Maio e junho serão meses de muita atividade no Centro de Formação. Destacamos aqui os cursos oferecidos nesses meses, enquanto nos preparamos para divulgar a programação de inverno, que também estará repleta de propostas para aquecer o debate educativo.
Caminhos da Resistência: práticas pedagógicas para amefricanizar o ensino
é uma formação composta por aulas online e imersão. Pensando no potencial da educação fora dos muros da escola, o curso propõe uma jornada imersiva na complexidade de espaços que permitam explorar e valorizar as contribuições de africanos e seus descendentes para a formação social e cultural da cidade do Rio de Janeiro. Para tanto, os participantes prepararão, em uma aula online, um roteiro de observação, que permita a elaboração de boas perguntas e o levantamento de temas para discussão sobre os espaços que serão visitados. Depois, guiados pelos formadores, participarão de uma imersão pelo Circuito da Herança Africana, almoçarão em um restaurante especializado em comida africana e visitarão a exposição “Funk, um grito de ousadia”. Posteriormente, na última aula online do curso, o grupo transformará a experiência em uma proposta didática, que será comentada pelos formadores Fábio Conceição e Eduardo Russell, da Escola Parque.
Assista ao convite do formador Fábio Conceição
O Clube de Leitura para Educadores tem o objetivo de promover uma comunidade de leitores que, além de valorizar a discussão literária e a construção coletiva de significado, compartilham a responsabilidade de indicar livros aos estudantes. Para atender aos interesses e às preocupações específicas desse grupo, criamos um espaço que articula ampliação de referências sobre os contextos em que os livros são ambientados, a troca de experiências leitoras e a reflexão sobre o potencial do livro para a formação do leitor literário.
O primeiro módulo, concluído recentemente, oportunizou ótimas trocas e muita aprendizagem, como se pode notar pelos comentários dos participantes.
“O encontro criou em mim a vontade de aprender sempre mais sobre a literatura e suas possibilidades artísticas“.
“Impecável. Superou minhas expectativas.“
“Gostaria de agradecer às formadoras e ao formador, assim como aos demais colegas do clube de leitura, pelas riquíssimas rodas de conversa.“
Em breve, partiremos para o trabalho com o 2º livro do ano: Condições Nervosas, de Tsitsi Dangarembga. Dia 18.05 vamos nos reunir com o formador Alexandre Santos para conhecer aspectos da geopolítica do Zimbábue que nos ajudam a entender o contexto em que a personagem Tambu vive sua adolescência. Cerca de um mês depois, a formadora Fabiana Silva guiará a discussão sobre a obra. As inscrições estão abertas!
Conheça os formadores Fabiana Carneiro e Alexandre dos Santos
E por falar em leitura, é importante ter presente que a formação do leitor literário não se dá apenas nas aulas de Língua Portuguesa. Pensando em ampliar a reflexão sobre o potencial das aulas de língua estrangeira para o desenvolvimento das competências leitora e escritora, o curso A aprendizagem da escrita, leitura e literatura em língua estrangeira, ministrado por Verônica Bochio, coordenadora de Inglês da Escola da Vila, vai discutir os processos de aquisição da linguagem escrita em língua adicional, tanto do ponto de vista da leitura quanto da escrita. Serão apresentadas referências teóricas e exemplos de sequências e projetos, que serão tema de análises, discussões e reflexões do grupo.
Ainda na trilha formativa de inglês, no mês de junho o formador Raul Rietmann Freitas, diretor pedagógico da Escola Dual de Florianópolis, vai ministrar o curso “Metodologias: CLIL e PBL”, no qual serão apresentadas metodologias especialmente usadas em contextos de imersão e bilíngues, como Project Based Learning e Content and Language Integrated Learning.
Para mais informações, consulte o nosso site: https://cfvila.com.br/online.