Lisângela Kati do Nascimento e Silvane Silva

Lisângela Kati do Nascimento: Mestre e Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Sua pesquisa de Mestrado investigou a relação entre o ensino de Geografia e a identidade cultural dos alunos quilombolas da região do Vale do Ribeira-SP. Em seu doutorado defendeu a importância do estudo do lugar de vivência dos alunos no currículo escolar, dando origem ao livro "O lugar do Lugar no ensino de Geografia: um estudo em escolas públicas do Vale do Ribeira. São Paulo: Humanitas/FAPESP, 2017". É pós-doutora pelo Programa de Ciência Ambiental da USP.  Foi professora visitante na Universidade Federal do ABC (2022-2024). É integrante do grupo de pesquisa NEPE - Núcleo de Estudos e Pesquisa da Escola/ UFABC, vinculado ao Cnpq e também do Núcleo de Pesquisas sobre Populações Humanas em Áreas Úmidas Brasileiras (NUPAUB) da USP, atuando nos seguintes temas: ensino, lugar, diversidade cultural, comunidades tradicionais, racismo ambiental, currículo, educação escolar diferenciada, formação de professores e práticas pedagógicas.  Foi professora de Geografia da rede privada de São Paulo por 15 anos, incluindo a Escola da Vila onde trabalhou por 10 anos. Tem experiência como coordenadora pedagógica na área de Ciências Humanas e de Geografia no Ensino Fundamental e Médio. 

Silvane Silva: Doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Foi pesquisadora visitante no Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade da Flórida (EUA) pelo Programa de Incentivo Acadêmico Abdias Nascimento (CAPES, 2018). É coorganizadora do Currículo da Cidade de São Paulo: Educação Antirracista (SME, 2022) e do livro Narrativas Quilombolas: dialogar, conhecer, comunicar (Imprensa Oficial, 2017). Autora do prefácio à edição brasileira de Tudo sobre o amor: Novas perspectivas, de bell hooks (2021). Atua como assessora, professora e pesquisadora nas Áreas de Relações Raciais e de Gênero; História e Cultura Afro-brasileira; Educação Antirracista; Educação Escolar Quilombola e Indígena. É professora no ensino superior privado. 


Território, lugar e racismo ambiental no Brasil: reflexões sobre currículo e práticas pedagógicas.

Território, lugar e racismo ambiental no Brasil: reflexões sobre currículo e práticas pedagógicas.

Lisângela Kati do Nascimento e Silvane Silva
04/09 a 25/09/2024
10 Horas

Esse curso tem por objetivo principal contribuir para que os participantes compreendam  o que é o racismo ambiental e como se relaciona com a escola, com o currículo e com as práticas pedagógicas. Analisaremos casos..

Centro de Formação da Vila - 2024
Tema desenvolvido por EVERSOFT