Cursos presenciais

Como já é tradição há muitos anos, a Escola da Vila abrirá suas portas, no final do mês de julho, para sediar a Programação de Inverno do Centro de Formação. 

Serão oferecidos sete cursos presenciais no primeiro período (dias 22 e 23 de julho), sete no segundo período (dias 24 e 25 de julho) e cinco cursos online (entre 29 de julho e 07 ou 14 de agosto, dependendo do curso). 

Possibilidades de formação dentro e fora da escola

Durante a programação presencial, o dia começa cedo, com um café da manhã bem servido, nos arredores da cantina da Vila das Infâncias. O momento do café é, também, oportunidade para encontros, conversas, ampliação de redes de contato e troca de experiências. Depois desse aquecimento, os participantes se dirigem às salas de aula, para uma jornada de seis horas de atividade, com pausa de 1h15min  para o almoço. 

Nos dois dias de curso, as atividades se encerram às 16h, antes de anoitecer, de modo que os participantes podem desfrutar de passeios e de programas culturais pela cidade. A equipe do Centro de Formação costuma coletar dicas diversas, que incluem exposições, peças de teatro, palestras, entre outros eventos que podem interessar à comunidade de formadores e de participantes. 

Cursos

As ofertas da Programação de Inverno atendem a demandas formativas nos mais diversos âmbitos da Educação Básica, incluindo desde novos olhares para áreas muito estáveis, que sempre fizeram parte das nossas programações, como alfabetização e didática, até temas contemporâneos, que respondem aos atuais desafios vividos pelos educadores, como a descolonização do currículo, por exemplo. 

Abaixo, você poderá conhecer as opções de cursos nas seguintes áreas: 

Gestão Escolar
Alfabetização
Didática e Gestão de Sala de Aula
Avaliação formativa
Currículo
Ciências da Natureza
Formação Moral e Convivência
Educação Antirracista
Educação Digital



Centro de Formação da Vila - 2024
Tema desenvolvido por EVERSOFT