Caminhos da Resistência e Liberdade - Práticas pedagógicas para amefricanizar o ensino
- Projetos Especiais
- Formador: Fábio Da Silva Conceição e Eduardo Russell
- Em lista de espera!
- Agenda: 22/05 a 12/06/2024
- Carga Horária: 12 horas
- Encontros síncronos: 19h às 21h00
- Data imersão: 08/06/2024
- Valor: até 10x de R$ 47,10 sem juros no cartão de crédito
Para coordenadores, orientadores, professores e demais profissionais de educação interessados em ampliar e/ou aprofundar seu repertório de práticas pedagógicas antirracistas.
Práticas pedagógicas verdadeiramente comprometidas com a formação crítica e integral de estudantes precisam estar articuladas com a produção de saberes outros, para além dos clássicos do eurocentrismo e distantes de nossa realidade. Valorizar os saberes construídos por povos originários latino americanos e africanos e seus descendentes, assim como os movimentos sociais protagonizados por esses atores, é imperativo nos dias de hoje. Nesse sentido, "Práticas Pedagógicas Decoloniais para 'Amefricanizar' o Ensino" propõe uma abordagem inovadora, que visa descolonizar o ensino, reconhecendo e valorizando a diversidade étnico-racial.
Por meio de uma formação que articula aulas online a uma imersão por espaços que contam a história das contribuições dos povos africanos e afro-brasileiros para a construção do país, destacaremos estratégias práticas que transcendem a abordagem eurocêntrica, enfatizando a importância da inclusão de perspectivas africanas e afro-brasileiras no currículo.
Ao explorar a relevância da prática decolonial na educação, os encontros buscam capacitar os professores a implementar práticas mais inclusivas e críticas, promovendo uma educação que celebra a pluralidade cultural e contribui para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
Formadores: Fábio Conceição e Eduardo Russell
O preço do curso inclui:
Aulas online
Imersão - visitas guiadas pelos formadores, ingressos para os museus e almoço
O preço do curso não inclui:
Traslado até o Rio de Janeiro
Traslado até o ponto de encontro para o início da imersão
Esta formação propõe apresentar e discutir alguns conceitos e práticas que possam colaborar para que educadores em geral consigam fazer valer no seu cotidiano escolar as leis 10.639/03 e 11.645/08.
Espera-se que, ao final do percurso, os educadores sejam capazes de:
- Reconhecer a importância da prática decolonial na educação e sua relevância para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
- Valorizar a diversidade étnico-racial e compreender a necessidade de inclusão de perspectivas africanas e afro-brasileiras no currículo escolar.
- Desenvolver habilidades para identificar e desconstruir narrativas eurocêntricas presentes em materiais didáticos e práticas educacionais.
- Explorar exemplos concretos de práticas pedagógicas decoloniais e refletir sobre seu impacto na promoção da pluralidade cultural e na formação de alunos conscientes e críticos.
- Compartilhar estratégias para superar desafios e implementar uma abordagem decolonial eficaz em sala de aula, promovendo uma educação mais inclusiva e transformadora.
- Reconhecer a produção de saberes produzidos pelas populações historicamente invisibilizadas;
- Valorizar as contribuições dos africanos e seus descendentes na formação do pensamento social brasileiro;
- Fazer escolhas pedagógicas que contemplem os saberes construídos por povos originários latino-americanos e africanos e seus descendentes.
Aula 1 - 22/05/2024
Horário: 19h às 21h
- Por que uma Educação para as Relações Étnico-Raciais
- Práticas Pedagógicas Decoloniais para 'Amefricanizar' o Ensino
Horário: 19h às 21h
- Breve exposição da Lei 10639/03 e possibilidades de aplicação.
- Exposição dos participantes.
- Exposição dialogada
- Tematização da prática
- Aprendizagem entre pares
- Exploração de diferentes produções e experiências pedagógicas de perspectiva antirracista
- Painéis de práticas antirracista
- Visitação a espaços de referência em educação antirracista
- Introdução aos conceitos de decolonialidade e sua relevância na educação.
- Discussão sobre a importância da inclusão de perspectivas africanas e afro-brasileiras no currículo.
- Atividades práticas, como análise de textos e materiais didáticos, para identificar e desconstruir narrativas eurocêntricas.
- Exploração de exemplos concretos de práticas pedagógicas decoloniais em sala de aula.
- Reflexão sobre os desafios e oportunidades enfrentados pelos educadores ao implementar uma abordagem decolonial.
- Discussão em grupo sobre estratégias para superar obstáculos e promover uma educação mais inclusiva e crítica.
Aula 1
22/05 - Quarta-feira
19h00 às 21h00 | Aula online com os formadores Fábio Conceição e Eduardo Russell. |
Imersão
08/06 - Sábado
9h00 | Encontro na portaria principal do MAR - Museu de Arte do Rio, na Praça Mauá |
09h15 - 12h30 | Caminhada musical pelo Circuito da Herança Africana (Pequena África) |
13h15 - 14h00 | Almoço |
14h30 | MAR - Museu de Arte do Rio |
Aula 2
12/06 - Quarta - feira
19h00 às 21h00 | Aula online com os formadores Fábio Conceição e Eduardo Russell. |
Em um curso online, sem a presença física dos inscritos, é fundamental a verificação das interações e contribuições de cada participante, tanto nos momentos síncronos quanto nas atividades do AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, seja em forma de texto ou outros formatos.
Para receber esta certificação é necessário participar de pelo menos 75% atividades oferecidas.
Ao final, depois de realizar uma breve avaliação sobre o curso, o participante terá a liberação de um certificado de aprovação com a indicação da carga horária. Aqueles que não participarem da quantidade mínima de atividades (75% no mínimo) não receberão o certificado.
Importante: a participação nos encontros síncronos é condição indispensável para atribuição de presença. O acesso às gravações dos encontros só será disponibilizado após o término do curso e não implicará em recebimento de presença.
VALOR: R$ 471,00
Forma de pagamento:
- Cartão de crédito: em até 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
- Boleto bancário: somente 1 parcela. O boleto será enviado por e-mail (utilizamos o sistema TOTVS). Envio em até 48 horas após a compra.
*Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.
- Para fazer pagamentos via PIX utilize a chave 26.643.740/0001-30 e envie o comprovante para centrodeformacao@cfvila.com.br. A inscrição será confirmada após o recebimento do comprovante.
DESCONTO
Atenção! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição – utilize o código do cupom no momento do pagamento.
1 - Rede pública e ONGs*: 15% - código do cupom REDPUBL-5FJ-LS3-15
*Envie cópia do comprovante mensal de rendimentos/holerite, cópia da carteira de escola, para centrodeformacao@cfvila.com.br
2- Desconto especial para grupos:
Desconto | |
Grupos de 5 a 9 pessoas | 5% |
Grupos de 10 a 15 pessoas | 10% |
Grupos com 16 ou mais pessoas | 15% |
3 - Estudante*: 10% - código do cupom ESTU10-W6L-F1J
*Válido apenas para estudantes de graduação. Envie cópia da carteira de faculdade/escola, boleto bancário ou a declaração de escolaridade emitida pela unidade de ensino para: centrodeformacao@cfvila.com.br
Para outras possibilidades entrar em contato com o Centro de Formação (11) 3751-9677 / (11) 94283-2212 ou centrodeformacao@cfvila.com.br
4 - Bahema*: Os profissionais das escolas da Bahema Educação podem se beneficiar de descontos variados nas ações formativas ofertadas pelo Centro de Formação da Vila. Informe-se para saber o percentual de desconto dos cursos de seu interesse, pois eles variam de acordo com as características de cada proposta.