Fábio Da Silva Conceição e Eduardo Russell

Fábio Da Silva Conceição
Professor de História do Fund. II da Escola Parque. Mestrando do Programa de Pós Graduação em Relações Étnico Raciais do CEFET /RJ. Especialista em Educação Antirracista pelo GEPEAR/UFRJ. Coordenador do Comitê Antirracista da Escola Parque.
Salgueirense. Botafoguense. Candomblecista.
Eduardo Silva Russell
É doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na PUC-RJ, investigando as práticas insurgentes/decoloniais no ensino de Literaturas na Educação Básica brasileira. Realizou estágio doutoral na Universidade do Porto e no Instituto Paulo Freire Portugal (2022), realizando conexões entre as obras freireanas e o movimento decolonial latino-americano.Integra os Grupos PROFEX e GEFOCC, na PUC - Rio, pesquisando Formação de Professores e Currículo. É mestre em Estudos de Literaturas, com ênfase em Literaturas Portuguesa e Africanas de Língua Portuguesa, pela UFF (2017). É graduado em Letras - Português/Literaturas pela UFRJ (2014). É professor da Escola Parque - Gávea há 9 anos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Decolonialidade, Poesia, Modernidade, Pós-Modernidade, Lusofonia e Ensino de Língua e Literaturas.
Amefricanizar o currículo: histórias de resistência a partir de territórios e festas populares
O curso capacita educadores a incorporar práticas pedagógicas decoloniais, explorando amefricanidade, festas populares e territórios urbanos que revelam histórias afrodescendentes, indígenas e latino-americanas. Com base..
Caminhos da Resistência e Liberdade - Práticas pedagógicas para amefricanizar o ensino
Para coordenadores, orientadores, professores e demais profissionais de educação interessados em ampliar e/ou aprofundar seu repertório de práticas pedagógicas antirracistas.Práticas pedagógicas verdadeiramente compromet..