Agrupar pra quê? Como tornar as situações em grupo mais eficazes para as diferentes aprendizagens

  • Programação de Verão
  • Formador: Celina Martins
  • Turma: 24VERAS04
  • Em lista de espera!
  • Agenda: 29/01 a 01/02/2024
  • Carga Horária: 10 horas
  • Valor com desconto: R$ 325,00 até 20/12/2023
  • Valor: R$ 342,00 a partir de 21/12/2023

Tem interesse neste curso?
Deixe seu e-mail QUE ENTRAREMOS EM CONTATO.

Para professores especialistas dos anos finais do ensino fundamental.

Não temos dúvidas de que as atividades em grupo são válidas para a aprendizagem, mas será que agrupamos os alunos e alunas da maneira mais adequada às diferentes intencionalidades pedagógicas? Quais as potencialidades dos grupos homogêneos? E dos grupos heterogêneos? Quando é melhor deixar os estudantes escolherem seus grupos espontaneamente? Que critérios podem pautar as diferentes formas de organizar as situações de aprendizagem em grupos e qual a relação entre esses critérios e as diferentes intencionalidades pedagógicas?
Essas questões serão discutidas a partir da análise de exemplos dos Anos Finais do Fundamental e do referencial teórico trazido a partir de Antoni Zabala e César Coll, entre outros autores.

  • Diferenciar as potencialidades de agrupamentos homogêneos e heterogêneos.
  • Relacionar critérios de agrupamento e intencionalidades pedagógicas.
  • Identificar os critérios de agrupamento mais adequados nos diferentes contextos.
  • Saber usar diferentes formas de agrupamento como uma estratégia de atendimento à diversidade.

Este curso busca ampliar a intencionalidade das professoras e professores sobre os critérios de agrupamento dos estudantes a partir de reflexões e análises teórico-práticas. O referencial teórico, exemplos analisados e discussões buscarão explorar questões como a diferença entre escolhas dos agrupamentos realizadas pelos estudantes ou pelos docentes e a compreensão de como os agrupamentos podem favorecer diferentes aprendizagens e o atendimento à diversidade. Esperamos finalizar o curso com orientações didáticas produzidas coletivamente, que apoiem futuros planejamentos dos participantes.

  • Apresentação do referencial teórico, com exemplos da prática
  • Análise de situações de sala de aula (em relato)
  • Análise de situações de sala de aula (em vídeo)
  • Produção de orientações didáticas em grupos

Data de início: 29 de janeiro de 2024

Carga horária total: 10 horas 


Data/hora
Atividade
29 de janeiro - 19h às 21hAula 1: síncrona
30 de janeiro - 19 às 21hAula 2: síncrona
31 de janeiro - 19h às 21hAula 3: síncrona
01 de fevereiro - 19 às 21hAula 4: síncrona
29/01 a 01/02   r
O aluno precisará dedicar duas horas para a realização das propostas online
Atenção: o curso tem quatro aulas síncronas  de 2h ao vivo, com transmissão online e interação.

Em um curso online, sem a presença física dos inscritos, é fundamental a verificação das interações e contribuições de cada participante, tanto nos momentos síncronos quanto nas atividades do AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, seja em forma de texto ou outros formatos. 

Para receber esta certificação é necessário participar de quatro das cinco atividades oferecidas. São elas: quatro encontros síncronos (cada encontro conta como uma atividade) e o conjunto das atividades assíncronas.

Ao final, depois de realizar uma breve avaliação sobre o curso, o participante terá a liberação de um certificado de aprovação com a indicação da carga horária. Aqueles que não participarem da quantidade mínima de atividades (quatro, no mínimo) não receberão o certificado.

Importante: a participação nos encontros síncronos é condição indispensável para atribuição de presença.  O acesso às gravações dos encontros só será disponibilizado após o término do curso e não implicará em recebimento de presença.

É importante que o aluno tenha um computador com condições mínimas para participar das atividades do curso, de modo que não seja prejudicado pelo tipo de acesso à internet. E como haverá o uso de vídeos, é indicado que o aluno possa acessar a web via banda larga ou 4G.

É indispensável a instalação do Adobe Reader ou outro leitor de arquivos PDF, e preferencialmente a utilização do navegador Chrome v.60.x ou versão posterior, que pode ser instalado gratuitamente em seu computador acessando o endereço: http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/.

O CENTRO DE FORMAÇÃO oferece a inscrição online, uma forma prática e rápida de você participar de nossa formação. Toda a operação de pagamento é feita com a máxima segurança, diretamente no site.

1 - Consulte os descontos, verifique as regras e aplique o cupom antes de finalizar a compra.

ATENÇÃO! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição - utilize o cupom no momento do pagamento.

2 - Para compra institucional boleto, faça login (ou cadastro) com dados da instituição. Após a confirmação do pagamento, enviaremos cupom para que a instituição entregue aos educadores que participarão do curso. Escolha quantos cursos quiser e faça uma única compra com CNPJ.

3- Confirmação de matrícula:

  • Cartão de crédito: imediata.
  • Boleto bancário: após pagamento.
  • PIX: após pagamento.

4 - Lista de espera: como as vagas são limitadas, as inscrições acima da capacidade máxima serão direcionadas para a lista de espera. Inscrições direcionadas para a lista de espera não garantem a participação no curso esperado e serão confirmadas por telefonema da equipe do Centro de Formação, de acordo com novas vagas.

5 - Material de apoio: todo o material para sua formação será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Não disponibilizamos material impresso. Leve sempre o seu EQUIPAMENTO para acesso aos recursos postados na web (notebook, netbook ou tablet). Mesmo utilizando equipamento digital, é conveniente ter em mãos um caderno ou bloco de notas para realizar anotações “de próprio punho”.

6 - Formas de pagamento*:

  • Cartão de crédito: 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
  • Boleto bancário: será enviado por e-mail - trabalhamos com sistema TOTVS. Envio em até 48 horas após a realização da compra
    *Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.
  • Para fazer pagamentos via PIX utilize a chave 26.643.740/0001-30 e envie o comprovante para centrodeformacao@cfvila.com.br. A inscrição será confirmada após o recebimento do comprovante.

7 - Emissão de nota fiscal: emitimos Nota Fiscal Paulistana, pelo site da Prefeitura de São Paulo, em nome do favorecido indicado no ato da inscrição. Caso o favorecido já tenha cadastro no site da Prefeitura de São Paulo, receberá o documento diretamente no e-mail cadastrado no site da Prefeitura. Caso não possua cadastro, basta fazer um passo a passo bem simples:

  • Acesse o site da Prefeitura.
  • Preencha seus dados no formulário.
  • Clique no link do e-mail de confirmação.

8 - Certificação: emitimos certificado digital para alunos com frequência mínima de 75% da carga horária total.

Para mais informações, entre em contato com nossa equipe de atendimento pelo (11) 3751-9677 / WhatsApp (11) 94283-2212 ou centrodeformacao@cfvila.com.br.

VALOR: 


até 20/12/2023
a partir de 21/12/2023
Online - 10hrs.
R$325,00
R$342,00

Forma de pagamento:
- Cartão de crédito: em até 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
- Boleto bancário: somente 1 parcela. O boleto será enviado por e-mail (utilizamos o sistema TOTVS). Envio em até 48 horas após a compra.
*Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.
- Para pagamentos via PIX, faça primeiro a inscrição no site clicando em "Confirmar Pedido", e depois utilize a chave 26.643.740/0001-30 para pagamento e envie o comprovante para centrodeformacao@cfvila.com.br. A inscrição será confirmada mediante o recebimento do comprovante.

DESCONTO

Atenção! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição – utilize o código do cupom no momento do pagamento.

1 - Rede pública e ONGs*:  20% - código do cupom REDP20-PRM-B4O.


2- Desconto especial para grupos


Desconto
Grupos de 5 a 9 pessoas
5%
Grupos de 10 a 15 pessoas
10%
Grupos com 16 ou mais pessoas
15%

3 - Estudante*: 10% - código do cupom ESTU10-W6L-F1J
*Válido apenas para estudantes de graduação. Envie cópia da carteira de faculdade/escola, boleto bancário ou a declaração de escolaridade emitida pela unidade de ensino para: inscricao@cfvila.com.br

Para outras possibilidades entrar em contato com o Centro de Formação (11) 3751-9677 / (11) 94283-2212 ou inscricao@cfvila.com.br

4 - Grupo de escolas Bahema:

Desconto de 50% para educadores Bahema, envie um e-mail para inscricao@cfvila.com.br e solicite o seu código.

Sujeito à disponibilidade de vagas. 


Para outras possibilidades entrar em contato com o Centro de Formação (11) 3751-9677 / (11) 94283-2212 ou inscricao@cfvila.com.br .

Centro de Formação da Vila - 2024
Tema desenvolvido por EVERSOFT