Avaliação formativa e diferenciação pedagógica: redefinindo os ofícios de professores e alunos

  • Cursos Mensais
  • Formador: Francisco Manuel de Carvalho Costa Ferreira
  • Turma: 24ONLIS01
  • Em lista de espera!
  • Agenda: 02/04 a 18/04/2024
  • Carga Horária: 16 horas
  • Encontros síncronos: 12 horas
  • Atividades assíncronas: 04 horas
  • Valor: até 10x de R$ 76,00 sem juros no cartão de crédito

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Para coordenadores pedagógicos e professores do Ensino Fundamental 1, 2 e Ensino Médio.

A avaliação formativa tem como objetivo, nas palavras de Perrenoud, ajudar o aluno a aprender e o professor a ensinar (Perrenoud, 1999). Para que a avaliação cumpra esse objetivo, precisa estar inscrita no próprio processo de ensino e aprendizagem, ou seja, as informações coletadas a respeito do percurso formativo de alunos e alunas devem orientar as intervenções de professores e professoras, bem como as reflexões e ações dos alunos acerca do seu aprendizado.
Posto desta forma, parece que estamos falando do óbvio, de algo que ocorre normalmente nas salas de aula. Entretanto, o fato é que o trabalho didático-pedagógico é predominantemente orientado por uma visão do ensino, e não da aprendizagem, ou seja, o foco está no que precisa ser ensinado, em um determinado espaço de tempo, de acordo com determinada metodologia. De forma geral, professores e professoras não foram formados para identificar os processos que os estudantes devem dominar para terem sucesso em sua aprendizagem. Por isso, é comum que passem orientações difusas sobre o que eles devem fazer quando as dificuldades surgem.
A dinâmica do sistema escolar leva alunos e alunas a desenvolver uma visão de que o seu papel é tentar absorver o máximo daquilo que seus professores e professoras lhes transmitem. E, na maioria dos casos, são convencidos de que, se não aprendem da forma como estão sendo ensinados, é porque não são suficientemente bons ou capazes, ou não se esforçam o tanto que deveriam.
A avaliação formativa envolve uma mudança de cultura e implica redefinir os ofícios de professores e alunos, de forma a que o trabalho didático-pedagógico contribua de forma decisiva para que todos aprendam. Para isso, é indispensável entendermos o que está em jogo, ou seja, identificar os processos envolvidos na aprendizagem de saberes, competências e habilidades, e planejar uma diversidade de estratégias didático-pedagógicas que propiciem experiências efetivas e significativas de aprendizado.


  • Entender e utilizar o conceito de avaliação formativa para orientar os processos de ensino e aprendizagem
  • Entender a concepção de diferenciação pedagógica e sua relação com o conceito de avaliação formativa
  • Entender os conceitos de competência, habilidade e procedimento e aprender a definir os processos que intervêm no aprendizado dos alunos
  • Gerar um processo de análise crítica e transformação das práticas didático-pedagógicas a partir dos princípios da avaliação formativa e da pedagogia diferenciada


  1. Definir o que entendemos por avaliação formativa.
  2. Estabelecer a necessidade de se coletar e qualificar as informações acerca do processo de aprendizagem de alunos.
  3. Introduzir a relevância da pedagogia diferenciada: diversificar as estratégias didáticas para dar conta das diferentes demandas presentes em qualquer grupo de estudantes.
  4. Discutir e sistematizar os conceitos de competência, habilidade e procedimento para aprender a definir os processos que alunos e alunas precisam dominar para aprender de forma eficaz e significativa.
  5. Realizar exercícios práticos em torno das habilidades de foco das disciplinas ministradas pelos professores e professoras e dos procedimentos associados ao aprendizado de cada habilidade.
  6. Analisar os fatores associados às práticas didático-pedagógicas dominantes que dificultam a instalação de uma cultura de avaliação formativa.
  7. Discutir e sistematizar princípios e estratégias de ensino que apontem para uma transformação das práticas didáticas em direção a uma cultura de diferenciação dos percursos formativos e de avaliação formativa.


  • Análise de trechos de filmes e de vídeos para problematizar visões de avaliação e de organização e funcionamento da instituição escolar
  • Leitura e discussão de textos para construir referenciais teóricos de trabalho
  • Estudos de caso
  • Exercícios práticos a partir das disciplinas ou atividades conduzidas por professores e professoras em suas escolas
  • Registros reflexivos individuais 


Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.

Data de início: 02 de abril de 2024

Carga horária total:  16 horas

Horário dos encontros: 19h00 às 21h00 (via Meet)


Encontros Síncronos de 2h ao vivo via Meet, com transmissão online e interação.

1º Encontro síncrono - 02 de abril

2º Encontro síncrono - 04 de abril

3º Encontro síncrono - 09 de abril

4º Encontro síncrono - 11 de abril

5º Encontro síncrono - 16 de abril

6º Encontro síncrono - 18 de abril

O aluno precisará dedicar quatro horas para a realização das propostas online.


Data do término:18 de abril de 2024

Em um curso online, sem a presença física dos inscritos, é fundamental a verificação das interações e contribuições de cada participante, tanto nos momentos síncronos quanto nas atividades do AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, seja em forma de texto ou outros formatos.

Para receber esta certificação é necessário participar de pelo menos 75% atividades oferecidas. 

Ao final, depois de realizar uma breve avaliação sobre o curso, o participante terá a liberação de um certificado de aprovação com a indicação da carga horária. Aqueles que não participarem da quantidade mínima de atividades (75% no mínimo) não receberão o certificado.

Importante: a participação nos encontros síncronos é condição indispensável para atribuição de presença.  O acesso às gravações dos encontros só será disponibilizado após o término do curso e não implicará em recebimento de presença.

VALOR: R$ 760,00

Forma de pagamento:

  • Cartão de crédito: em até 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
  • Boleto bancário: somente 1 parcela. O boleto será enviado por e-mail (utilizamos o sistema TOTVS). Envio em até 48 horas após a compra.

*Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.

  • Para fazer pagamentos via PIX utilize a chave 26.643.740/0001-30 e envie o comprovante para centrodeformacao@cfvila.com.br. A inscrição será confirmada após o recebimento do comprovante.

DESCONTO

Atenção! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição – utilize o código do cupom no momento do pagamento.

1 - Rede pública e ONGs*: 15% - código do cupom REDPUBL-5FJ-LS3-15

*Envie cópia do comprovante mensal de rendimentos/holerite, cópia da carteira de escola, para centrodeformacao@cfvila.com.br

2- Desconto especial para grupos: 


Desconto
Grupos de 5 a 9 pessoas 5%
Grupos de 10 a 15 pessoas 10%
Grupos com 16 ou mais pessoas 15%

3 - Estudante*: 10% - código do cupom ESTU10-W6L-F1J

*Válido apenas para estudantes de graduação. Envie cópia da carteira de faculdade/escola, boleto bancário ou a declaração de escolaridade emitida pela unidade de ensino para: centrodeformacao@cfvila.com.br

Para outras possibilidades entrar em contato com o Centro de Formação (11) 3751-9677 / (11) 94283-2212 ou centrodeformacao@cfvila.com.br

4 - Bahema*: Os profissionais das escolas da Bahema Educação podem se beneficiar de descontos variados nas ações formativas ofertadas pelo Centro de Formação da Vila. Informe-se para saber o percentual de desconto dos cursos de seu interesse, pois eles variam de acordo com as características de cada proposta.


Centro de Formação da Vila - 2024
Tema desenvolvido por EVERSOFT