Cursos presenciais
Como já é tradição há muitos anos, a Escola da Vila abrirá suas portas, no final do mês de julho, para sediar a Programação de Inverno do Centro de Formação.
Serão oferecidos sete cursos presenciais no primeiro período (dias 22 e 23 de julho), sete no segundo período (dias 24 e 25 de julho) e cinco cursos online (entre 29 de julho e 07 ou 14 de agosto, dependendo do curso).
Possibilidades de formação dentro e fora da escola
Durante a programação presencial, o dia começa cedo, com um café da manhã bem servido, nos arredores da cantina da Vila das Infâncias. O momento do café é, também, oportunidade para encontros, conversas, ampliação de redes de contato e troca de experiências. Depois desse aquecimento, os participantes se dirigem às salas de aula, para uma jornada de seis horas de atividade, com pausa de 1h15min para o almoço.
Nos dois dias de curso, as atividades se encerram às 16h, antes de anoitecer, de modo que os participantes podem desfrutar de passeios e de programas culturais pela cidade. A equipe do Centro de Formação costuma coletar dicas diversas, que incluem exposições, peças de teatro, palestras, entre outros eventos que podem interessar à comunidade de formadores e de participantes.
Cursos
As ofertas da Programação de Inverno atendem a demandas formativas nos mais diversos âmbitos da Educação Básica, incluindo desde novos olhares para áreas muito estáveis, que sempre fizeram parte das nossas programações, como alfabetização e didática, até temas contemporâneos, que respondem aos atuais desafios vividos pelos educadores, como a descolonização do currículo, por exemplo.
Clique aqui para acessar o post em que a Programação de Inverno é apresentada no blog do Centro de Formação.
Abaixo, você poderá conhecer as opções de cursos nas seguintes áreas:
Gestão Escolar
Alfabetização
Didática e Gestão de Sala de Aula
Avaliação formativa
Currículo
Ciências da Natureza
Formação Moral e Convivência
Educação Antirracista
Educação Digital
Além dos cursos, do café da manhã caprichado, de muitos encontros e de boas conversas, a programação de inverno oferece também eventos especialmente pensados para educadores.
Dia 22.07, às 16h30, a educadora Zélia Cavalcanti estará na Vila das Infâncias para o lançamento de Fabulações, livro que traz uma narrativa permeada por canções compostas por Péricles Cavalcanti.
Zélia vai comentar seu processo criativo, discutir o potencial da narrativa para a formação dos leitores e apresentar algumas das canções que fazem parte da caminhada do protagonista.
Dia 24.07, às 16h30, a escritora Cibele Lopresti Costa lançará Para onde me levam os meus pés?, livro que, de forma poética, leva o leitor a conhecer — e se reconhecer — nas aventuras dos pés especiais de uma garota corajosa, exploradora de si e do mundo.
Cibele vai discutir o potencial estético e ético do livro para a formação dos leitores.
Depois das conversas, haverá sessão de autógrafos para aqueles que desejarem. Exemplares estarão à venda no local.
-
Dias 22 e 23 de julho
Como criar ambientes alfabetizadores potentes
Caroline Ferraz e Elis Coelho22 a 23/07/202412 horasSão PauloEducação antirracista nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Clarissa Brito22 a 23/07/202412 horasSão PauloCurrículo e avaliação formativa nas Ciências da Natureza
Daniel Mauro Justi22 a 23/07/202412 horasSão PauloEu, você, nós! Assembleias, comissões, tutorias: práticas colaborativas e participativas na sala de aula.
Adriana Miritello Terahata22 a 23/07/202412 horasSão PauloDiscurso argumentativo no Ensino Fundamental II: leitura, escrita e oralidade
Luiza Moraes e Stella Garib22 a 23/07/202412 horasSão PauloRecursos para os desafios da gestão escolar: reuniões produtivas, decisões em equipe e encaminhamento de conflitos e conversas difíceis
Adriana Cury Sonnewend22 a 23/07/202412 horasSão PauloConfigurando espaços e recursos para potencializar a criação, imaginação, investigação e brincadeiras
Cinthia Medeiros e Natália da Cruz22 a 23/07/202412 horasSão Paulo -
Dias 24 e 25 de julho
Os jogos favorecem as aprendizagens matemáticas. Sempre? Como?
Lilian Ceile24 a 25/07/202412 horasSão PauloSTEAM e Maker: reflexões e propostas para engajar estudantes ativos
Michael Hafran Filardi24 a 25/07/202412 horasSão PauloInstantes Sonoros e Literários: a música e a literatura ampliando as possibilidades da apreciação estética
Gisele Pires Milani e Carolina Mennocchi24 a 25/07/202412 horasSão PauloAprender a escrever escrevendo. Propostas didáticas para a formação de escritores competentes
Andréa Dias Tambelli24 a 25/07/202412 horasSão PauloCaminhos na leitura de livros ilustrados - da estética literária à perspectiva antirracista
Elis Coelho e Paula Lisboa24 a 25/07/202412 horasSão PauloOs nomes próprios e as palavras de referência no processo de alfabetização
Daniela Munerato24 a 25/07/202412 horasSão PauloLeitura literária nas aulas de inglês: língua e cultura na construção de um currículo decolonial
Maria Clara Oliveira, Mariana David e Verônica Bochio24 a 25/07/202412 horasSão Paulo