Debora Perillo e Fatima Fonseca
Debora Perillo é graduada em Pedagogia pelo Mackenzie, é mestre em Educação pela FEUSP e tem especialização em Educação Infantil (FEUSP), Formação de Professores (E. Pedagógico), em Alfabetização (ISEVEC) e Psicopedagogia (Pró-Saber/RJ). Tem experiência de 28 anos como professora, coordenadora pedagógica e orientadora na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. Também atua há mais 18 anos como formadora de professores e coordenadores pedagógicos nas áreas de alfabetização, didática da língua portuguesa e educação infantil por meio de parcerias público-privadas. Tem experiência na elaboração de planos de formação institucionais, cursos, materiais, publicações e tecnologias para formação continuada de professores, coordenadores e gestores de redes públicas e privadas de educação (Centro de Formação da Vila, Escola Parque, Somos Educação, Colégio pH, Escola Eleva, dentre outros).
Fatima Fonseca possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo (1993) e mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo (2009). Professora nos anos iniciais
do Ensino Fundamental na Prefeitura de São Paulo e orientadora
pedagógica na prefeitura de São Bernardo do Campo. Atuou nos anos de
2015 e 2016 como professora das disciplinas de Metodologia e Prática de
Alfabetização e Pós Alfabetização I e II; e Metodologia e Prática do
Ensino de História no Centro Universitário da Fundação Santo André.
Colaborou com o Destaques da Revista Emília - leitura e livros para
crianças e jovens (digital). Atualmente coordena a área de Língua
Portuguesa na Comunidade Educativa CEDAC e atua como coordenadora e
formadora do Projeto Transformar, em Casimiro de Abreu, RJ. Professora
das disciplinas: Fundamentos Epistemológicos e Metodológicos da Língua
Portuguesa (2019) , Optativas: Projetos Integrados à Prática Docente -
Literatura Juvenil e Produção Textual no curso de Pedagogia na FAPSS -
São Caetano do Sul/SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase
nos processos de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa nos anos
iniciais do Ensino Fundamental e estuda, principalmente, os temas:
alfabetização, leitura, literatura infantil.