Melina Furman
Bióloga da Universidade de Buenos Aires e dra. em Educação pela Universidade de Columbia, EUA. Leciona na Escola de Educação da Universidade de San Andrés e é pesquisadora do CONICET (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas), Argentina. Investiga o ensino do pensamento científico, da Educação Infantil à universidade, e sobre a formação de professores na área de ciências. Atualmente, coordena a área de Ciências Naturais do Instituto Nacional de Formação de Professores (INFD) do Ministério da Educação da Argentina. Coordenou as equipes de Ciência de dois programas de melhoria para as escolas em contextos vulneráveis: "Escolas do Bicentenário" e "Ciência e Tecnologia com Criatividade". Foi consultora na elaboração e avaliação de programas para o Banco Mundial, BID, UNESCO, UNICEF e para organizações e para escolas na América Latina, bem como para os Ministérios da Educação da Colômbia e Panamá. Nos últimos anos, tem explorado novos formatos educacionais. Escreveu e dirigiu o programa "A casa da ciência" no canal de TV Paka Paka. É co-fundadora da Expedição Ciência, organização de cientistas apaixonados por melhorar a educação que promovem acampamentos de ciências. Coordenou o curso “Inovadores Educativos” da Fundação CIPPEC (Centro de Implementación de Políticas Públicas para la Equidad y el Crecimiento), é fundadora do programa sobre inovação e criatividade “Mundo das Ideias” e membro da equipe organizadora da TEDx Río de la Plata. Autora de vários livros e numerosos artigos acadêmicos sobre o ensino da ciência, incluindo "A aventura de ensinar ciência natural" (Aique) e "Ciência na sala de aula" (século XXI). Dirige a coleção: “Educação que Aprende”, da Ed. Siglo XXI. Seu livro mais recente é chamado de "Guia para criar filhos curiosos" (Ed. Siglo XXI).