Repensando a escola: teorias e práticas para uma educação antirracista - Percurso completo
- Formador: Bianca Laurino e Fábio Conceição
- Inscrições abertas!
- Agenda: 18/03 a 09/09/2025
- Carga Horária: 40 horas
- Horário: 19h00 às 21h00
- Encontros síncronos: via meet
- Valor com desconto: até 07/02/2025 - 10x de R$ 209,00 sem juros no cartão de crédito
- Valor com desconto: até 28/02/2025 - 10x de R$ 213,50 sem juros no cartão de crédito
- Valor: a partir de 01/03/2025 - 10x de R$ 224,60 sem juros no cartão de crédito
Público-alvo: Educadores/as de todos os segmentos da Educação Básica, bem como outros/as profissionais da educação que tenham interesse na construção de uma cultura antirracista dentro de suas comunidades educativas.
A Trilha “Repensando a escola: teorias e práticas para uma educação antirracista” oferece formação teórica e prática voltada para a construção de estratégias pedagógicas antirracistas e decoloniais que, articulando diversas áreas do conhecimento, buscam contribuir para que educadores/as se capacitem para a efetiva implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 – que há mais de vinte anos instituem a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura africana, afrobrasileira e indígena nas escolas do país. Ainda que as relações étnico-raciais estejam no centro de vários dos principais desafios a serem enfrentados pela educação contemporânea, a falta de recursos para mobilizar a questão de maneira transversal no currículo e, de modo geral, na escola, ainda é um obstáculo comum identificado por professores/as e coordenadores/as.
Nesse sentido, a Trilha “Repensando a escola: teorias e práticas para uma educação antirracista” tem como objetivo provocar o diálogo, a reflexão e a troca de práticas que fortaleçam educadores/as de diferentes segmentos escolares no processo de concepção, elaboração e realização de práticas pedagógicas antirracistas. Para tanto, ao longo de quatro módulos, serão oferecidas diferentes abordagens, incluindo formulações conceituais, exemplos práticos e possibilidades de adaptação de recursos didáticos. Serão enfocados pontos de partida para a construção de currículos antirracistas; práticas formativas de literatura negro-brasileira; a importância dos territórios como espaços educadores; e encaminhamentos de casos de racismo no contexto escolar.
Fornecer subsídios teóricos e práticos para que educadores/as se tornem cada vez mais capazes de atuar na construção de uma cultura antirracista nas escolas, o que inclui implementar efetiva e eficazmente as Lei 10.639/03 e 11.645/08. Por meio do compartilhamento de práticas pedagógicas e da elaboração coletiva de recursos, espera-se que, ao final do percurso, os/as participantes:
- Tenham repertório de reflexões e práticas para guiar suas escolhas pedagógicas a partir da perspectiva étnico-racial;
- Compreendam conceitos que estruturam e fundamentam as práticas de uma educação antirracista comprometida;
- Reconheçam o quanto a perspectiva afrorreferenciada pode contribuir para a elaboração de práticas pedagógicas antirracistas, desenvolvendo a capacidade de construir estratégias e/ou de se apropriar de recursos para sua incorporação em sala de aula;
- Realizem escolhas pedagógicas de reparação étnico-racial no cotidiano escolar;
- Identifiquem caminhos possíveis para lidar com casos de racismo que acontecem na escola envolvendo estudantes.
- Exposição teórica e dialogada;
- Tematização da prática;
- Aprendizagem entre pares;
- Exploração de diferentes produções e experiências pedagógicas de perspectiva antirracista;
- Compartilhamento de referências para planejamentos de atividades.
Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.
Módulo 1: Educação para as relações étnico-raciais: da teoria às práticas intencionais de enfrentamento ao racismo no ambiente escolar
Aula 1: 3ª feira, 18.03.2025, das 19h às 21h (online, síncrona)
Aula 2: 3ª feira, 23.03.2025, das 19h às 21h (online, síncrona)
Aula 3: 3ª feira, 01.04.2025, das 19h às 21h (online, síncrona)
Aula 4: 3ª feira, 08.04.2025, das 19h às 21h (online, síncrona)
*2 horas de atividades assíncronas ocorrerão ao longo do módulo.
Módulo 2: Tessituras negras: ateliê de leituras literárias e práticas formativas
Aula 1: 3ª feira, 22.04.2025, das 19h às 21h (online, síncrona)
Aula 2: 3ª feira, 29.04.2025, das 19h às 21h (online, síncrona)
Aula 3: 3ª feira, 06.05.2025, das 19h às 21h (online, síncrona)
Aula 4: 3ª feira, 13.05.2025, das 19h às 21h (online, síncrona)
*2 horas de atividades assíncronas ocorrerão ao longo do módulo.
Módulo 3: Território, Corpo e Vivências: os estudos de campo numa perspectiva decolonial
Aula 1: 3ª feira, 27.05.2025, das 19h às 21h (online, síncrona)
Aula 2: 3ª feira, 03.06.2025, das 19h às 21h (online, síncrona)
Aula 3: 3ª feira, 10.06.2025, das 19h às 21h (online, síncrona)
Aula 4: 3ª feira, 17.06.2025, das 19h às 21h (online, síncrona)
*2 horas de atividades assíncronas ocorrerão ao longo do módulo.
Módulo 4: Lidando com casos de racismo na escola: por onde começar?
Aula 1: 3ª feira, 19.08.2025, das 19h às 21h (online, síncrona)
Aula 2: 3ª feira, 26.08.2025, das 19h às 21h (online, síncrona)
Aula 3: 3ª feira, 02.09.2025, das 19h às 21h (online, síncrona)
Aula 4: 3ª feira, 09.09.2025, das 19h às 21h (online, síncrona)
*2 horas de atividades assíncronas ocorrerão ao longo do módulo.
Ao final da última aula, o/a participante será convidado a preencher um breve questionário de avaliação do curso.
O preenchimento dessa avaliação e a presença a, ao menos, 75% do total de horas são condições indispensáveis para a certificação.
O arquivo com a gravação do encontro é disponibilizado no dia seguinte a cada aula, mas ressaltamos que assistir às gravações não implica recebimento de presença
Forma de pagamento:
- Cartão de crédito: em até 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
- Boleto bancário: somente 1 parcela. O boleto será enviado por e-mail (utilizamos o sistema TOTVS). Envio em até 48 horas após a compra.
*Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.
- Para fazer pagamentos via PIX utilize a chave 26.643.740/0001-30 e envie o comprovante para centrodeformacao@cfvila.com.br. A inscrição será confirmada após o recebimento do comprovante.
DESCONTO
Atenção! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição – utilize o código do cupom no momento do pagamento.
1 - Rede pública e ONGs*: 15% - código do cupom REDPUBL-5FJ-LS3-15
*Envie cópia do comprovante mensal de rendimentos/holerite, cópia da carteira de escola, para centrodeformacao@cfvila.com.br
2- Desconto especial para grupos:
Desconto | |
Grupos de 5 a 9 pessoas | 5% |
Grupos de 10 a 15 pessoas | 10% |
Grupos com 16 ou mais pessoas | 15% |
3 - Estudante*: 10% - código do cupom ESTU10-W6L-F1J
*Válido apenas para estudantes de graduação. Envie cópia da carteira de faculdade/escola, boleto bancário ou a declaração de escolaridade emitida pela unidade de ensino para: centrodeformacao@cfvila.com.br
Para outras possibilidades entrar em contato com o Centro de Formação (11) 3751-9677 / (11) 94283-2212 ou centrodeformacao@cfvila.com.br
4 - Bioma Educação*: Os profissionais das escolas da Bioma Educação podem se beneficiar de descontos variados nas ações formativas ofertadas pelo Centro de Formação da Vila. Informe-se para saber o percentual de desconto dos cursos de seu interesse, pois eles variam de acordo com as características de cada proposta.