Educação Digital: das premissas às práticas
- Trilhas Formativas
- Formador: Helena Andrade Mendonça
- Em lista de espera!
- Agenda: 19/03 a 03/09/2024
- Carga Horária: 40 horas
- Horário: 19h às 21h00
- Encontros síncronos: via meet
- Valor: até 10x de R$ 124,00 sem juros no cartão de crédito
A trilha de Educação Digital oferece formação voltada para temas relacionados com o universo digital que precisam permear a educação básica. Precisamos estar preparados para lidar com questões urgentes, como o avanço recente de tecnologias emergentes, a inteligência artificial, a exposição de crianças e jovens nas redes sociais, o vício em uso das telas e a segurança e a cidadania digitais. Vamos explorar esses temas por meio de publicações mais recentes da área e a partir de referências curriculares brasileiras e estrangeiras, com o objetivo de provocar o diálogo e a reflexão. Em cada módulo, contaremos com a participação de professores dos diferentes segmentos da escolaridade que irão compartilhar práticas a serem analisadas e comentadas.
Coordenação: Helena Andrade Mendonça
Formadores: Helena Andrade Mendonça, Adriana Sobreira Torres, João Pires, Lanqui Ribeiro, Tiago Carturani
Formar o professor, orientador e coordenador pedagógico para a ampliação do trabalho com o digital na escola, passando pelo planejamento de atividades, considerando os documentos curriculares oficiais e as normativas em vigor atualmente, conhecendo práticas de educação digital em escolas de educação básica, experimentando recursos e refletindo sobre seu uso, além de planejar ações na própria escola a partir da experiência e trocas com colegas.
Os quatro módulos formativos têm 10 horas de duração cada, distribuídos em 8 horas síncronas e 2 horas assíncronas de atividades a serem desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Centro de Formação da Vila.
Módulo I - Educação Digital: das premissas às práticas (10h) - Neste módulo vamos conhecer os principais documentos brasileiros e estrangeiros que guiam o trabalho com a educação digital no Brasil. Vamos explorar ações diversas voltadas à organização curricular, relativa à educação digital na educação básica, a partir de relatos de experiência.
Módulo II - Pensamento Computacional e Cidadania Digital I: compreender as competências e ampliar repertório de práticas (10h) - Neste módulo o objetivo é conhecer o trabalho com a educação digital em dois eixos propostos pelos documentos curriculares: pensamento computacional e cidadania digital (ética e segurança digital). A partir das competências propostas pela BNCC, conhecer práticas diversas com possibilidades de atuação na área, além de recursos usados por professores com estudantes do fundamental e médio.
Módulo III - Experiências educacionais de Publicação & Comunicação e Cidadania: a convivência digital em pauta (10h) - Neste módulo o objetivo é conhecer o trabalho com a educação digital em dois eixos propostos pelos documentos curriculares: publicação e comunicação e cidadania digital (convivência digital nas telas). A partir das competências propostas pela BNCC, conhecer práticas diversas com possibilidades de atuação na área, além de recursos usados por professores com estudantes do fundamental e médio.
Módulo IV - O universo digital e o acompanhamento das aprendizagens: estratégias e recursos de apoio ao trabalho docente (10h) - Neste módulo vamos explorar o uso de tecnologias digitais voltadas para o aprimoramento do trabalho docente, através de diferentes formas de acompanhamento das aprendizagens dos estudantes.
Apresentação sobre diferentes temas, atividades de estudo individual e em grupos; produção a partir dos documentos e materiais disponíveis e contato com relatos de experiência de práticas considerando os eixos propostos.
Período: de 19 de março a 03 de setembro de 2024
Carga horária total: 40 horas
Horário dos encontros: 19h00 às 21h00 (via Meet)
Data | Nome do encontro |
19/03 | Exposição inicial com objetivos da trilha e deste módulo Exposição sobre as premissas do trabalho com o digital na escola Atividade de reflexão e registro |
26/03 | Atividade de reflexão e compartilhamento em grupo |
02/04 | Relato de prática Atividade em pequenos grupos e compartilhamento |
09/04 | Estudo em grupo e compartilhamento |
Data | Nome do encontro |
23/04 | Exposição sobre as princípios do trabalho com o pensamento computacional Atividade de reflexão e compartilhamento em grupo |
30/04 | Relato de Prática: experiências de professores da educação básica Atividade em pequenos grupos e compartilhamento |
07/05 | Exposição sobre os princípios do trabalho com cidadania digital Atividades de reflexão e compartilhamento em grupo |
14/05 | Relato de Prática: experiências de professores da educação básica Atividade em pequenos grupos e compartilhamento |
Data | Nome do encontro |
28/05 | Exposição sobre os princípios do trabalho com publicação e comunicação Atividades de reflexão e compartilhamento em grupo |
04/06 | Relato de Prática: experiências de professores da educação básica Atividade em pequenos grupos e compartilhamento |
11/06 | Exposição sobre os princípios do trabalho com convivência digital Atividades de reflexão e compartilhamento em grupo |
18/06 | Relato de Prática: experiências de professores da educação básica Atividade em pequenos grupos e compartilhamento |
Data | Nome do encontro |
13/08 | Exposição sobre o digital no trabalho docente, experiência, potencialidades Atividades de reflexão e compartilhamento em grupo |
20/08 | Relato de Prática: experiências de professores da educação básica Atividade em pequenos grupos e compartilhamento |
27/08 | Relato de Prática: experiências de professores da educação básica Atividade em pequenos grupos e compartilhamento |
03/09 | Retomada e reflexões finais Produção |
Em um curso online, sem a presença física dos inscritos, é fundamental a verificação das interações e contribuições de cada participante, tanto nos momentos síncronos quanto nas atividades do AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, seja em forma de texto ou outros formatos.
Para receber esta certificação é necessário participar de pelo menos 75% das atividades oferecidas.
Ao final, depois de realizar uma breve avaliação sobre o curso, o participante terá a liberação de um certificado de aprovação com a indicação da carga horária. Aqueles que não participarem da quantidade mínima de atividades (75% no mínimo) não receberão o certificado.
Importante: a participação nos encontros síncronos é condição indispensável para atribuição de presença. O acesso às gravações dos encontros só será disponibilizado após o término do curso e não implicará em recebimento de presença.
VALOR: R$ 1.240,00
Forma de pagamento:
- Cartão de crédito: em até 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
- Boleto bancário: somente 1 parcela. O boleto será enviado por e-mail (utilizamos o sistema TOTVS). Envio em até 48 horas após a compra.
*Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.
- Pix: para efetuar o pagamentos, utilize a chave pix 26.643.740/0001-30 e envie o comprovante para centrodeformacao@cfvila.com.br
A inscrição será confirmada após o recebimento do comprovante.
DESCONTO
Atenção! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição – utilize o código do cupom no momento do pagamento.
1 - Rede pública e ONGs*: 15% - código do cupom REDPUBL-5FJ-LS3-15
*Envie cópia do comprovante mensal de rendimentos/holerite, cópia da carteira de escola, para centrodeformacao@cfvila.com.br
2 - Desconto especial para grupos:
Descontos | |
Grupos de 5 a 9 pessoas | 5% |
Grupos de 5 a 9 pessoas | 10% |
Grupos com 16 ou mais pessoas | 15% |
3 - Estudante*: 10% - código do cupom ESTU10-W6L-F1J
*Válido apenas para estudantes de graduação.
Envie cópia da carteira de faculdade/escola, boleto bancário ou a declaração de escolaridade emitida pela unidade de ensino para: centrodeformacao@cfvila.com.br
Para outras possibilidades entrar em contato com o Centro de Formação (11) 3751-9677 / (11) 94283-2212 ou centrodeformacao@cfvila.com.br