Dias 22 e 23 de janeiro
Propostas para o trabalho em Matemática na Educação Infantil
Para professoras da Educação Infantil.Como fazer Matemática na Educação Infantil? Como planejar e acompanhar propostas didáticas significativas em torno deste conteúdo, respeitando o modo de aprender e ser da crian..
A complexidade dos textos: ler para aprender a escrever ou escrever para aprender a ler?
Para professores que atuam no Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano. De acordo com Ana María Kaufman e Maria Helena Rodriguez, é dever indubitável da escola que ao finalizar o processo escolar, todos os estudantes e t..
Por dentro da rotina da Educação Infantil: explorando o brincar e a arte
Para professoras da Educação Infantil.Sabendo que as crianças são inteiras em suas explorações no mundo, refletir sobre as propostas oferecidas na rotina e o uso dos espaços da escola torna-se fundamental. A partir de vi..
Aprendizagem Significativa e Pedagogia de Projetos: relações entre prática e teoria
Para educadores de todos os segmentos e equipe técnica.A proposta geral dessa formação é realizar uma experiência dialógica entre dois conceitos fundamentais da pedagogia contemporânea, a chamada aprendizagem significati..
Currículos e Infâncias. Implicações para a prática na escola.
Para lideranças pedagógicas e professores da educação infantil. Analisar a BNCC, e outros currículos de destaque para a Educação Infantil, para pensar os desdobramentos das ideias de Campos de experiência, direitos de ap..
Discussões nas aulas de Matemática - Reflexões sobre o processo de aprendizagem do sistema de numeração decimal
Para professores e orientadores das séries iniciais do Ensino Fundamental I.Como organizar as aulas em torno do conceito "fazer matemática", possibilitando às crianças envolverem-se com a área e se entenderem capazes de ..
Desenvolver competências orais em língua estrangeira
Para professores, coordenadores, responsáveis curriculares e gestores de escolas empenhados em formar seus estudantes como usuários proficientes de inglês como língua franca.td {border: 1px solid #cccccc;}br {mso-data-pl..