A gestão do currículo como tarefa da equipe gestora
- Formador: Sonia Barreira
- Inscrições abertas!
- Agenda: 27/01 a 30/01/2025
- Carga Horária: 10 horas
- Horário: 19h às 21h00
- Encontros síncronos: via meet
- Valor com desconto: R$ 523,00 até 05/12/2024
- Valor com desconto: R$ 539,00 até 21/12/2024
- Valor: R$ 549,00 a partir de 22/12/2024
Público-alvo: Diretores, coordenadores e orientadores que atuam no Ensino Fundamental, professores formadores e outros educadores interessados no tema.
Formadoras: O curso será ministrado por Sônia Barreira e contará com a participação de Celina Martins e Clarissa Buzinaro
A diferença entre o currículo proposto e o currículo real, concretizado em sala de aula, é fato inquestionável em qualquer escola. No entanto, essa distância precisa ser gerida, e isso ocorre por meio da ação da equipe de coordenação e orientação, na relação com a equipe de professores.
Quando uma mudança é necessária? Como pode ser introduzida e avaliada? O que fazer quando a distância é grande e não foi planejada?
Neste curso, vamos debater essas e outras questões, ao longo das discussões sobre concepções de currículo, suas particularidades no Fundamental 1 e Fundamental 2, os elementos importantes da documentação e, principalmente, como as mudanças acontecem e como podem ser administradas.
- Conhecer diferentes concepções de currículo e sua relação com material didático.
- Tematizar as diferentes fontes de alimentação do currículo e suas portas de entrada.
- Conhecer processos de gestão da modificação do currículo.
- Analisar a relação da avaliação da prática com mudanças curriculares.
- Refletir sobre o papel do diretor, do coordenador e do orientador pedagógico na gestão do currículo.
- Identificar distintas maneiras de documentar o currículo.
Módulo 1 - Mas, afinal, do que estamos falando quando falamos de currículo?
- Diferentes concepções de currículo
- Material didático e currículo
- Currículo real, currículo proposto, currículo oculto
- O currículo e a Base Nacional Comum Curricular
Módulo 2 - Onde nascem os currículos?
- Novas demandas sociais e institucionais
- Avaliações Institucionais
- Legislação
- Análise de casos específicos de F1 e F2
Módulo 3 - Novas modalidades da prática pedagógica
- Um exemplo de Ensino Fundamental 1
- A reorganização das práticas existentes
Módulo 4 - Novos dispositivos didáticos - Um exemplo de Ensino Fundamental 2
- A implantação de mecanismos em função das novas demandas formativas
O curso é estruturado em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, isto é, uma plataforma em que as formadoras disponibilizam materiais, atividades da aula e gravações dos encontros.
Todos os encontros são online, síncronos, e organizados de modo a contemplar:
- apresentações dialogadas;
- atividades em subgrupos;
- análise de casos concretos e reais.
Data de início: 27 de janeiro de 2025
Carga horária total: 10 horas
27 de janeiro das 19h às 21h | Aula 1 - síncrona |
28 de janeiro das 19h às 21h | Aula 2 - síncrona |
29 de janeiro das 19h às 21h | Aula 3 - síncrona |
30 de janeiro das 19h às 21h | Aula 4 - síncrona |
27/01 a 30/01 | O aluno precisará dedicar duas horas para a realização das propostas assíncronas |
No último encontro, depois de realizar uma breve avaliação do curso, o participante receberá um certificado de aprovação, com a indicação da carga horária.
O preenchimento da avaliação final e a participação em 75% do total de horas (síncronas + assíncronas) são condições indispensáveis para a certificação.
O arquivo com a gravação do encontro é disponibilizado no dia seguinte a cada aula, mas ressaltamos que assistir às gravações não implica recebimento de presença.
VALOR:
até | até | a partir de | |
Online - 10h | R$ | R$ | R$ |
Forma de pagamento:
- Cartão de crédito: em até 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
- Boleto bancário: somente 1 parcela. O boleto será enviado por e-mail (utilizamos o sistema TOTVS). Envio em até 48 horas após a compra.
*Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.
- Pix: para efetuar o pagamentos, utilize a chave pix 26.643.740/0001-30 e envie o comprovante para centrodeformacao@cfvila.com.br
A inscrição será confirmada após o recebimento do comprovante.
DESCONTO
Atenção! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição – utilize o código do cupom no momento do pagamento.
1 - Rede pública e ONGs*: 15% - código do cupom REDPUBL-5FJ-LS3-15
*Envie cópia do comprovante mensal de rendimentos/holerite para centrodeformacao@cfvila.com.br
2 - Desconto especial para grupos:
Descontos | |
Grupos de 5 a 9 pessoas | 5% |
Grupos de 10 a 15 pessoas | 10% |
Grupos com 16 ou mais pessoas | 15% |
3 - Estudante*: 10% - código do cupom ESTU10-W6L-F1J
*Válido apenas para estudantes de graduação.
Envie cópia da carteira de faculdade/escola, boleto bancário ou a declaração de escolaridade emitida pela unidade de ensino para: centrodeformacao@cfvila.com.brPara outras possibilidades, entrar em contato com o Centro de Formação (11) 3751-9677 / (11) 94283-2212 ou centrodeformacao@cfvila.com.br
O CENTRO DE FORMAÇÃO oferece a inscrição online, uma forma prática e rápida de você participar de nossa formação. Toda a operação de pagamento é feita com a máxima segurança, diretamente no site.
1 - Consulte os descontos, verifique as regras e aplique o cupom antes de finalizar a compra.
ATENÇÃO! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição - utilize o cupom no momento do pagamento.
2 - Para compra institucional boleto, faça login (ou cadastro) com dados da instituição. Após a confirmação do pagamento, enviaremos cupom para que a instituição entregue aos educadores que participarão do curso. Escolha quantos cursos quiser e faça uma única compra com CNPJ.
3- Confirmação de matrícula:
- Cartão de crédito: imediata.
- Boleto bancário: após pagamento.
- PIX: após pagamento.
4 - Lista de espera: como as vagas são limitadas, as inscrições acima da capacidade máxima serão direcionadas para a lista de espera. Inscrições direcionadas para a lista de espera não garantem a participação no curso esperado e serão confirmadas por telefonema da equipe do Centro de Formação, de acordo com novas vagas.
5 - Material de apoio: todo o material para sua formação será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Não disponibilizamos material impresso. Leve sempre o seu EQUIPAMENTO para acesso aos recursos postados na web (notebook, netbook ou tablet). Mesmo utilizando equipamento digital, é conveniente ter em mãos um caderno ou bloco de notas para realizar anotações “de próprio punho”.
6 - Formas de pagamento*:
- Cartão de crédito: 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
- Boleto bancário: será enviado por e-mail - trabalhamos com sistema TOTVS. Envio em até 48 horas após a realização da compra
*Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária. - Para fazer pagamentos via PIX utilize a chave 26.643.740/0001-30 e envie o comprovante para centrodeformacao@cfvila.com.br. A inscrição será confirmada após o recebimento do comprovante.
7 - Emissão de nota fiscal: emitimos Nota Fiscal Paulistana, pelo site da Prefeitura de São Paulo, em nome do favorecido indicado no ato da inscrição. Caso o favorecido já tenha cadastro no site da Prefeitura de São Paulo, receberá o documento diretamente no e-mail cadastrado no site da Prefeitura. Caso não possua cadastro, basta fazer um passo a passo bem simples:
- Acesse o site da Prefeitura.
- Preencha seus dados no formulário.
- Clique no link do e-mail de confirmação.
8 - Certificação: emitimos certificado digital para alunos com frequência mínima de 75% da carga horária total.
Para mais informações, entre em contato com nossa equipe de atendimento pelo (11) 3751-9677 / WhatsApp (11) 94283-2212 ou centrodeformacao@cfvila.com.br.