Inverno no Centro de Formação: perguntas que aquecem o debate

Por Aline Evangelista Martins

A reflexão é o ponto de partida para a formação continuada, ou é a formação continuada que promove a reflexão? 

Não temos e não precisamos ter resposta para essa questão, mas convém considerar a estreita relação entre as duas instâncias. 

Refletindo sobre a prática, o professor reconhece que há temas que merecem atenção, debate com os pares, conversas com a orientação, observação rigorosa, estudo. 

E quanto mais o professor estuda, maiores são as possibilidades de analisar situações do dia a dia, refletir sobre elas, buscar aprimorá-las. 

Novos olhares para temas bastante conhecidos

Boa parte dos cursos do Centro de Formação da Vila nasce da reflexão acerca de temas muito familiares, sobre os quais já temos conhecimento didático acumulado, mas que não param de nos inquietar. 

Examinemos alguns exemplos:

  • Sabemos do potencial do trabalho com os nomes próprios para a alfabetização, contudo desejamos ir além e pensar nas melhores intervenções para potencializar essas e outras palavras de referência para promover avanços na leitura e na escrita. 
  • Temos clareza de que os jogos podem promover situações de aprendizagem de muita qualidade nas aulas de Matemática, mas nos perguntamos: Sempre? Como? 

Guiados por perguntas, interesses e desejos, os professores e coordenadores-formadores traçam percursos de estudo, documentação e reflexão. 

Desses movimentos surgem cursos que propõem novos olhares para temas bastante conhecidos. 

Construção de olhares para temas emergentes

Há, porém, formações que emergem dos desafios que a contemporaneidade impõe. 

Temas que não estiveram presentes em nossa formação inicial, tampouco nos anos iniciais de nossa experiência profissional, passam a figurar entre as necessidades, curiosidades e preocupações do dia a dia na escola. 

É o caso da inteligência artificial, que ocupa cada vez mais espaço no nosso cotidiano e no de alguns de nossos alunos e alunas. 

O que precisamos saber para lidar bem com essa tecnologia? Que cuidados tomar? Que práticas pedagógicas podem se aprimorar com o uso responsável da IA? Que implicações éticas estão envolvidas? Que boas práticas podem nos inspirar? 

Olhares que se transformam 

Outro conjunto de cursos nasce das transformações pelas quais passamos. Mudanças necessárias e urgentes, que nem sempre ocorrem no ritmo desejado, passam a estar presentes e nos convidam a agir. 

Neste grupo, podemos situar, por exemplo, o compromisso com a decolonialidade e o antirracismo

À medida que nosso letramento racial se fortalece, nosso olhar para o currículo passa a ser atravessado por novos critérios, urgências, demandas e, claro, muitas perguntas. 

Por que esse corpus literário tão eurocentrado? De que vozes sentimos falta? Que currículo queremos construir? 

Olhares reflexivos

Parece claro que cada curso anunciado na nossa programação foi, um dia, um conjunto consistente, pulsante e robusto de questionamentos e inquietações. 

Nos próximos dias, daremos início a uma série de publicações em que os formadores e as formadoras compartilharão parte do percurso de estudos e dos caminhos que esses questionamentos seguiram até chegar à Programação de Inverno

Vem muita coisa boa por aí! 

Veja abaixo o link de alguns cursos da nossa Programação e acompanhe as postagens aqui no Blog do Centro de Formação da Vila

Programação de Inverno 2024 no Centro de Formação da Vila

Centro de Formação da Vila – Cursos presenciais:

Como criar ambientes alfabetizadores potentes

Educação antirracista nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Currículo e avaliação formativa nas Ciências da Natureza

Eu, você, nós! Assembleias, comissões, tutorias: práticas colaborativas e participativas na sala de aula.

Discurso argumentativo no Ensino Fundamental II: leitura, escrita e oralidade

Recursos para os desafios da gestão escolar: reuniões produtivas, decisões em equipe e encaminhamento de conflitos e conversas difíceis

Configurando espaços e recursos para potencializar a criação, imaginação, investigação e brincadeiras

Os jogos favorecem as aprendizagens matemáticas. Sempre? Como?

STEAM e Maker: reflexões e propostas para engajar estudantes ativos

Instantes Sonoros e Literários: a música e a literatura ampliando as possibilidades da apreciação estética

Aprender a escrever escrevendo. Propostas didáticas para a formação de escritores competentes

Caminhos na leitura de livros ilustrados – da estética literária à perspectiva antirracista

Os nomes próprios e as palavras de referência no processo de alfabetização

Leitura literária nas aulas de inglês: língua e cultura na construção de um currículo decolonial

Centro de Formação da Vila – Cursos online:

Atividades diversificadas: avaliação e planejamento em salas de alfabetização

Educação Digital: riscos, desafios e potencialidade pedagógica da IA na sala de aula

Minha turma é difícil! O que fazer? Ferramentas didáticas e reflexões teóricas

Rotinas de Pensamento: caminhos para tornar a aprendizagem visível

Descolonizando o Ensino: Integração da Legislação Educacional e Práticas Pedagógicas Insurgentes

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