Debora Perillo e Fatima Fonseca

Debora Perillo é graduada em Pedagogia pelo Mackenzie, é mestre em Educação pela FEUSP e tem especialização em Educação Infantil (FEUSP), Formação de Professores (E. Pedagógico), em Alfabetização (ISEVEC) e Psicopedagogia (Pró-Saber/RJ). Tem experiência de 28 anos como professora, coordenadora pedagógica e orientadora na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. Também atua há mais 18 anos como formadora de professores e coordenadores pedagógicos nas áreas de alfabetização, didática da língua portuguesa e educação infantil por meio de parcerias público-privadas. Tem experiência na elaboração de planos de formação institucionais, cursos, materiais, publicações e tecnologias para formação continuada de professores, coordenadores e gestores de redes públicas e privadas de educação (Centro de Formação da Vila, Escola Parque, Somos Educação, Colégio pH, Escola Eleva, dentre outros).


Fatima Fonseca possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental na Prefeitura de São Paulo e orientadora pedagógica na prefeitura de São Bernardo do Campo. Atuou nos anos de 2015 e 2016 como professora das disciplinas de Metodologia e Prática de Alfabetização e Pós Alfabetização I e II; e Metodologia e Prática do Ensino de História no Centro Universitário da Fundação Santo André. Colaborou com o Destaques da Revista Emília - leitura e livros para crianças e jovens (digital). Atualmente coordena a área de Língua Portuguesa na Comunidade Educativa CEDAC e atua como coordenadora e formadora do Projeto Transformar, em Casimiro de Abreu, RJ. Professora das disciplinas: Fundamentos Epistemológicos e Metodológicos da Língua Portuguesa (2019) , Optativas: Projetos Integrados à Prática Docente - Literatura Juvenil e Produção Textual no curso de Pedagogia na FAPSS - São Caetano do Sul/SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos processos de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental e estuda, principalmente, os temas: alfabetização, leitura, literatura infantil.

Escrever alfabeticamente é estar alfabetizado? As necessárias intervenções didáticas do professor.

Escrever alfabeticamente é estar alfabetizado? As necessárias intervenções didáticas do professor.

Debora Perillo e Fatima Fonseca
29/01 a 01/02/2024
10 horas

Para professores e coordenadores pedagógicos que atuam com os anos ligados à alfabetização (final da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental I).td {border: 1px solid #cccccc;}br {mso-data-placement:same-c..

Centro de Formação da Vila - 2024
Tema desenvolvido por EVERSOFT