Avaliação
Por que avaliamos? Que informações desejamos obter quando propomos uma prova, um seminário, um debate? Como analisar as informações coletadas? O que propor a partir dessa análise? Como compartilhar com os estudantes a responsabilidade pela avaliação e pela autorregulação das aprendizagens?
Perguntas como essas são frequentes na rotina de profissionais que compreendem a avaliação como um meio para ajudar o aluno a aprender e o professor a ensinar.
Esta trilha foi pensada para promover reflexões acerca do papel do aluno e do professor no processo de avaliação e para orientar a construção de planos avaliativos coerentes e consistentes com as concepções de ensino e aprendizagem numa perspectiva construtivista.
Para tanto, foram organizados 4 módulos de encontros online, ministrados por formadores com vasta experiência na gestão de processos avaliativos em todos os segmentos da escolaridade. Respaldados por sólidas bases teóricas, os professores compartilharão experiências e promoverão análise de exemplos, reflexão sobre práticas pedagógicas e construção de instrumentos, pautas de análise, planos de ação, entre muitos outros recursos que apoiam os educadores na complexa tarefa de promover a avaliação formativa e a construção da autorregulação e da autonomia por parte dos estudantes.
Os módulos são articulados, mas são independentes: cada um deles tem começo, meio e fim. Os participantes podem optar pelo percurso completo, para o qual oferecemos um desconto especial, ou por cursar apenas módulos que mais lhes interessem.
A seguir, você vai encontrar informações sobre o percurso completo e sobre cada um dos módulos.
Formadores: Celina Martins, Francisco Ferreira, Helena Mendonça e Sandra Durazzo.
Trilha formativa de Avaliação - Percurso completo
Público-alvo: Professores, coordenadores, orientadores e gestores de todos os segmentos da Educação Básica. A trilha de Avaliação pretende discutir a finalidade dos processos avaliativos. Para além da certificação, ..
Módulo 1: Avaliação Formativa e Avaliação de Competências
Público-alvo: Professores, coordenadores, orientadores e gestores de todos os segmentos da Educação Básica. A avaliação formativa tem como objetivo, nas palavras de Perrenoud, ajudar o aluno a aprender e o professor..
R$600,00
Módulo 2: Os Instrumentos de Avaliação
Público-alvo: Professores, coordenadores, orientadores e gestores de todos os segmentos da Educação Básica.A busca de coerência entre o processo de ensino/aprendizagem e o processo avaliativo é fundamental na prátic..
R$600,00
Módulo 3: Autoavaliação, Feedback e Regulação das Aprendizagens
Público-alvo: Professores, coordenadores, orientadores e gestores de todos os segmentos da Educação Básica.O envolvimento dos alunos no processo de avaliação sobre seus percursos e trajetórias tem importância crucia..
R$600,00
Módulo 4: Análise e tomada de decisões a partir de dados
Público-alvo: Professores, coordenadores, orientadores e gestores de todos os segmentos da Educação Básica.Este módulo será dedicado a prover um letramento de dados. As avaliações fornecem muitas informações, m..
R$600,00