Atividades diversificadas: avaliação e planejamento em salas de alfabetização

  • Cursos online
  • Formador: Beatriz Mugnani e Caroline Ferraz
  • Turma: 24INVES01
  • Inscrições abertas!
  • Agenda: 29/07 a 07/08/2024
  • Carga Horária: 10 horas
  • Horário: 19h às 21h00
  • Encontros síncronos: via meet
  • Valor com desconto: R$327,00 até 15/06/2024
  • Valor com desconto: R$337,00 até 15/07/2024
  • Valor: R$343,00 a partir de 16/07/2024

Para educadores que atuam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 

Estar em sala de aula é partir do pressuposto de que há diversidade de saberes entre as crianças do grupo. Essa tomada de consciência dos professores e professoras possibilita o alinhamento de expectativas de aprendizagem de cada sujeito, nos mobiliza a seguir observando profundamente os saberes de cada um e nos faz refletir sobre as práticas que realizamos para que cada um avance em seus conhecimentos. 

Este curso discutirá o contexto teórico e prático de propostas de atividades diversificadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco em suas potencialidades para aprender a ler e escrever. Além de discutir como avaliar, planejar e intervir nos momentos de atividades diversificadas, os participantes se envolverão em  atividades práticas de planejamento de situações didáticas para intervir na zona de desenvolvimento proximal, com o objetivo que as crianças avancem em seus conhecimentos. 



  • Refletir sobre a própria prática em relação às atividades diversificadas para aprender a ler e escrever, reconhecendo os desafios e potencialidades dessa prática em sala de aula.  
  • Ampliar o repertório teórico sobre a diversidade de conhecimentos na sala de aula e seus possíveis desdobramentos. 
  • Avaliar produções escritas de crianças, com o objetivo de refletir sobre o que se espera de cada momento conceitual em que os estudantes se encontram. 
  • Planejar situações didáticas para intervir na zona de desenvolvimento proximal, com o objetivo que as crianças avancem em seus conhecimentos. 


Encontro síncrono (2h): Exposição teórica, discussão coletiva e análise de produções infantis: a construção do conhecimento e a aquisição do sistema de escrita 

Atividade assíncrona (1h): Análise de produções e possíveis encaminhamentos na sala de aula 

Encontro síncrono (2h): Exposição teórica e discussão coletiva: avaliação diagnóstica e condições didáticas para as atividades diversificadas 

Atividade síncrona (1h): Leitura e registro 

Encontro síncrono: Atividade entre pares (2h): Elaboração de atividades diversificadas a partir de contexto dado pelas formadoras 

Encontro síncrono (2h): Retomada dos encontros anteriores e avaliação 


  • Apresentação expositiva 
  • Discussões coletivas 
  • Análises de produções infantis 
  • Análises de atividades diversificadas (vídeos). 
  • Atividade em pequenos grupos
  • Dupla conceitualização 


Data de início: 29 de julho de 2024

Carga horária total: 10 horas 


Data/hora
Atividade
29 de julho - 19h às 21hAula 1: síncrona
31 de julho  - 19h às 21hAula 2: síncrona
05 de agosto - 19h às 21h
Aula 3: síncrona
07 de agosto - 19h às 21hAula 4: síncrona
29/07 a 07/08
O aluno precisará dedicar duas horas para a realização das propostas online
Atenção: o curso tem quatro aulas síncronas  de 2h ao vivo, com transmissão online (via meet) e interação.

Em um curso online, sem a presença física dos inscritos, é fundamental a verificação das interações e contribuições de cada participante, tanto nos momentos síncronos quanto nas atividades do AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, seja em forma de texto ou outros formatos.

Para receber esta certificação é necessário participar de pelo menos 75% das atividades oferecidas. 

Ao final, depois de realizar uma breve avaliação sobre o curso, o participante terá a liberação de um certificado de aprovação com a indicação da carga horária. Aqueles que não participarem da quantidade mínima de atividades (75% no mínimo) não receberão o certificado.

Importante: a participação nos encontros síncronos é condição indispensável para atribuição de presença.  O acesso às gravações dos encontros só será disponibilizado após o término do curso e não implicará em recebimento de presença.

VALOR:


até 15/06/2024até 15/07/2024
a partir de 16/07/2024
Online - 10hrsR$327,00
R$337,00
R$343,00

Forma de pagamento:

  • Cartão de crédito: em até 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
  • Boleto bancário: somente 1 parcela. O boleto será enviado por e-mail (utilizamos o sistema TOTVS). Envio em até 48 horas após a compra.

*Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.

A inscrição será confirmada após o recebimento do comprovante.

DESCONTO

Atenção! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição – utilize o código do cupom no momento do pagamento.

1 - Rede pública e ONGs*: 15% - código do cupom REDPUBL-5FJ-LS3-15

*Envie cópia do comprovante mensal de rendimentos/holerite, cópia da carteira de escola, para centrodeformacao@cfvila.com.br

2 - Desconto especial para grupos: 


Descontos
Grupos de 5 a 9 pessoas
5%
Grupos de 10 a 15 pessoas
10%
Grupos com 16 ou mais pessoas
15%

3 - Estudante*: 10% - código do cupom ESTU10-W6L-F1J 

*Válido apenas para estudantes de graduação.

Envie cópia da carteira de faculdade/escola, boleto bancário ou a declaração de escolaridade emitida pela unidade de ensino para: centrodeformacao@cfvila.com.br

Para outras possibilidades, entrar em contato com o Centro de Formação (11) 3751-9677 / (11) 94283-2212 ou centrodeformacao@cfvila.com.br

4 - Bahema*: Os profissionais das escolas da Bahema Educação podem se beneficiar de descontos variados nas ações formativas ofertadas pelo Centro de Formação da Vila. Informe-se para saber o percentual de desconto dos cursos de seu interesse, pois eles variam de acordo com as características de cada proposta.

O CENTRO DE FORMAÇÃO oferece a inscrição online, uma forma prática e rápida de você participar de nossa formação. Toda a operação de pagamento é feita com a máxima segurança, diretamente no site.

1 - Consulte os descontos, verifique as regras e aplique o cupom antes de finalizar a compra.

ATENÇÃO! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição - utilize o cupom no momento do pagamento.

2 - Para compra institucional boleto, faça login (ou cadastro) com dados da instituição. Após a confirmação do pagamento, enviaremos cupom para que a instituição entregue aos educadores que participarão do curso. Escolha quantos cursos quiser e faça uma única compra com CNPJ.

3- Confirmação de matrícula:

  • Cartão de crédito: imediata.
  • Boleto bancário: após pagamento.
  • PIX: após pagamento.

4 - Lista de espera: como as vagas são limitadas, as inscrições acima da capacidade máxima serão direcionadas para a lista de espera. Inscrições direcionadas para a lista de espera não garantem a participação no curso esperado e serão confirmadas por telefonema da equipe do Centro de Formação, de acordo com novas vagas.

5 - Material de apoio: todo o material para sua formação será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Não disponibilizamos material impresso. Leve sempre o seu EQUIPAMENTO para acesso aos recursos postados na web (notebook, netbook ou tablet). Mesmo utilizando equipamento digital, é conveniente ter em mãos um caderno ou bloco de notas para realizar anotações “de próprio punho”.

6 - Formas de pagamento*:

  • Cartão de crédito: 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
  • Boleto bancário: será enviado por e-mail - trabalhamos com sistema TOTVS. Envio em até 48 horas após a realização da compra
    *Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.
  • Para fazer pagamentos via PIX utilize a chave 26.643.740/0001-30 e envie o comprovante para centrodeformacao@cfvila.com.br. A inscrição será confirmada após o recebimento do comprovante.

7 - Emissão de nota fiscal: emitimos Nota Fiscal Paulistana, pelo site da Prefeitura de São Paulo, em nome do favorecido indicado no ato da inscrição. Caso o favorecido já tenha cadastro no site da Prefeitura de São Paulo, receberá o documento diretamente no e-mail cadastrado no site da Prefeitura. Caso não possua cadastro, basta fazer um passo a passo bem simples:

  • Acesse o site da Prefeitura.
  • Preencha seus dados no formulário.
  • Clique no link do e-mail de confirmação.

8 - Certificação: emitimos certificado digital para alunos com frequência mínima de 75% da carga horária total.

Para mais informações, entre em contato com nossa equipe de atendimento pelo (11) 3751-9677 / WhatsApp (11) 94283-2212 ou centrodeformacao@cfvila.com.br.

Centro de Formação da Vila - 2024
Tema desenvolvido por EVERSOFT