Deborah Monteiro
Educadora na rede pública de São Paulo desde 2011. Na rede municipal, ocupa cadeira de professora, mas já atuou por 3 anos na formação de professores da diretoria regional de ensino da Penha e por 2 anos como coordenadora pedagógica na escola onde hoje leciona novamente. É mestre em Educação pela USP, onde desenvolveu a pesquisa “Corpos negros e seus saberes no chão da escola”. Graduada em Letras Português e Inglês, pela Pontifícia Universidade Católica.
É autora do livro “Educação Antirracista e Decolonial do Chão da Escola”, no qual apresenta a necessidade da inclusão dos saberes das oralituras negras e da escrevivência nos currículos escolares.
Além do livro que divulga sua pesquisa, é autora de diversos poemas, tendo tido alguns deles publicados nas coletâneas “Poemas antifascistas” e “Erupções Feministas Negras” e de contos publicados em sua página.
Curadora e mestre de cerimônias no Brasil do Festival Poetas D’alma, um evento anual afro-diaspórico que tem berço em Moçambique.
Cofundadora do Instituto Ella Criações Educativas, pelo qual promove cursos, palestras, seminários, consultorias e eventos diversos relacionados às relações raciais e à literatura.