - Seis horas de aulas síncronas - divididas em 3 momentos de 2h transmitidas ao vivo combinadas com 4 horas de atividades assíncronas no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Temos as Conversas com especialistas em que convidados especiais conversam com nossos formadores sobre assuntos específicos, no formato de uma entrevista qualificada e com possibilidade de perguntas via chat pela audiência.

E, também, as Conversas pautadas - supervisão pedagógica remota. Destinada a educadores e gestores da Educação Básica, são supervisões pedagógicas, com espaço para compartilhamento de reflexões e um suporte mais personalizado, principalmente sobre as aflições e dúvidas trazidas pela pandemia sobre o ensino remoto. Os formadores de nossa equipe elaboram formulários para que os participantes descrevam uma situação, uma atividade, um problema, um projeto e/ou questões que está enfrentando no seu dia-a-dia. A formador/a analisa o material e elabora uma pauta de reunião contemplando aspectos teóricos e práticos presentes nas respostas ao formulário.Serão dois encontros de 1h30 de duração com intervalo de uma semana entre eles e as formadoras disponibilizarão sua apresentação e materiais de apoio.
Os grupos não excederão 15 pessoas.



Recursos digitais e suas potencialidades: como escolhê-los e avaliá-los?

Recursos digitais e suas potencialidades: como escolhê-los e avaliá-los?

João Pires
17 a 24/02/2022
10 horas

Para professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio.Eixo temático: Instrumentos digitais para o trabalho docente: AVA, MTP, atividades síncronas e assíncronas, documentação pedagógicaEsse curso..

R$160,00

Introdução ao Scratch para o ensino de programação

Introdução ao Scratch para o ensino de programação

Thiago da Silva Pinheiro
01 a 08/02/2022
10 horas

Para professores de Ensino Fundamental 1 e 2.Eixo temático: Pensamento computacional: programação e computação física.A ideia deste curso é criar uma base com as principais funcionalidades do Scratch e como ele pode..

R$160,00

Centro de Formação da Vila - 2021
Tema desenvolvido por EVERSOFT