Assessoria em Educação para as relações étnico-raciais - Colégio Senhora de Fátima


PROPOSTA PEDAGÓGICA

Os primeiros passos de qualquer estratégia que vise à superação do racismo no ambiente escolar passa por afinar e reeducar o olhar e a escuta para identificar as situações do cotidiano que possam contribuir para a afirmação da existência de uma hierarquia racial entre humanos. Cabe aos educadores e educadoras preocupados em enfrentar o racismo nas escolas desnaturalizar o epistemicídio e o apagamento dos conhecimentos produzidos pelos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas no currículo escolar e desenvolver práticas intencionais na construção de equidade racial no processo de aprendizagem.

Para tanto, será preciso explorar  princípios básicos para aliar  conhecimentos curriculares a práticas intencionais para a efetivação de uma Educação para as Relações Étnico-Raciais. Nesse sentido, compreender a importância do deslocamento de perspectiva das abordagens curriculares pautadas pelo eurocentrismo para uma abordagem transversal de conteúdos antirracistas é fundamental. 

Tendo em vista tais premissas, a formação que oferecemos começa com uma palestra voltada à reflexão sobre: 

  • a importância da valorização das memórias negras e indígenas no cotidiano escolar; 
  • a forma como vozes, memórias e histórias foram apagadas da história e dos currículos; 
  • a nossa responsabilidade, como educadores, pela construção de currículos socialmente justos. 

Ao final da palestra, serão apresentados materiais para estudo, associados a uma proposta inicial de reflexão didática. Essa proposta será retomada nos encontros online síncronos, que ocorrerão quinzenalmente. Ao longo dos encontros, os conteúdos se aprofundarão e darão origem a novas discussões e produções da equipe. 

Ao final do percurso de 4 encontros, os participantes estarão preparados para revisar ou criar uma proposta didática, a ser compartilhada em um Painel de Boas Práticas, mediado pela assessora.  

Público

Cerca de 100 educadores - 50 atuando na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental; 50 atuando nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. 

Objetivos

Fornecer subsídios teóricos e práticos para que educadores/as se tornem cada vez mais capazes de atuar na construção de uma cultura antirracista nas escolas, o que inclui implementar efetiva e eficazmente as Lei 10.639/03 e 11.645/08. Por meio do compartilhamento de práticas pedagógicas e da elaboração coletiva de recursos, espera-se que, ao final do percurso, os/as participantes:

Tenham repertório de reflexões e práticas para guiar suas escolhas pedagógicas a partir da perspectiva étnico-racial;

Compreendam conceitos que estruturam e fundamentam as práticas de uma educação antirracista comprometida; 

Reconheçam o quanto a perspectiva afrorreferenciada pode contribuir para a elaboração de práticas pedagógicas antirracistas, desenvolvendo a capacidade de construir estratégias e/ou de se apropriar de recursos para sua incorporação em sala de aula;

Realizem escolhas pedagógicas de reparação étnico-racial no cotidiano escolar. 

Abordagem metodológica

  • Exposição teórica e dialogada;
  • Leitura guiada de materiais teóricos; 
  • Tematização da prática; 
  • Aprendizagem entre pares;
  • Exploração de diferentes produções e experiências pedagógicas de perspectiva antirracista;
  • Compartilhamento de referências para planejamentos de atividades; 
  • Compartilhamento de práticas pedagógicas dos educadores que participam da assessoria. 



FORMA DE PAGAMENTO 
O  pagamento poderá ser efetuado através de cartão de crédito (10x), boleto ou PIX (à vista).

INCLUSO: 
  • Honorário do(a) formador(a)
  • Ambiente virtual especialmente criado para a assessoria
  • Traslados 
  • Alimentação do(a) formador(a)




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