Programação de Inverno



PROGRAMAÇÃO DE INVERNO 2019

Uma semana, no final de julho, com atividades de fortalecimento das aprendizagens profissionais que a primeira metade do ano letivo costuma proporcionar.
INSCRIÇÕES ABERTAS -  dias 22 e 23 - 24 e 25 de julho 2019 – Escola da Vila, Unidade Morumbi

Conheça as Trajetórias de desenvolvimento profissional - Percurso formativo consistente a um preço mais acessível.

Programa de bolsas - EDITAL Nº 02/2019, inscrições até  23 de maio, divulgação dos habilitados dia 28 de maio, lista de bolsistas dia  4 de junho de 2019.

Programa de bolsas - EDITAL Nº 02/2019. Conheça a lista de selecionados primeira etapa (link)
Programa de bolsas - EDITAL Nº 02/2019. Conheça a lista de bolsistas selecionados (link)



Teorizar sobre a prática: o que se aprende quando investigamos crianças de 7 anos revisando um texto

Miruna Kayano

EVENTO GRATUITO - Dia 22 de julho - com  Miruna Kayano. Quando as crianças aprendem a produzir textos de qualidade? De que forma a escola pode avançar em sua prática para proporcionar um ambiente no qual as pro..

É tudo verdade? Os documentários em tempos de fake news

Lawrence Wahba

EVENTO GRATUITO - Dia 24 de julho - com  Lawrence Wahba. O documentarista de natureza Lawrence Wahba nos convida a uma reflexão sobre a veracidade das informações que recebemos da mídia. A partir do gênero docu..

Alfabetização: desafios na Educação Infantil e nos anos Iniciais do Fundamental - Esgotado

Miruna Kayano

2ª turma dias 24 e 25 de julho - (Poucas vagas) (clique aqui)Dias 22 e 23 de julho - Para professores e orientadores de alunos de final de Educação Infantil e início do Fundamental 1 (1º e 2º anos).O ..

Quem manda aqui sou eu? A dúvida da família contemporânea

Andrea Polo

Dias 22 e 23 de julho - Para profissionais de Educação Infantil e 1º ano do Fundamental 1.É crescente o número de atendimentos que temos feito as famílias que nos procuram para ajudá-las a pensar sobre o papel da autorid..

Choros, mordidas e brincadeiras: encontros e desencontros nas relações e interações com as famílias e as crianças pequenas

Ana Paula Yazbek

Dias 22 e 23 de julho - Para professores e coordenadores do segmento 0 a 3 anos da Educação Infantil. No dia a dia com as crianças pequenas, lidamos com muitas situações desafiadoras com as crianças e suas famí..

Janelas para o mundo: o que podemos aprender com os currículos de EI na Austrália, Nova Zelândia e Reggio Emília?

Fernanda Flores

(Em lista de espera)Dia 22 e 23 de julho - Para profissionais que atuam na Educação Infantil e/ou interessados em propostas curriculares e na BNCC.O curso organiza e apresenta uma síntese sobre os currículos para a Educa..

O atendimento à diversidade no cotidiano da sala de aula: possibilidades e desafios didáticos e de aprendizagem

Adriana Reali e Maria Fernanda Veloso

(Poucas vagas)Dias 22 e 23 de julho - Para profissionais do fundamental 1Algumas vezes o professor se sente sozinho em seu fazer pedagógico, o que gera uma sensação de fracasso quando os objetivos não são alcançados..

A capoeira e as práticas corporais de aventura na Educação Física escolar

Marcos Santos Mourão e Denis Prado

Dias 22 e 23 de julho - Este curso é voltado para os professores de Educação Física do Ensino Fundamental 1 e 2 (Práticas Corporais de Aventura) e professores de capoeira e Educação Física do Ensino Fundamental 1.  ..

Trabalho em grupo, trabalho de campo e seminários: reflexões sobre o valor das experiências compartilhadas de aprendizagem

Cristina Machado Maher

Dias 22 e 23 de julho - Para profissionais do Fundamental 2 e Médio que atuam no planejamento e/ou na condução de trabalhos de campo envolvendo estudantes do F2 e EM.Este curso tem como propósito criar espaços de reflexã..

Práticas de Estudo em Meios Digitais: como se preparar para o trabalho pedagógico neste cenário

Helena Andrade Mendonça

Dias 22 e 23 de julho -  Este curso é destinado a professores e coordenadores que atuam no Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio e se interessam sobre como o digital impacta a prática pedagógica num uso moderado ..

Alfabetização: desafios na Educação Infantil e nos anos Iniciais do Fundamental - 2ª turma

Miruna Kayano

(Poucas vagas)Dias 24 e 25 de julho - Para professores e orientadores de alunos de final de Educação Infantil e início do Fundamental 1 (1º e 2º anos).O que significa atuar como professor alfabetizador? Basta c..

Que desafios cabem às crianças pequenas? A relação entre o trabalho com a oralidade, os campos de experiência e os direitos de aprendizagem da BNCC

Daniela Munerato

Dias 24 e 25 de julho - Para professores de Educação Infantil e 1º ano e coordenadores ou orientadores interessados no tema.Durante o curso, teremos oportunidade para refletir sobre o trabalho realizado com a oralidade n..

Contagem e registro na Educação Infantil

Juliana Karina Oliveira

Dias 24 e 25 de julho - Para profissionais de educação infantilBolinhas, risquinhos e números: a potencialidade do registro nas salas de Educação Infantil será objeto de análise neste curso, quando discutiremos situações..

O mundo de ponta cabeça: o universo infantil a partir de proposições artísticas

Marisa Szpigel (Zá)

Dias 24 e 25 de julho - A orientadores, professores de arte, professores da Educação Infantil e dos primeiros anos do Fundamental 1.Materialidade? Brincar? Processo criador? Singularidade? Potencialidade? Empatia? Como e..

Reescrever textos – Quando, como, por quê?

Claudia Tenório Cavalcanti

Dias 24 e 25 de julho - Para profissionais que atuam na série final de Educação Infantil (alunos de 5 anos de idade) e nas séries iniciais do Ensino Fundamental I (alunos de 6 a 8 anos de idade).Já há muito tempo a reesc..

Currículo: função social da escola, individualização de percursos e BNCC

Francisco Manuel

Dias 24 e 25 de julho - Para Professores, coordenadores e diretores de Ensino Fundamental e Médio  O currículo é tradicionalmente entendido como um conjunto de conteúdos que devem ser aprendidos pelos alunos a..

Ler, refletir, discutir, compartilhar: o papel das discussões literárias na formação do leitor

Luiza Moraes

Dia 24 e 25 julho - Professores de língua portuguesa e literatura de Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio; coordenadores e orientadores de Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Nos dias de hoje, a escola é, por excelência..

Tecnologias no ensino da matemática

Gislaine Carvalho Rasi e Renata Akemi

Dias 24 e 25 de julho - Professores de Matemática e coordenadores do Ensino Fundamental  2.  Cada vez mais a tecnologia está presente na nossa vida e dentro das escolas. Segundo Coll (2010), a incorporaç..

As 4 etapas da avaliação formativa: desencadear, observar, analisar e intervir (ou remediar)

Sandra Baumel Durazzo

Dias 24 e 25 de julho - Esta oficina se destina a professores, orientadores e demais profissionais de Educação que queiram se aprofundar nas práticas avaliativas. Os exemplos serão majoritariamente do ensino de língua in..

Exibindo de 1 a 19 do total de 19 (1 páginas)