Avaliação



Por que avaliamos? Que informações desejamos obter quando propomos uma prova, um seminário, um debate? Como analisar as informações coletadas? O que propor a partir dessa análise? Como compartilhar com os estudantes a responsabilidade pela avaliação e pela autorregulação das aprendizagens? 


Perguntas como essas são frequentes na rotina de profissionais que compreendem a avaliação como um meio para  ajudar o aluno a aprender e o professor a ensinar. 


Esta trilha foi pensada para promover reflexões acerca do papel do aluno e do professor no processo de avaliação e para orientar a construção de planos avaliativos coerentes e consistentes com as concepções de ensino e aprendizagem numa perspectiva construtivista. 


Para tanto, foram organizados 4 módulos de encontros online, ministrados por formadores com vasta experiência na gestão de processos avaliativos em todos os segmentos da escolaridade. Respaldados por sólidas bases teóricas,  os professores compartilharão experiências e promoverão análise  de exemplos, reflexão sobre práticas pedagógicas e construção de instrumentos, pautas de análise, planos de ação, entre muitos outros recursos que apoiam os educadores na complexa tarefa de promover a avaliação formativa e a construção da autorregulação e da autonomia por parte dos estudantes. 


Os módulos são articulados, mas são independentes: cada um deles tem começo, meio e fim. Os participantes podem  optar pelo percurso completo, para o qual oferecemos um desconto especial, ou por cursar apenas módulos que mais lhes interessem. 


A seguir, você vai encontrar informações sobre o percurso completo e sobre cada um dos módulos.


Formadores: Celina Martins, Francisco FerreiraHelena Mendonça e Sandra Durazzo.



Trilha formativa de Avaliação - Percurso completo

Trilha formativa de Avaliação - Percurso completo

Sandra Baumel Durazzo
10/03 a 03/09/2025
40 horas

Público-alvo: Professores, coordenadores, orientadores e gestores de todos os segmentos da Educação Básica. A trilha de Avaliação pretende discutir a finalidade dos processos avaliativos. Para além da certificação, ..

Módulo 1: Avaliação Formativa e Avaliação de Competências

Módulo 1: Avaliação Formativa e Avaliação de Competências

Francisco Manuel de Carvalho Costa Ferreira
10/03 a 31/03/2025
10 horas

Público-alvo: Professores, coordenadores, orientadores e gestores de todos os segmentos da Educação Básica. A avaliação formativa tem como objetivo, nas palavras de Perrenoud, ajudar o aluno a aprender e o professor..

R$600,00

Módulo 2: Os Instrumentos de Avaliação

Módulo 2: Os Instrumentos de Avaliação

Sandra Baumel Durazzo
14/04 a 12/05/2025
10 horas
19h00 às 21h00

Público-alvo: Professores, coordenadores, orientadores e gestores de todos os segmentos da Educação Básica.A busca de coerência entre o processo de ensino/aprendizagem e o processo avaliativo é fundamental na prátic..

R$600,00

Módulo 3: Autoavaliação, Feedback e Regulação das Aprendizagens

Módulo 3: Autoavaliação, Feedback e Regulação das Aprendizagens

Celina Martins
26/05 a16/06/2025
10 horas

Público-alvo: Professores, coordenadores, orientadores e gestores de todos os segmentos da Educação Básica.O envolvimento dos alunos no processo de avaliação sobre seus percursos e trajetórias tem importância crucia..

R$600,00

Módulo 4: Análise e tomada de decisões a partir de dados

Módulo 4: Análise e tomada de decisões a partir de dados

Helena Andrade Mendonça
03/08 a 03/09/2025
10 horas

Público-alvo: Professores, coordenadores, orientadores e gestores de todos os segmentos da Educação Básica.Este módulo será dedicado a prover um letramento de dados. As avaliações fornecem muitas informações, m..

R$600,00

Centro de Formação da Vila - 2024
Tema desenvolvido por EVERSOFT