Clube de Leitura para Educadores - Percurso de leituras africanas

  • CLUBE DE LEITURA (online)
  • Formador: Aline Evangelista Martins
  • Turma: 24BHTCL01
  • Inscrições abertas!
  • Plataforma dos encontros: Meet
  • Agenda: 03/04 a 28/09/2024
  • Carga Horária: 22 horas
  • Horário: 09h às 12h00
  • Valor: R$ 576,00

Em geral, cada livro que entra para o corpus de leitura de um projeto fez, um dia, parte de uma extensa lista de candidatos que foram lidos, analisados e comparados. Escolher o  livro a ser indicado é um processo desafiador, complexo e, muitas vezes, solitário. Alguns fatores que podem favorecer a escolha são a clareza quanto aos critérios de seleção, a amplitude do repertório dos professores e professoras e a presença de espaços de discussão literária entre os educadores. Tendo em vista esses três fatores, o Centro de Formação da Vila criou o Clube de Leitura para Educadores.


A proposta da primeira edição do Clube é um percurso de leituras africanas, formado por quatro títulos com potencial para adoção. Cada livro é ambientado em um país diferente e protagonizado por um personagem que vive a construção da identidade em meio aos desafios políticos e sociais  do país.


A estrutura dos encontros seguirá a seguinte organização:


Encontro pré-leitura, com duração de duas horas, em que:

  • um formador ou formadora da área de Ciências Humanas discutirá o contexto em que se passa a narrativa;
  • um formador ou formadora da área de Práticas de Linguagem conduzirá a leitura compartilhada do primeiro capítulo (ou parte dele);
  • o grupo levantará questões a serem observadas durante a leitura.

Encontro pós-leitura, com duração de três horas, em que:

  • um formador ou formadora da área de Práticas de Linguagem conduzirá a discussão sobre a experiência de leitura e o debate sobre o potencial do livro para a formação leitora dos estudantes.


Coordenação: Aline Martins

Formadores: Alexandre dos Santos e Fabiana Carneiro

Participação: Fábio Conceição


Os módulos podem ser feitos sequencialmente ou de forma independente.

  • Ampliar o repertório de leituras literárias. 
  • Ampliar a reflexão sobre o potencial da literatura para a ampliação da experiência. 
  • Ampliar os conhecimentos sobre distintos contextos sócio-políticos e refletir sobre a dimensão interdisciplinar da leitura literária. 
  • Debater com outros profissionais os dilemas e dificuldades enfrentadas na construção do corpus de leitura. 

África do Sul 

Nascido do Crime: Histórias da minha infância na África do Sul, de Trevor Noah 


Nascido do crime apresenta a história impressionante, inspiradora e divertida da infância e juventude de Trevor Noah, um dos maiores comediantes da atualidade, ambientada durante os anos finais do apartheid e os dias tumultuosos de liberdade que se seguiram.


A jornada extraordinária de Trevor Noah – da infância sob o apartheid, na África do Sul, à bancada de um dos mais importantes talk shows dos Estados Unidos – começou com um ato criminoso: seu nascimento. Trevor nasceu de pai branco e mãe negra, numa época em que essa união era punível com cinco anos de prisão. Prova viva de um crime, ele era mantido em segredo, uma das medidas extremas que sua mãe era obrigada a tomar para escondê-lo do governo, que a qualquer momento poderia levá-lo. Finalmente livres com o fim do apartheid, Trevor e a mãe embarcam numa grande aventura, abraçando as oportunidades conquistadas após séculos de lutas.


Nascido do crime é a história de um jovem inquieto, que se sente deslocado tanto nas áreas dos brancos quanto nos subúrbios dos negros. É também a história do relacionamento desse jovem com sua mãe destemida, rebelde e fervorosamente religiosa – uma mulher determinada a salvar o filho do ciclo de pobreza, violência e abusos.


As histórias contadas por Trevor Noah são hilárias, dramáticas e profundamente tocantes. Seja jantando lagartas em tempos difíceis, sendo arremessado de um carro em movimento durante uma tentativa de sequestro ou apenas sobrevivendo às armadilhas da vida amorosa na escola, Trevor joga luz em seu mundo com honestidade e humor cortante. Seus textos se entrelaçam para formar um retrato emocionante e divertido de um garoto tentando avançar na vida em uma época turbulenta, armado apenas com senso de humor agudo e o amor incondicional de sua mãe nada comum.


*Para adquirir esse módulo de forma independente clique aqui. 

Encontro pré-leitura: 06/04

Formador(a): Alexandre Santos

Encontro pós-leitura: 04/05

Formador(a): Fabiana Carneiro



Zimbábue

Condições Nervosas, de Tsitsi Dangarembga


Condições nervosas, da zimbabuana Tsitsi Dangarembga, publicado pela primeira vez em 1988, no Reino Unido, com o título de Nervous conditions, narra a história forte e emocionante de uma família Shona, durante o período pós-colonial, no Zimbábue (Rodésia, antes da Independência), a partir do ponto de vista de Tambu, menina negra, pobre e moradora do interior. 

Tambu inicia sua narração rememorando a informação chocante de que não se sentira triste quando o irmão morreu, e passa a explicar como o falecimento de Nhamo moldou a mulher em quem ela se tornou, pois possibilitou que ela estudasse e abrisse seus horizontes para o mundo.

Condições nervosas é o primeiro livro de uma trilogia, cuja sequência é composta pelos seguintes livros, também da Editora Kapulana: O livro do Não e Esse corpo lamentado.


Adaptado de:https://www.kapulana.com.br/produto/condicoes-nervosas/ 

*Para adquirir esse módulo de forma independente clique aqui. 

Encontro pré-leitura: 18/05

Formador(a): Alexandre Santos

Encontro pós-leitura: 15/06

Formador(a): Fabiana Carneiro


Moçambique

Niketche: uma história de poligamia, de Paulina Chiziane


Marco da literatura moçambicana, Niketche é uma obra que questiona as tradições e debate, como nunca antes, as condição feminina na sociedade. Esta é a obra-prima de Paulina Chiziane, vencedora do prêmio Camões 2021.

Leitura obrigatória dos vestibulares da UEL, Unicamp e Unicentro.


"Ninguém pode entender os homens. Como é que o Tony me despreza assim, se não tenho nada de errado em mim? [...] Dei-lhe amor, dei-lhe filhos com que ele se afirmou nesta vida. Sacrifiquei os meus sonhos pelos sonhos dele. Dei-lhe a minha juventude, a minha vida. Por isso afirmo e reafirmo, mulher como eu, na sua vida, não há nenhuma! Mesmo assim, sou a mulher mais infeliz do mundo." Esse é o desabafo de Rami, protagonista de Niketche, que depois de vinte anos de casamento descobre que seu marido está vivendo uma vida dupla -- ou melhor, quíntupla.

Em uma tentativa de salvar seu relacionamento e seguindo os moldes da sociedade em que vive, Rami se une às amantes de Tony e exige que ele se case também com as outras quatro mulheres, seguindo o costume da poligamia -- somente assim os direitos e a honra das cinco estaria garantido. Mas essa união provoca desdobramentos até então inimagináveis.

Nesta crítica ao mesmo tempo divertida e mordaz, Paulina Chiziane, vencedora do prêmio Camões de 2021, explora a cultura e os valores do seu país, a hipocrisia da sociedade em geral e a sujeição das mulheres em todo o mundo.


Fonte:https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9786559211814/niketche-nova-edicao 

*Para adquirir esse módulo de forma independente clique aqui. 

Encontro pré-leitura: 29/06

Formador(a): Alexandre Santos

Encontro pós-leitura: 10/08

Formador(a): Fabiana Carneiro


Angola

Os de minha rua, de Ondjaki


Se é certo que as crianças crescem em segredo, como diz Ana Paula Tavares, de vez em quando comprova-se que esse segredo espera uns anos para se desvendar amadurecido em literatura. Assim é o novíssimo livro de estórias do jovem poeta e ficcionista angolano Ondjaki.

Em “Os da minha rua” o autor reedifica os da sua casa: da memória, do afecto, da identidade. Com escrita depurada casada com a oralidade, reconstrói-se o universo da infância e o correr da vida em Luanda: a escola e os professores cubanos, brincadeiras e descobertas, festas em casa dos amigos e dos amigos dos familiares. Atesta-se dessa maneira o convívio social de uma terra que se queria unida. Se Ondjaki tatua a sua biografia nas 22 pequenas histórias, também homenageia a infância de cada um de nós projectando-nos nesse pedaço longínquo de um tempo que não conhecia os dias: “A vida às vezes é como um jogo brincado na rua: estamos no último minuto de uma brincadeira bem quente e não sabemos que a qualquer momento pode chegar um mais-velho a avisar que a brincadeira já acabou e está na hora de jantar. A vida afinal acontece muito de repente (…). Nós, as crianças, vivíamos num tempo fora do tempo, sem nunca sabermos dos calendários de verdade.”

Com essas “crianças” constroem-se quadros narrativos belíssimos, emotivos, sinestésicos, mas também críticos sociológica e politicamente: deles emerge Angola com os resquícios da guerra e a psicologia da esperança, uma jovem nação que está a aprender a viver como as crianças que a contam. Esta estratégia narrativa é uma originalidade literária que Ondjaki desenvolve soberanamente.


Fonte:http://www.linguageral.com.br/livro/os-da-minha-rua/

*Para adquirir esse módulo de forma independente clique aqui. 

Encontro pré-leitura: 24/08

Formador(a): Alexandre Santos

Encontro pós-leitura: 28/09

Formador(a): Fabiana Carneiro

Leitura compartilhada, discussões literárias e exposições dialogadas. 

Período: de 03 de abril a 28 de setembro de 2024

Carga horária total:  22 horas

Dia da semana: Sábado

Horário dos encontros: 9h00 às 12h00


03 de abril Aula Inaugural | Alexandre Santos e Fábio Conceição 

Módulo I - Nascido do Crime: Histórias da minha infância na África do Sul, de Trevor Noah 

DataHorárioNome do encontro
06/0409h - 11hEncontro contextualização - Alexandre Santos
04/0509h - 12h
Encontro mediação de leitura - Fabiana Carneiro 

*Para adquirir esse módulo de forma independente clique aqui. 


Módulo II - Condições Nervosas, de Tsitsi Dangarembga

DataHorárioNome do encontro
18/0509h - 11hEncontro contextualização - Alexandre Santos
15/0609h - 12h
Encontro mediação de leitura - Fabiana Carneiro 

*Para adquirir esse módulo de forma independente clique aqui. 


Módulo III - Niketche: uma história de poligamia, de Paulina Chiziane

DataHorárioNome do encontro
29/0609h - 11hEncontro contextualização - Alexandre Santos
10/0809h - 12h
Encontro mediação de leitura - Fabiana Carneiro 

*Para adquirir esse módulo de forma independente clique aqui. 


Módulo IV - Os de minha rua, de Ondjaki

DataHorárioNome do encontro
24/0809h - 11hEncontro contextualização - Alexandre Santos
28/0909h - 12h
Encontro mediação de leitura - Fabiana Carneiro 

*Para adquirir esse módulo de forma independente clique aqui. 

Em um curso online, sem a presença física dos inscritos, é fundamental a verificação das interações e contribuições de cada participante, tanto nos momentos síncronos quanto nas atividades do AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, seja em forma de texto ou outros formatos.

Para receber esta certificação é necessário participar de pelo menos 75% das atividades oferecidas. 

Ao final, depois de realizar uma breve avaliação sobre o curso, o participante terá a liberação de um certificado de aprovação com a indicação da carga horária. Aqueles que não participarem da quantidade mínima de atividades (75% no mínimo) não receberão o certificado.

Importante: a participação nos encontros síncronos é condição indispensável para atribuição de presença.  O acesso às gravações dos encontros só será disponibilizado após o término do curso e não implicará em recebimento de presença.

VALOR: R$ 576,00

Forma de pagamento:

  • Cartão de crédito: em até 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
  • Boleto bancário: somente 1 parcela. O boleto será enviado por e-mail (utilizamos o sistema TOTVS). Envio em até 48 horas após a compra.

*Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.

A inscrição será confirmada após o recebimento do comprovante.

DESCONTO

Atenção! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição – utilize o código do cupom no momento do pagamento.

1 - Rede pública e ONGs*: 15% - código do cupom REDPUBL-5FJ-LS3-15

*Envie cópia do comprovante mensal de rendimentos/holerite, cópia da carteira de escola, para centrodeformacao@cfvila.com.br

2 - Desconto especial para grupos: 


Descontos
Grupos de 5 a 9 pessoas
5%
Grupos de 5 a 9 pessoas
10%
Grupos com 16 ou mais pessoas
15%

3 - Estudante*: 10% - código do cupom ESTU10-W6L-F1J 

*Válido apenas para estudantes de graduação.

Envie cópia da carteira de faculdade/escola, boleto bancário ou a declaração de escolaridade emitida pela unidade de ensino para: centrodeformacao@cfvila.com.br

Para outras possibilidades entrar em contato com o Centro de Formação (11) 3751-9677 / (11) 94283-2212 ou centrodeformacao@cfvila.com.br

4 - Bahema*: Os profissionais das escolas da Bahema Educação podem se beneficiar de descontos variados nas ações formativas ofertadas pelo Centro de Formação da Vila. Informe-se para saber o percentual de desconto dos cursos de seu interesse, pois eles variam de acordo com as características de cada proposta.

Centro de Formação da Vila - 2024
Tema desenvolvido por EVERSOFT