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Painel de boas práticas: por que ouvir o relato de um colega?

Quando o professor desenvolve uma atividade em sala de aula que tem resultados positivos, ele tem aquela sensação boa de ter acertado no tom, no material, no desafio proposto. Mas, quando um projeto ou sequência de trabalho engaja os alunos, promove aprendizagem e funciona bem para grande parte da sala de aula, a satisfação é tão grande que dá aquela vontade de contar para todo mundo!

O Painel de Boas Práticas reúne experiências pedagógicas que têm, acima de tudo, a avaliação positiva dos profissionais que a realizaram e por isso, eles decidiram apresentar este relato, justificando suas decisões metodológicas e buscando validar suas iniciativas com seus pares, educadores como eles!

A organização do relato demanda que o professor recupere todos os aspectos da prática pedagógica que foram relevantes para seu sucesso, neste sentido, vale a pena destacar as condições didáticas nas quais foram realizadas, isso permite que todos os colegas ouvintes possam se apropriar dos fundamentos daquela experiência e, eventualmente, possam usar estas referências para suas próprias propostas.

Para aqueles que se sentem mobilizados a vir ouvir o relato do colega, há a expectativa de ampliação de repertório pedagógico, a curiosidade pela prática de outra escola e às vezes apenas a atração pelo tema. Seja como for, a participação em situações como estas, similares a simpósios ou congressos, tem um efeito forte em nossa reflexão profissional. Somos levados a comparar, analisar e por vezes até a questionar, a nossa prática pedagógica, à luz da prática do colega. Esse processo de reflexão é sempre motor de desenvolvimento profissional, especialmente se levamos nossa reflexão para nosso grupo de trabalho, nossa equipe.

A articulação destes processos resulta na constituição de uma comunidade profissional de aprendizagem. Comunidade esta que valida, questiona, colabora, complementa e diversifica as práticas de seus membros. Esse coletivo pode ter a dimensão institucional, dentro de cada equipe escolar, pode ter a dimensão de um grupo, como é a Bahema Educação, ou ser ainda mais ampliado, como é a comunidade de aprendizagem do Centro de Formação. Esta última é ricamente composta por escolas do nosso grupo, escolas parceiras de longa data, escolas públicas com as quais mantemos contato, e outras que sentem-se atraídas pela ideia.

Escrito por Sonia Barreira – Diretora Pedagógica Bahema Educação

 

Esperamos todos vocês em nosso Painel de Boas Práticas de 2022

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