Escrever alfabeticamente é estar alfabetizado? As necessárias intervenções didáticas do professor.
- Programação de Verão
- Formador: Debora Perillo e Fatima Fonseca
- Em lista de espera!
- Agenda: 29/01 a 01/02/2024
- Carga Horária: 10 horas
- Valor com desconto: R$ 325,00 até 20/12/2023
- Valor: R$ 342,00 a partir de 21/12/2023
Para professores e coordenadores pedagógicos que atuam com os anos ligados à alfabetização (final da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental I).
Este curso pretende promover discussões acerca da concepção de alfabetização subjacente a algumas práticas de linguagem vividas no cotidiano das escolas. Também visa promover reflexões sobre a rotina escolar com base nas quatro situações didáticas fundamentais para o processo de alfabetização, considerando a articulação entre elas, o equilíbrio e os critérios de diversidade, continuidade e progressão;
Por meio de diferentes estratégias formativas prevê uma reflexão dos profissionais sobre o conhecimento didático necessário às problematizações que vão além de criar condições para que os estudantes escrevam de forma alfabética, mas sim, para que sejam, desde sempre, ativos participantes da língua escrita.
- Refletir sobre as concepções de alfabetização, de ensino e de aprendizagem;
- Compreender a importância de elaborar e realizar uma rotina com base nas quatro situações didáticas fundamentais para o processo de alfabetização considerando a articulação entre elas;
- Identificar as principais condições didáticas, saberes docentes e intervenções em cada uma das quatro situações didáticas fundamentais.
1º Período:
- Nutrição estética
- Análise de uma rotina com foco na alfabetização.
- Discussão com aportes teóricos: basta “escrever de forma alfabética” para estar alfabetizado? O que significa alfabetizar nos dias atuais? Concepção de alfabetização e situações de aprendizagem.
2º Período
- Tematização da prática docente: as situações didáticas de leitura e escrita pelos estudantes.
- Sistematização.
3º Período
- Nutrição estética
- Tematização da prática docente: as situações didáticas de leitura e escrita por meio do professor.
- Sistematização.
4º Período
- Retomada da discussão sobre rotina e articulação entre as quatro situações didáticas fundamentais;
- Planejamento do Professor e do Coordenador Pedagógico;
- Sistematização: alfabetização como direito de formar estudantes como ativos praticantes da linguagem e da língua escrita.
- Encerramento do curso.
- Exposição de principais aportes teóricos;
- Tematização da prática docente: análise de boas práticas com discussão ativa dos participantes a respeito das condições didáticas a serem garantidas;
- Análise de rotinas e produções dos estudantes;
- Estudos de caso;
- Sistematização de conceitos e conteúdos abordados.
Data de início: 29 de janeiro de 2024
Carga horária total: 10 horas
Data/hora | Atividade |
29 de janeiro - 19h às 21h | Aula 1: síncrona |
30 de janeiro - 19 às 21h | Aula 2: síncrona |
31 de janeiro - 19h às 21h | Aula 3: síncrona |
01 de fevereiro - 19 às 21h | Aula 4: síncrona |
29/01 a 01/02 r | O aluno precisará dedicar duas horas para a realização das propostas online |
Em um curso online, sem a presença física dos inscritos, é fundamental a verificação das interações e contribuições de cada participante, tanto nos momentos síncronos quanto nas atividades do AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, seja em forma de texto ou outros formatos.
Para receber esta certificação é necessário participar de quatro das cinco atividades oferecidas. São elas: quatro encontros síncronos (cada encontro conta como uma atividade) e o conjunto das atividades assíncronas.
Ao final, depois de realizar uma breve avaliação sobre o curso, o participante terá a liberação de um certificado de aprovação com a indicação da carga horária. Aqueles que não participarem da quantidade mínima de atividades (quatro, no mínimo) não receberão o certificado.Importante: a participação nos encontros síncronos é condição indispensável para atribuição de presença. O acesso às gravações dos encontros só será disponibilizado após o término do curso e não implicará em recebimento de presença.
É importante que o aluno tenha um computador com condições mínimas para participar das atividades do curso, de modo que não seja prejudicado pelo tipo de acesso à internet. E como haverá o uso de vídeos, é indicado que o aluno possa acessar a web via banda larga ou 4G.
É indispensável a instalação do Adobe Reader ou outro leitor de arquivos PDF, e preferencialmente a utilização do navegador Chrome v.60.x ou versão posterior, que pode ser instalado gratuitamente em seu computador acessando o endereço: http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/.
O CENTRO DE FORMAÇÃO oferece a inscrição online, uma forma prática e rápida de você participar de nossa formação. Toda a operação de pagamento é feita com a máxima segurança, diretamente no site.
1 - Consulte os descontos, verifique as regras e aplique o cupom antes de finalizar a compra.
ATENÇÃO! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição - utilize o cupom no momento do pagamento.
2 - Para compra institucional boleto, faça login (ou cadastro) com dados da instituição. Após a confirmação do pagamento, enviaremos cupom para que a instituição entregue aos educadores que participarão do curso. Escolha quantos cursos quiser e faça uma única compra com CNPJ.
3- Confirmação de matrícula:
- Cartão de crédito: imediata.
- Boleto bancário: após pagamento.
- PIX: após pagamento.
4 - Lista de espera: como as vagas são limitadas, as inscrições acima da capacidade máxima serão direcionadas para a lista de espera. Inscrições direcionadas para a lista de espera não garantem a participação no curso esperado e serão confirmadas por telefonema da equipe do Centro de Formação, de acordo com novas vagas.
5 - Material de apoio: todo o material para sua formação será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Não disponibilizamos material impresso. Leve sempre o seu EQUIPAMENTO para acesso aos recursos postados na web (notebook, netbook ou tablet). Mesmo utilizando equipamento digital, é conveniente ter em mãos um caderno ou bloco de notas para realizar anotações “de próprio punho”.
6 - Formas de pagamento*:
- Cartão de crédito: 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
- Boleto bancário: será enviado por e-mail - trabalhamos com sistema TOTVS. Envio em até 48 horas após a realização da compra
*Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária. - Para fazer pagamentos via PIX utilize a chave 26.643.740/0001-30 e envie o comprovante para centrodeformacao@cfvila.com.br. A inscrição será confirmada após o recebimento do comprovante.
7 - Emissão de nota fiscal: emitimos Nota Fiscal Paulistana, pelo site da Prefeitura de São Paulo, em nome do favorecido indicado no ato da inscrição. Caso o favorecido já tenha cadastro no site da Prefeitura de São Paulo, receberá o documento diretamente no e-mail cadastrado no site da Prefeitura. Caso não possua cadastro, basta fazer um passo a passo bem simples:
- Acesse o site da Prefeitura.
- Preencha seus dados no formulário.
- Clique no link do e-mail de confirmação.
8 - Certificação: emitimos certificado digital para alunos com frequência mínima de 75% da carga horária total.
Para mais informações, entre em contato com nossa equipe de atendimento pelo (11) 3751-9677 / WhatsApp (11) 94283-2212 ou centrodeformacao@cfvila.com.br.
VALOR:
até 20/12/2023 | a partir de 21/12/2023 | |
Online - 10hrs. | R$325,00 | R$342,00 |
Forma de pagamento:
- Cartão de crédito: em até 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
-
Boleto bancário: somente 1 parcela. O boleto será enviado por e-mail
(utilizamos o sistema TOTVS). Envio em até 48 horas após a compra.
*Os
pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início
do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito
ou transferência bancária.
- Para pagamentos via PIX, faça primeiro a inscrição no site clicando em "Confirmar Pedido", e depois utilize a chave 26.643.740/0001-30 para
pagamento e envie o comprovante para centrodeformacao@cfvila.com.br. A
inscrição será confirmada mediante o recebimento do comprovante.
DESCONTO
Atenção! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição – utilize o código do cupom no momento do pagamento.
1 - Rede pública e ONGs*: 20% - código do cupom REDP20-PRM-B4O.
2- Desconto especial para grupos:
Desconto | |
Grupos de 5 a 9 pessoas | 5% |
Grupos de 10 a 15 pessoas | 10% |
Grupos com 16 ou mais pessoas | 15% |
3 - Estudante*: 10% - código do cupom ESTU10-W6L-F1J
*Válido
apenas para estudantes de graduação. Envie cópia da carteira de
faculdade/escola, boleto bancário ou a declaração de escolaridade
emitida pela unidade de ensino para: inscricao@cfvila.com.br
Para outras possibilidades entrar em contato com o Centro de Formação (11) 3751-9677 / (11) 94283-2212 ou inscricao@cfvila.com.br
4 - Grupo de escolas Bahema:
Desconto de 50% para educadores Bahema, envie um e-mail para inscricao@cfvila.com.br e solicite o seu código.
Sujeito à disponibilidade de vagas.
Para
outras possibilidades entrar em contato com o Centro de Formação (11)
3751-9677 / (11) 94283-2212 ou inscricao@cfvila.com.br .