Aprendizagem da Matemática somente a partir da resolução de problemas. Será?!
- Programação de Verão
- Formador: Aleksandra Franco (Leka)
- Em lista de espera!
- Agenda: 29/01 a 01/02/2024
- Carga Horária: 10 horas
- Valor com desconto: R$ 325,00 até 20/12/2023
- Valor: R$ 342,00 a partir de 21/12/2023
Para professores e orientadores das séries iniciais do Ensino Fundamental I.
O ensino da Matemática a partir da resolução de problemas é tido como uma premissa para a aprendizagem das crianças. Mas será que isso basta?
Este curso pretende abordar como se dá o processo de aprendizagem da matemática e discutir o conceito de situação-problema/resolução de problemas. O que é, quando propor, como e onde isso aparece na sala de aula, a partir de discussões teóricas, análise e reflexão de atividades.
- Conhecer pesquisas que oferecem subsídios para compreensão do processo de aprendizagem;
- Refletir acerca do conceito de resolução de problemas;
- Explicitar como o conhecimento gerado em situações de pesquisa pode apoiar o trabalho didático;
- Refletir sobre intervenções docentes que partem do conhecimento das crianças para elaborar situações problemas que levem à aprendizagem;
- Analisar produções das crianças e compreender suas elaborações, avançando na reflexão sobre o conceito de erro;
- Analisar e refletir sobre as discussões produtivas nas aulas de matemática.
- Como as crianças aprendem
- O que são problemas
- Reflexão sobre resolução de problemas
- Análise de produções e vídeos
- Reflexão sobre conceito de erro
- Situações problema
- Discussões produtivas nas aulas de matemática
- Análise de atividades
- Avaliação e fechamento
Ao longo do curso, os participantes serão convidados a analisar produções infantis, refletir acerca das elaborações e hipóteses em relação ao ensino a partir da resolução de problemas, compreender o que pensam as crianças na construção do conceito do número. Os encontros contarão com diversas propostas que pretendem tematizar as práticas de sala de aula à luz da bibliografia de referência. Para isso, contaremos com:
- Leitura, apresentação e discussão de investigações didáticas sobre ensino e aprendizagem de conhecimentos matemáticos
- Análise de materiais didáticos
- Análise de produções de alunos
- Análise de situações de sala de aula
Data de início: 29 de janeiro de 2024
Carga horária total: 10 horas
Data/hora | Atividade |
29 de janeiro - 19h às 21h | Aula 1: síncrona |
30 de janeiro - 19 às 21h | Aula 2: síncrona |
31 de janeiro - 19h às 21h | Aula 3: síncrona |
01 de fevereiro - 19 às 21h | Aula 4: síncrona |
29/01 a 01/02 r | O aluno precisará dedicar duas horas para a realização das propostas online |
Em um curso online, sem a presença física dos inscritos, é fundamental a verificação das interações e contribuições de cada participante, tanto nos momentos síncronos quanto nas atividades do AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, seja em forma de texto ou outros formatos.
Para receber esta certificação é necessário participar de quatro das cinco atividades oferecidas. São elas: quatro encontros síncronos (cada encontro conta como uma atividade) e o conjunto das atividades assíncronas.
Ao final, depois de realizar uma breve avaliação sobre o curso, o participante terá a liberação de um certificado de aprovação com a indicação da carga horária. Aqueles que não participarem da quantidade mínima de atividades (quatro, no mínimo) não receberão o certificado.Importante: a participação nos encontros síncronos é condição indispensável para atribuição de presença. O acesso às gravações dos encontros só será disponibilizado após o término do curso e não implicará em recebimento de presença.
É importante que o aluno tenha um computador com condições mínimas para participar das atividades do curso, de modo que não seja prejudicado pelo tipo de acesso à internet. E como haverá o uso de vídeos, é indicado que o aluno possa acessar a web via banda larga ou 4G.
É indispensável a instalação do Adobe Reader ou outro leitor de arquivos PDF, e preferencialmente a utilização do navegador Chrome v.60.x ou versão posterior, que pode ser instalado gratuitamente em seu computador acessando o endereço: http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/.
O CENTRO DE FORMAÇÃO oferece a inscrição online, uma forma prática e rápida de você participar de nossa formação. Toda a operação de pagamento é feita com a máxima segurança, diretamente no site.
1 - Consulte os descontos, verifique as regras e aplique o cupom antes de finalizar a compra.
ATENÇÃO! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição - utilize o cupom no momento do pagamento.
2 - Para compra institucional boleto, faça login (ou cadastro) com dados da instituição. Após a confirmação do pagamento, enviaremos cupom para que a instituição entregue aos educadores que participarão do curso. Escolha quantos cursos quiser e faça uma única compra com CNPJ.
3- Confirmação de matrícula:
- Cartão de crédito: imediata.
- Boleto bancário: após pagamento.
- PIX: após pagamento.
4 - Lista de espera: como as vagas são limitadas, as inscrições acima da capacidade máxima serão direcionadas para a lista de espera. Inscrições direcionadas para a lista de espera não garantem a participação no curso esperado e serão confirmadas por telefonema da equipe do Centro de Formação, de acordo com novas vagas.
5 - Material de apoio: todo o material para sua formação será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Não disponibilizamos material impresso. Leve sempre o seu EQUIPAMENTO para acesso aos recursos postados na web (notebook, netbook ou tablet). Mesmo utilizando equipamento digital, é conveniente ter em mãos um caderno ou bloco de notas para realizar anotações “de próprio punho”.
6 - Formas de pagamento*:
- Cartão de crédito: 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
- Boleto bancário: será enviado por e-mail - trabalhamos com sistema TOTVS. Envio em até 48 horas após a realização da compra
*Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária. - Para fazer pagamentos via PIX utilize a chave 26.643.740/0001-30 e envie o comprovante para centrodeformacao@cfvila.com.br. A inscrição será confirmada após o recebimento do comprovante.
7 - Emissão de nota fiscal: emitimos Nota Fiscal Paulistana, pelo site da Prefeitura de São Paulo, em nome do favorecido indicado no ato da inscrição. Caso o favorecido já tenha cadastro no site da Prefeitura de São Paulo, receberá o documento diretamente no e-mail cadastrado no site da Prefeitura. Caso não possua cadastro, basta fazer um passo a passo bem simples:
- Acesse o site da Prefeitura.
- Preencha seus dados no formulário.
- Clique no link do e-mail de confirmação.
8 - Certificação: emitimos certificado digital para alunos com frequência mínima de 75% da carga horária total.
Para mais informações, entre em contato com nossa equipe de atendimento pelo (11) 3751-9677 / WhatsApp (11) 94283-2212 ou centrodeformacao@cfvila.com.br.
VALOR:
até 20/12/2023 | a partir de 21/12/2023 | |
Online - 10hrs. | R$325,00 | R$342,00 |
Forma de pagamento:
- Cartão de crédito: em até 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
-
Boleto bancário: somente 1 parcela. O boleto será enviado por e-mail
(utilizamos o sistema TOTVS). Envio em até 48 horas após a compra.
*Os
pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início
do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito
ou transferência bancária.
- Para pagamentos via PIX, faça primeiro a inscrição no site clicando em "Confirmar Pedido", e depois utilize a chave 26.643.740/0001-30 para
pagamento e envie o comprovante para centrodeformacao@cfvila.com.br. A
inscrição será confirmada mediante o recebimento do comprovante.
DESCONTO
Atenção! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição – utilize o código do cupom no momento do pagamento.
1 - Rede pública e ONGs*: 20% - código do cupom REDP20-PRM-B4O.
2- Desconto especial para grupos:
Desconto | |
Grupos de 5 a 9 pessoas | 5% |
Grupos de 10 a 15 pessoas | 10% |
Grupos com 16 ou mais pessoas | 15% |
3 - Estudante*: 10% - código do cupom ESTU10-W6L-F1J
*Válido
apenas para estudantes de graduação. Envie cópia da carteira de
faculdade/escola, boleto bancário ou a declaração de escolaridade
emitida pela unidade de ensino para: inscricao@cfvila.com.br
Para outras possibilidades entrar em contato com o Centro de Formação (11) 3751-9677 / (11) 94283-2212 ou inscricao@cfvila.com.br
4 - Grupo de escolas Bahema:
Desconto de 50% para educadores Bahema, envie um e-mail para inscricao@cfvila.com.br e solicite o seu código.
Sujeito à disponibilidade de vagas.
Para
outras possibilidades entrar em contato com o Centro de Formação (11)
3751-9677 / (11) 94283-2212 ou inscricao@cfvila.com.br .