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Minha turma é difícil! O que fazer, ainda mais diante dos desafios que se apresentam no contexto pós-pandemia?

O que caracteriza um grupo desafiador?
Quais são as perturbações escolares vividas pelos diferentes atores?
Quais são as principais análises propostas para explicar esses fatos?
Quais são as intervenções e os encaminhamentos possíveis?
Qual o papel do educador reflexivo nesse contexto?
Essas são algumas das perguntas que nos surgem diante de uma turma desafiadora.

Um dos exercícios do educador ou da educadora é realizar uma leitura reflexiva dos acontecimentos e seus atores para então buscar as possíveis estratégias de intervenção e encaminhamentos para que se experimente uma convivência ética e democrática em sala de aula, favorecendo consideravelmente a aprendizagem.

O professor reflexivo em uma escola reflexiva

O professor reflexivo vai muito além de ser um reprodutor de ideias e práticas externas a ele, pois busca desenvolver a consciência e a reflexão contínuas em sua prática, encontrando a própria maneira de agir e de realizar as intervenções, unidas ao conhecimento técnico imprescindível na ação educativa.
Realiza um frequente diálogo triplo: consigo próprio, com os outros e com a própria situação que se apresenta.
Os registros reflexivos são um poderoso auxiliar nesse processo, assim como os registros de acompanhamento da aprendizagem das crianças, balizando reajustes dos processos pedagógicos e educacionais.

Contexto pós-pandemia

Nesse contexto, os conflitos, esperados na convivência entre as crianças, se fazem ainda mais presentes. Afinal, houve poucas oportunidades de interação no período de isolamento social. Buscar ferramentas e recursos para realizar as intervenções nessas situações faz parte da formação do professor, voltando ao movimento inicial aqui proposto: a leitura reflexiva dos fatos a fim de promover o desenvolvimento afetivo e a autonomia moral nas crianças.

Além disso, tem sido observada atualmente no contexto pós-pandemia maior diversidade nos processos de aprendizagem, levando em conta o ensino a distância, que trouxe diversos desafios pedagógicos. Planejar novas possibilidades de agrupamentos, observando detidamente as necessidades das crianças – individuais e do grupo – e as atividades diversificadas são alguns dos recursos para favorecer a aprendizagem.

Escrito por Luciana Janovitz – formadora do Centro de Formação da Vila

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