Território, lugar e racismo ambiental no Brasil: reflexões sobre currículo e práticas pedagógicas.


Esse curso tem por objetivo principal contribuir para que os participantes compreendam  o que é o racismo ambiental e como se relaciona com a escola, com o currículo e com as práticas pedagógicas. Analisaremos casos reais de racismo ambiental em suas diversas formas de manifestação no território brasileiro e embasados nos referenciais teóricos, os participantes serão provocados para refletirem sobre os agentes causadores e sobre os seus diversos impactos e consequências para os grupos étnico-raciais e para os as populações que vivem em territórios vulneráveis. Se por um lado, no campo das políticas educacionais, passos importantes foram dados nos últimos anos visando à inclusão da temática da diversidade cultural e étnica na escola, por meio das Diretrizes Curriculares para as Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena (leis 10.639/2003 e 11.645/2008) e das Diretrizes para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica em 2012, por outro, temos observado que os currículos escolares e as práticas pedagógicas ainda não conseguiram incluir o racismo ambiental como conteúdo de aprendizagem. 

  • Compreender que é o racismo ambiental a partir da identificação  de suas diversas formas no território brasileiro.
  • Compreender a relação entre o Estado,  as politicas ambientais e o racismo ambiental;
  • Analisar os impactos e consequências do racismo ambiental para as comunidades tradicionais e para as populações que vivem em territórios de vulnerabilidade;
  • Analisar a BNCC e currículos estaduais para identificar como tem sido inserida a temática do racismo ambiental
  • Elencar critérios e possibilidades para a elaboração e desenvolvimento de propostas pedagógicas abordando o racismo ambiental.

Etapa 1: Aproximação e aprofundamento do conceito de racismo ambiental a partir da análise de casos reais e dos referenciais teóricos

Etapa 2: Análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de currículos estaduais 

Etapa 3: Reflexão sobre os critérios e possibilidades para a elaboração e desenvolvimento de propostas pedagógicas abordando o racismo ambiental.


  • Atividades de análise, em pequenos grupos, de situações reais de racismo ambiental por meio de vídeos, reportagens, entrevistas e fragmentos de textos acadêmicos;
  • Discussões coletivas e discussões em pequenos grupos sobre a bibliografia obrigatória relacionando com os casos analisados;
  • Atividade de análise, em pequenos grupos, da BNCC e de currículos estaduais;
  • Atividade de levantamento de critérios e possibilidades  para a elaboração e desenvolvimento de propostas pedagógicas abordando o racismo ambiental.



Data de início: 04 de setembro de 2024

Carga horária total:  10 horas

Horário dos encontros: 19h00 às 21h00 (via Meet)


Encontros Síncronos de 2h ao vivo via Meet, com transmissão online e interação e 2h de atividade assíncrona.

1º Encontro síncrono - 04 de setembro

2º Encontro síncrono - 11 de setembro

3º Encontro síncrono - 18 de setembro

4º Encontro síncrono - 25 de setembro


Data do término: 25 de setembro de 2024

Em um curso online, sem a presença física dos inscritos, é fundamental a verificação das interações e contribuições de cada participante, tanto nos momentos síncronos quanto nas atividades do AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, seja em forma de texto ou outros formatos.

Para receber esta certificação é necessário participar de pelo menos 75% atividades oferecidas. 

Ao final, depois de realizar uma breve avaliação sobre o curso, o participante terá a liberação de um certificado de aprovação com a indicação da carga horária. Aqueles que não participarem da quantidade mínima de atividades (75% no mínimo) não receberão o certificado.

Importante: a participação nos encontros síncronos é condição indispensável para atribuição de presença.  O acesso às gravações dos encontros só será disponibilizado após o término do curso e não implicará em recebimento de presença.

VALOR: R$ 456,00

Forma de pagamento:

  • Cartão de crédito: em até 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
  • Boleto bancário: somente 1 parcela. O boleto será enviado por e-mail (utilizamos o sistema TOTVS). Envio em até 48 horas após a compra.

*Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.

  • Para fazer pagamentos via PIX utilize a chave 26.643.740/0001-30 e envie o comprovante para centrodeformacao@cfvila.com.br. A inscrição será confirmada após o recebimento do comprovante.

DESCONTO

Atenção! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição – utilize o código do cupom no momento do pagamento.

1 - Rede pública e ONGs*: 15% - código do cupom REDPUBL-5FJ-LS3-15

*Envie cópia do comprovante mensal de rendimentos/holerite, cópia da carteira de escola, para centrodeformacao@cfvila.com.br

2- Desconto especial para grupos: 


Desconto
Grupos de 5 a 9 pessoas 5%
Grupos de 10 a 15 pessoas 10%
Grupos com 16 ou mais pessoas 15%

3 - Estudante*: 10% - código do cupom ESTU10-W6L-F1J

*Válido apenas para estudantes de graduação. Envie cópia da carteira de faculdade/escola, boleto bancário ou a declaração de escolaridade emitida pela unidade de ensino para: centrodeformacao@cfvila.com.br

Para outras possibilidades entrar em contato com o Centro de Formação (11) 3751-9677 / (11) 94283-2212 ou centrodeformacao@cfvila.com.br

4 - Bahema*: Os profissionais das escolas da Bahema Educação podem se beneficiar de descontos variados nas ações formativas ofertadas pelo Centro de Formação da Vila. Informe-se para saber o percentual de desconto dos cursos de seu interesse, pois eles variam de acordo com as características de cada proposta.


Centro de Formação da Vila - 2024
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