A revisão de textos em língua portuguesa – Níveis do texto e intervenções didáticas – Módulo 2

Formador: Angela Kim

A revisão é parte integrante da escrita e constitui situação privilegiada para a abordagem de aspectos relativos aos mais diferentes níveis do texto. Como encaminhar a revisão de textos na escola? Para responder a essa questão, é preciso refletir sobre o objeto de conhecimento, sobre como os alunos aprendem e, finalmente, sobre como ensinar. Felizmente, inúmeras pesquisas em diferentes áreas (linguagem, psicologia cognitiva, didática) oferecem conceitos relevantes para compreendermos o processo de revisão e para tomarmos decisões didáticas.
No segundo módulo deste curso, conheceremos e discutiremos propostas de revisão com base em pautas diversas. Para isso, e para que os participantes possam elaborar pautas, serão estudados alguns conceitos das ciências da linguagem e conceitos ligados ao ensino de gramática, para uma breve reflexão sobre nível de aprofundamento/generalização de conhecimentos textuais.
  • Trajetória: Trajetória 1 ano - híbrida - livre, Trajetória 1 ano - online - livre, Trajetória 2 anos - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - online - livre
  • Carga horária: 15 horas
  • Tipo: Online
  • Público alvo: Para professores de Língua Portuguesa e coordenadores dos anos finais do Fundamental 1, do Fundamental 2 e do Ensino Médio.
REF: 245-2-4-1-1-3-1-1 Categoria

Descrição

Em breve!

  1.  Discutir parâmetros para a escolha de focos de revisão.
  2. Estudar alguns conceitos linguísticos relevantes para a análise da produção dos alunos e para as intervenções do professor (discurso, texto e gramática; gênero discursivo e tipo textual).
  3. Conhecer propostas de pautas de revisão.

Níveis do texto; gênero discursivo e tipo textual; discurso, texto e gramática; processos cognitivos da revisão (comparação, diagnóstico e operação); conteúdos em ação, reflexão e sistematização.

Semana inicial: O que revisar?

  • A escolha de aspectos a serem revisados.

Semana 1: O texto.

  • Discurso, texto e gramática.
  • Gênero discursivo e tipo textual.
Semana 2: As pautas de revisão.
  • Processos cognitivos da revisão: Comparação, Diagnóstico e Operação.
  • Conteúdos em ação, reflexão e sistematização.
  • Textos intermediários.

Fóruns de discussão sobre as concepções e as práticas docentes dos participantes, apresentação de conceitos ligados ao tema, leitura de textos teóricos, análise de atividades de revisão e produções textuais de alunos da Escola da Vila, elaboração de propostas didáticas.

Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.

É importante que o aluno tenha um computador com condições mínimas para participar das atividades do curso, de modo que não seja prejudicado pelo tipo de acesso à internet. E como haverá o uso de vídeos, é indicado que o aluno possa acessar a web via banda larga ou 3G.

É indispensável a instalação do Adobe Reader ou outro leitor de arquivos PDF, e preferencialmente a utilização do navegador Chrome v.60.x ou versão posterior, que pode ser instalado gratuitamente em seu computador acessando o endereço: http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/.

É importante que o aluno tenha um computador com condições mínimas para participar das atividades do curso, de modo que não seja prejudicado pelo tipo de acesso à internet. E como haverá o uso de vídeos, é indicado que o aluno possa acessar a web via banda larga ou 3G.

É indispensável a instalação do Adobe Reader ou outro leitor de arquivos PDF, e preferencialmente a utilização do navegador Chrome v.60.x ou versão posterior, que pode ser instalado gratuitamente em seu computador acessando o endereço: http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/.

Em breve!