Jornadas Pedagógicas

4 jornadas
Oficinas com formadoras Escola da Vila: Andrea Polo, Celina Martins e Laís Oliveira
Coordenação ZDP:  Miruna Kayano


Jornada 1 - A BNCC e suas implicações para as escolas. Reorganização ou mudança?
Sábado dia 28 de  março de 2020 -para professores, coordenadores, orientadores e formadores.
Palestrante: José Francisco Soares  - Professor Emérito da UFMG e CNE

Todos os sistemas de educação básica estão sendo repensados para atender melhor aos estudantes que viverão em um mundo de configuração muito diferente da atual. No Brasil esta discussão foi trazida para o centro do debate educacional pelas discussões e construção da Base Nacional Comum Curricular.
Esta apresentação, introduz o modelo conceitual do acordo internacional denominado Educação 2030, uma síntese de muitas propostas para a educação no século 21 e que é o texto condutor das reflexões relacionadas ao ODS 4 - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Em seguida, mostra como a BNCC dialoga com este modelo e as decisões que precisam ser tomadas sobre sua implementação.  Discute ainda as ambiguidades em relação ao novo Ensino Médio, as mudanças necessárias no Enem e na preparação de materiais didáticos para que a BNCC seja, de fato, um veículo que torne a educação escolar brasileira mais relevante para os estudantes.  


Agenda:  
Sábado 28 de março
08:00 às 10:00 - palestra
10:30 às 13:00 - oficinas por segmento

Atenção: na jornada 1 o encontro termina 13 horas.


Jornada 2 - Como romper a monocromia das escolas? É possível ir aos poucos?
Sexta dia 29 de maio de 2020 - para coordenadores, orientadores e formadores.
Sábado dia 30 de  maio de 2020 - para professores, coordenadores, orientadores e formadores.
Palestrante: Flavia Terigi

Bacharel em educação, mestre em ciências sociais e doutora em psicologia. Reitora do Instituto de Desenvolvimento Humano da Universidade Nacional de General Sarmiento, onde é pesquisadora responsável pelo projeto de pesquisa "Transições educacionais primárias / secundárias e secundárias / superiores: trajetórias escolares e avaliação da aprendizagem". Foi de 2014 a 2018 orientadora da High School que a Universidade abriu em 2015. Professora efetiva da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires, onde dirige um projeto de pesquisa sobre a aprendizagem de conteúdos numéricos em multisseriadas rurais.


Jornada 3 - A incorporação da educação baseada em evidências no implementação de processos de mudança no centro educacional
Sexta dia 21 de agosto de 2020 -  para coordenadores, orientadores e formadores.
Sábado dia 22 de agosto de 2020 - para professores, coordenadores, orientadores e formadores.
Palestrante: Francesc Gomilla

No momento de realizar processos de mudança nas escolas, surge o problema de como fundamentar solidamente nossas escolhas organizacionais, metodológicas e curriculares. Uma maneira possível é adotar as abordagens do educação baseada em evidências, que propõe incorporar os resultados da melhor pesquisa educacional em nossos processos de tomada de decisão. Para fazer isso, além de desenvolver uma visão clara de nossos propósitos educacionais, devemos criar condições organizacionais adequadas e formação profissional de professores em nossas escolas.

A oficina tratará da educação baseada em evidências e proporá uma abordagem sobre o que são e como podemos promover as condições para o seu desenvolvimento na escola.


Jornada 4 - A personalização da aprendizagem escolar
Sexta dia 25 de setembro de 2020 -  para coordenadores, orientadores e formadores.
Sábado dia 26 de setembro de 2020 - para professores, coordenadores, orientadores e formadores.
Palestrante: Cesar Coll

A nova ecologia da aprendizagem e seu impacto na educação e na aprendizagem escolar:

  • Aprendizagem no palco da Sociedade da Informação
  • Tensões e incompatibilidades na educação escolar causadas por este novo cenário
  • Desvanecimento e perda progressiva do senso de aprendizagem escolar

O desafio da personalização da aprendizagem escolar: 

  • Pedagogias focadas no aluno e na personalização da aprendizagem
  • Da atenção à diversidade à personalização da aprendizagem: Individualização versus diferenciação versus personalização

Aprendendo com significado e valor pessoal para o aluno e aprendendo estratégias de personalização:

  • Aprendizagem significativa e construção de identidade
  • Algumas características de situações e atividades que promovem aprendizagem significativa
  • Estratégias de personalização em salas de aula e centros educacionais

Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e personalização da aprendizagem escolar
Dificuldades, riscos e perigos da personalização da aprendizagem escolar

Exemplos de boas prátivas para personalização de aprendizagem escolcar na Educação básica (Educação Inantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio).


IMPORTANTE: a formação das jornadas de maio, agosto e setembro, será em espanhol e não terá tradução simultânea. 






José Francisco Soares 

Doutor em Estatística pela University of Wisconsin - Madison e pós-doutor em Educação pela University of Michigan – Ann Arbor.  É professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais.  Foi o primeiro presidente eleito da ABAVE- Associação Brasileira de Avaliação que em 2011 o escolheu para a homenagem especial. Em 2012 recebeu o prêmio Bunge pelas suas contribuições na área de avaliação educacional. Foi presidente do INEP de fevereiro de 2014 a fevereiro de 2016 e atualmente é membro do Conselho Nacional de Educação, onde foi um dos relatores da Base Nacional Comum Curricular. Participou do Conselho Técnico do INEE – Instituto Nacional de Evaluacion Educativa do México e foi consultor do BID e da OECD para questões de avaliação educacional. Sua atuação acadêmica está concentrada no estudo de medidas de resultados educacionais, cálculo e explicação do efeito das escolas de ensino básico e indicadores de desigualdades educacionais.


Flávia Terigi

Bacharel em educação, mestre em ciências sociais e doutora em psicologia. Reitora do Instituto de Desenvolvimento Humano da Universidade Nacional de General Sarmiento, onde é pesquisadora responsável pelo projeto de pesquisa "Transições educacionais primárias / secundárias e secundárias / superiores: trajetórias escolares e avaliação da aprendizagem". Foi de 2014 a 2018 orientadora da High School que a Universidade abriu em 2015. Professora efetiva da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires, onde dirige um projeto de pesquisa sobre a aprendizagem de conteúdos numéricos em multisseriadas rurais.




Francesc Gomilla

Graduado em Física, com pós-graduação em Competências Educacionais: Ensino, Programação e Avaliação e na prática e ensino de competências disciplinares e transversais.

Professor de ensino médio desde 1991, na escola Garbí Pere Vergés, em Badalona, ​​exerceu funções como professor de física, matemática e pesquisa, além de exercer, em várias etapas, a Responsabilidades do tutor, chefe de estudos, vice-diretor, diretor, responsável pelo projeto iGarbí e coordenador pedagógico. Fora da escola, ele participou como instrutor do SOSE do Departamento de Educação e do "Especialista em pós-graduação em liderança educacional em centros em processo de mudança e inovação" da Universidade de Comillas.





César Coll

Doutor em Psicologia. Professor de Psicologia Evolutiva e Educação Universidade de Barcelona Ele promoveu e dirigiu trabalhos e pesquisas sobre Implicações pedagógicas da psicologia genética e epistemologia, orientação intervenção psicopedagógica, desenho e desenvolvimento do currículo escolar e dos Análise das práticas educacionais escolares. Seus interesses atuais se concentram na identificação e análise de experiências de aprendizagem em diferentes contextos de atividade, o papel das TIC na configuração de trajetórias individuais de aprendizagem, personalização da aprendizagem escolar e construção da identidade de aprendiz.






Local das jornadas pedagógicas: Escola da Vila unidade  Morumbi - R. Alfredo Mendes da Silva, 55 - Jd Jussara,  São Paulo - SP

Horário - jornadas 2, 3 e 4
Sexta-feira - 14:30 às 17:45 - coordenadores, orientadores e diretores 
Sábado - 08:00 às 16:00 - professores, coordenadores, orientadores e diretores


Organização das oficinas

Oficina 1 - EI até 2º ano                                                           Oficina 2 - 3º a 7º ano                                                      Oficina 3 - 8ª a 3º EM


Centro de Formação da Vila - 2024
Tema desenvolvido por EVERSOFT