Assessoria em Educação para as relações étnico-raciais - Colégio Senhora de Fátima
- Formador: Silvane Silva
- Inscrições abertas!
PROPOSTA PEDAGÓGICA
Os primeiros passos de qualquer estratégia que vise à superação do racismo no ambiente escolar passa por afinar e reeducar o olhar e a escuta para identificar as situações do cotidiano que possam contribuir para a afirmação da existência de uma hierarquia racial entre humanos. Cabe aos educadores e educadoras preocupados em enfrentar o racismo nas escolas desnaturalizar o epistemicídio e o apagamento dos conhecimentos produzidos pelos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas no currículo escolar e desenvolver práticas intencionais na construção de equidade racial no processo de aprendizagem.
Para tanto, será preciso explorar princípios básicos para aliar conhecimentos curriculares a práticas intencionais para a efetivação de uma Educação para as Relações Étnico-Raciais. Nesse sentido, compreender a importância do deslocamento de perspectiva das abordagens curriculares pautadas pelo eurocentrismo para uma abordagem transversal de conteúdos antirracistas é fundamental.
Tendo em vista tais premissas, a formação que oferecemos começa com uma palestra voltada à reflexão sobre:
- a importância da valorização das memórias negras e indígenas no cotidiano escolar;
- a forma como vozes, memórias e histórias foram apagadas da história e dos currículos;
- a nossa responsabilidade, como educadores, pela construção de currículos socialmente justos.
Ao final da palestra, serão apresentados materiais para estudo, associados a uma proposta inicial de reflexão didática. Essa proposta será retomada nos encontros online síncronos, que ocorrerão quinzenalmente. Ao longo dos encontros, os conteúdos se aprofundarão e darão origem a novas discussões e produções da equipe.
Ao final do percurso de 4 encontros, os participantes estarão preparados para revisar ou criar uma proposta didática, a ser compartilhada em um Painel de Boas Práticas, mediado pela assessora.
Público
Cerca de 100 educadores - 50 atuando na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental; 50 atuando nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
Objetivos
Fornecer subsídios teóricos e práticos para que educadores/as se tornem cada vez mais capazes de atuar na construção de uma cultura antirracista nas escolas, o que inclui implementar efetiva e eficazmente as Lei 10.639/03 e 11.645/08. Por meio do compartilhamento de práticas pedagógicas e da elaboração coletiva de recursos, espera-se que, ao final do percurso, os/as participantes:
Tenham repertório de reflexões e práticas para guiar suas escolhas pedagógicas a partir da perspectiva étnico-racial;
Compreendam conceitos que estruturam e fundamentam as práticas de uma educação antirracista comprometida;
Reconheçam o quanto a perspectiva afrorreferenciada pode contribuir para a elaboração de práticas pedagógicas antirracistas, desenvolvendo a capacidade de construir estratégias e/ou de se apropriar de recursos para sua incorporação em sala de aula;
Realizem escolhas pedagógicas de reparação étnico-racial no cotidiano escolar.
Abordagem metodológica
- Exposição teórica e dialogada;
- Leitura guiada de materiais teóricos;
- Tematização da prática;
- Aprendizagem entre pares;
- Exploração de diferentes produções e experiências pedagógicas de perspectiva antirracista;
- Compartilhamento de referências para planejamentos de atividades;
- Compartilhamento de práticas pedagógicas dos educadores que participam da assessoria.
- Honorário do(a) formador(a)
- Ambiente virtual especialmente criado para a assessoria
- Traslados
- Alimentação do(a) formador(a)