Repensando a escola: teorias e práticas para uma educação antirracista - Percurso completo

  • Formador: Bianca Laurino e Fábio Conceição
  • Turma: 25BHTRR01
  • Inscrições abertas!
  • Agenda: 18/03 a 09/09/2025
  • Carga Horária: 40 horas
  • Horário: 19h00 às 21h00
  • Encontros síncronos: via meet
  • Valor com desconto: até 07/02/2025 - 10x de R$ 209,00 sem juros no cartão de crédito
  • Valor com desconto: até 28/02/2025 - 10x de R$ 213,50 sem juros no cartão de crédito
  • Valor: a partir de 01/03/2025 - 10x de R$ 224,60 sem juros no cartão de crédito

Público-alvo: Educadores/as de todos os segmentos da Educação Básica, bem como outros/as profissionais da educação que tenham interesse na construção de uma cultura antirracista dentro de suas comunidades educativas. 


A Trilha “Repensando a escola: teorias e práticas para uma educação antirracista” oferece formação teórica e prática voltada para a construção de estratégias pedagógicas antirracistas e decoloniais que, articulando diversas áreas do conhecimento, buscam contribuir para que educadores/as se capacitem para a efetiva implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 – que há mais de vinte anos instituem a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura africana, afrobrasileira e indígena nas escolas do país. Ainda que as relações étnico-raciais estejam no centro de vários dos principais desafios a serem enfrentados pela educação contemporânea, a falta de recursos para mobilizar a questão de maneira transversal no currículo e, de modo geral, na escola, ainda é um obstáculo comum identificado por professores/as e coordenadores/as.


Nesse sentido, a Trilha “Repensando a escola: teorias e práticas para uma educação antirracista” tem como objetivo provocar o diálogo, a reflexão e a troca de práticas que fortaleçam educadores/as de diferentes segmentos escolares no processo de concepção, elaboração e realização de práticas pedagógicas antirracistas. Para tanto, ao longo de quatro módulos, serão oferecidas diferentes abordagens, incluindo formulações conceituais, exemplos práticos e possibilidades de adaptação de recursos didáticos. Serão enfocados pontos de partida para a construção de currículos antirracistas; práticas formativas de literatura negro-brasileira; a importância dos territórios como espaços educadores; e encaminhamentos de casos de racismo no contexto escolar. 



Fornecer subsídios teóricos e práticos para que educadores/as se tornem cada vez mais capazes de atuar na construção de uma cultura antirracista nas escolas, o que inclui implementar efetiva e eficazmente as Lei 10.639/03 e 11.645/08. Por meio do compartilhamento de práticas pedagógicas e da elaboração coletiva de recursos, espera-se que, ao final do percurso, os/as participantes:

  • Tenham repertório de reflexões e práticas para guiar suas escolhas pedagógicas a partir da perspectiva étnico-racial;
  • Compreendam conceitos que estruturam e fundamentam as práticas de uma educação antirracista comprometida; 
  • Reconheçam o quanto a perspectiva afrorreferenciada pode contribuir para a elaboração de práticas pedagógicas antirracistas, desenvolvendo a capacidade de construir estratégias e/ou de se apropriar de recursos para sua incorporação em sala de aula;
  • Realizem escolhas pedagógicas de reparação étnico-racial no cotidiano escolar;
  • Identifiquem caminhos possíveis para lidar com casos de racismo que acontecem na escola envolvendo estudantes.


  • Exposição teórica e dialogada;
  • Tematização da prática; 
  • Aprendizagem entre pares;
  • Exploração de diferentes produções e experiências pedagógicas de perspectiva antirracista;
  • Compartilhamento de referências para planejamentos de atividades.


Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.


Módulo 1: Educação para as relações étnico-raciais: da teoria às práticas intencionais de enfrentamento ao racismo no ambiente escolar

Aula 1: 3ª feira, 18.03.2025, das 19h às 21h  (online, síncrona) 

Aula 2: 3ª feira, 23.03.2025, das 19h às 21h  (online, síncrona) 

Aula 3: 3ª feira, 01.04.2025, das 19h às 21h  (online, síncrona) 

Aula 4: 3ª feira, 08.04.2025, das 19h às 21h  (online, síncrona) 


*2 horas de atividades assíncronas ocorrerão ao longo do módulo.


Módulo 2: Tessituras negras: ateliê de leituras literárias e práticas formativas

Aula 1: 3ª feira, 22.04.2025, das 19h às 21h  (online, síncrona) 

Aula 2: 3ª feira, 29.04.2025, das 19h às 21h  (online, síncrona) 

Aula 3: 3ª feira, 06.05.2025, das 19h às 21h  (online, síncrona) 

Aula 4: 3ª feira, 13.05.2025, das 19h às 21h  (online, síncrona)


*2 horas de atividades assíncronas ocorrerão ao longo do módulo. 


Módulo 3: Território, Corpo e Vivências: os estudos de campo numa perspectiva decolonial

Aula 1: 3ª feira, 27.05.2025, das 19h às 21h  (online, síncrona) 

Aula 2: 3ª feira, 03.06.2025, das 19h às 21h  (online, síncrona) 

Aula 3: 3ª feira, 10.06.2025, das 19h às 21h  (online, síncrona) 

Aula 4: 3ª feira, 17.06.2025, das 19h às 21h  (online, síncrona) 


*2 horas de atividades assíncronas ocorrerão ao longo do módulo.


Módulo 4: Lidando com casos de racismo na escola: por onde começar?

Aula 1: 3ª feira, 19.08.2025, das 19h às 21h  (online, síncrona) 

Aula 2: 3ª feira, 26.08.2025, das 19h às 21h  (online, síncrona) 

Aula 3: 3ª feira, 02.09.2025, das 19h às 21h  (online, síncrona) 

Aula 4: 3ª feira, 09.09.2025, das 19h às 21h  (online, síncrona) 


*2 horas de atividades assíncronas ocorrerão ao longo do módulo.

Ao final da última aula, o/a participante será convidado a preencher um breve questionário de avaliação do curso. 

O preenchimento dessa avaliação e a presença a, ao menos,  75% do total de horas são condições indispensáveis para a certificação. 

O arquivo com a gravação do encontro é disponibilizado no dia seguinte a cada aula, mas ressaltamos que assistir às gravações não implica recebimento de presença

Forma de pagamento:

- Cartão de crédito: em até 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.

- Boleto bancário: somente 1 parcela. O boleto será enviado por e-mail (utilizamos o sistema TOTVS). Envio em até 48 horas após a compra.

*Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.

- Para fazer pagamentos via PIX utilize a chave 26.643.740/0001-30 e envie o comprovante para centrodeformacao@cfvila.com.br. A inscrição será confirmada após o recebimento do comprovante.


DESCONTO

Atenção! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição – utilize o código do cupom no momento do pagamento.

1 - Rede pública e ONGs*: 15% - código do cupom REDPUBL-5FJ-LS3-15

*Envie cópia do comprovante mensal de rendimentos/holerite, cópia da carteira de escola, para centrodeformacao@cfvila.com.br

2- Desconto especial para grupos: 


Desconto
Grupos de 5 a 9 pessoas 5%
Grupos de 10 a 15 pessoas 10%
Grupos com 16 ou mais pessoas 15%

3 - Estudante*: 10% - código do cupom ESTU10-W6L-F1J

*Válido apenas para estudantes de graduação. Envie cópia da carteira de faculdade/escola, boleto bancário ou a declaração de escolaridade emitida pela unidade de ensino para: centrodeformacao@cfvila.com.br

Para outras possibilidades entrar em contato com o Centro de Formação (11) 3751-9677 / (11) 94283-2212 ou centrodeformacao@cfvila.com.br

4 - Bioma Educação*: Os profissionais das escolas da Bioma Educação podem se beneficiar de descontos variados nas ações formativas ofertadas pelo Centro de Formação da Vila. Informe-se para saber o percentual de desconto dos cursos de seu interesse, pois eles variam de acordo com as características de cada proposta.

Centro de Formação da Vila - 2024
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