Gestão e Liderança Pedagógica para a Aprendizagem
- Projetos Especiais
- Formador: Paula Louzano
- Em lista de espera!
- Agenda: 08/08/2024 a 27/11/2025
- Carga Horária: 288 horas
- Valor: até 10x de R$1047,00 no cartão de crédito
A liderança escolar é um poderoso catalisador para a melhoria da qualidade da educação. Seu impacto reside na habilidade dos líderes escolares de influenciar de forma positiva o trabalho colaborativo realizado diariamente na escola. A gestão escolar, fortemente relacionada à liderança bem-sucedida, tem relação com as capacidades de assegurar a implementação do currículo, lidar com o equilíbrio entre as inovações e as permanências, instituir estratégias para o desenvolvimento profissional de professores, garantir um bom clima escolar, entre outras.
Diante desse amplo rol de capacidades/necessidades formativas, o Centro de Formação da Vila, em parceria com a Universidad Diego Portales, de Santiago, Chile, oferece o curso Gestão e Liderança Pedagógica para a Aprendizagem, um programa especialmente voltado ao aprimoramento das práticas pedagógicas, visando impactar positivamente os resultados educacionais.
O programa compreende 6 módulos, formados por 8 sessões online de 2h30. Cada módulo será desenvolvido em 2 meses, conforme descrito no item "Agenda". Além das sessões síncronas, a formação envolve tutorias personalizadas e um projeto integrador, que articula o conhecimento de cada um dos módulos de modo progressivo e incremental, de tal forma que cada tarefa-chave sirva de base para a próxima e permita evidências específicas de como os conteúdos dos módulos foram aplicados de forma prática.
Clique aqui para mais informações.
6 MÓDULOS DE 36 HORAS CRONOLÓGICAS
Aulas síncronas online | Atividades assíncronas | Tutorias personalizadas online |
20h ( 8 sessões de 2h30) | 7h de estudos independentes 7h de implementação na escola | 2h em duplas/trios |
4 unidades de ensino por módulo | Práticas em contexto real | Projeto Integrador |
- Realizar formação continuada em liderança e gestão pedagógica;
- Formar gestores educacionais em liderança e gestão pedagógica, com o desenvolvimento de habilidades e estratégias e através de modelos replicáveis e implementáveis;
- Instalar capacidades para desenvolver liderança pedagógica;
- Modelar ferramentas de liderança e gestão pedagógica e habilidades para conduzir processos de mudança e melhoria educativa;
- Induzir a reflexão sobre liderança e gestão pedagógica, com o objetivo de contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas;
- Formar, na prática, os cursistas em liderança e gestão pedagógica, com o desenvolvimento de habilidades e estratégias e através de modelos replicáveis.
Módulo I - Gestão e liderança pedagógica: O objetivo final do módulo é posicionar o alcance, o impacto e as variáveis que afetam o estabelecimento da liderança pedagógica na escola e nos espaços educativos que nela se encontram, entendendo a liderança pedagógica como chave para promover melhorias nos processos de ensino e aprendizagem de todos os alunos.
- Visão geral da liderança pedagógica: últimas tendências, perspectivas nos centros educativos (escolas) e projeções para a sala de aula.
- A pessoa do líder: competências comportamentais e funcionais, responsabilidades e benefícios da liderança pedagógica.
- Liderança pedagógica e comunidades de aprendizagem: desenvolvendo práticas.
Módulo II - Desenvolvimento profissional docente: O Módulo identifica os principais efeitos e práticas das equipes gestoras para gerar condições, organizações e estratégias para o desenvolvimento profissional de professores em uma escola.
- Relação entre liderança pedagógica e desenvolvimento profissional docente na escola.
- Identificação de condições para o desenvolvimento de Práticas de Ensino eficazes.
- Liderança e colaboração distribuídas interprofissional.
- Planejamento de um Plano de Desenvolvimento de Ensino.
- Relação entre currículo e avaliação.
- Objetivos de aprendizado.
- Avaliação dos objetivos de aprendizagem.
- Planejamento curricular.
- Relação entre Gestão e Inovação da aprendizagem e inovação.
- Habilidades e inovação do século XXI.
Módulo V - Convivência e clima escolar: O módulo analisa diversas abordagens sobre o clima e a convivência escolar e fornece ferramentas teórico-práticas que permitem aos participantes realizar análises diagnósticas e gerar propostas de melhoria para seus contextos educacionais particulares.
- Clima social escolar (Abordagem Nutritiva/Tóxico - Positiva/Negativa)
- Clima social escolar: Aplicação. Apresentação da análise diagnóstica dos climas escolares e propostas de melhoria.
- Convivência escolar, perspectivas, abordagens e nós críticos.
- Aplicação: apresentação da análise diagnóstica de convivência e propostas de melhoria.
- Alternativas de gestão contra a transgressão das regras de convivência
- Incidentes críticos em coexistência.
- Práticas restaurativas para melhorar a convivência e o clima escolar.
- Aplicação: apresentação de proposta para implantação de práticas restaurativas na escola.
Módulo VI - Gestão de problemas emergentes/crises: O módulo tem como objetivo conhecer e identificar estratégias e técnicas específicas de gestão de contingências e crises no contexto escolar.
- Gestão de emoções e humores em contextos complexos de convivência (crise).
- Práticas de Gestão de Crises, tais como: preparação da equipe de gestão de crises; acompanhamento e relacionamento com grupos de interesse e desenvolvimento de protocolos de gestão de crises.
Aulas síncronas, em que são realizadas:
- exposições;
- discussões;
- estudos de caso;
- trabalhos em duplas e em subgrupos;
Atividades assíncronas
Tutoriais personalizadas, em duplas ou trios, com orientação de professores da UDP
Elaboração de projeto integrador e de um portfólio de práticas
2024
Módulo 1 - Gestão e Liderança Pedagógica
Agosto | 08/08 - quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 1 17/08 - sábado, das 8h às 13h30 - sessões 2 e 3 22/08 - quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 4 |
Setembro | 05/09 - quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 5 14/09 - sábado, das 8h às 13h30 - sessões 6 e 7 26/09 - quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 8 |
Módulo 2 - Desenvolvimento Profissional Docente
Outubro | 05/10 - sábado, das 8h às 13h30 - sessões 1 e 2 17/10 - quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 3 31/10 - quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 4 |
Novembro | 07/11 - quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 5 23/11 - sábado, das 8h às 13h30 - sessões 6 e 7 28/11 - quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 8 |
2025
Módulo 3 - Gestão Pedagógica
Março | 13/03 - quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 1 22/03 - sábado, das 8h às 13h30 - sessões 2 e 3 27/03 - quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 4 |
Abril | 03/04 - quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 5 12/04 - sábado, das 8h às 13h30 - sessões 6 e 7 24/04 - quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 8 |
Módulo 4 - Gestão, Liderança e Inovação
Maio | 08/05 - quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 1 17/05 - sábado, das 8h às 13h30 - sessões 2 e 3 22/05 - quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 4 |
Junho | 07/06 - sábado, das 8h às 13h30 - sessões 5 e 6 12/06 - quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 7 26/06 - quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 8 |
Módulo 5 - Convivência e Clima Escolar
Agosto | 07/08 - quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 1 16/08 - sábado, das 8h às 13h30 - sessões 2 e 3 21/08 - quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 4 |
Setembro | 04/09 - quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 5 13/09 - sábado, das 8h às 13h30 - sessões 6 e 7 18/09 - quinta-feira, das 19h às 21h30 - - sessão 8 |
Módulo 6 - Gestão de problemas emergentes / Crises
Outubro | 09/10 - quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 1 18/10 - sábado, das 8h às 13h30 - sessões 2 e 3 23/10 - quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 4 |
Novembro | 08/11 - sábado, das 8h às 13h30 - sessões 5 e 6 13/11 - quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 7 27/11 - quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 8 |
Os egressos receberão título de diplomado, reconhecido no Chile, além do certificado emitido pelo Centro de Formação.
Os critérios de aprovação são:
- 70% de frequência às aulas
- Nota final 7,0 (em uma escala de 0 a 10) na avaliação de trabalhos, oficinas e/ou provas.
Módulo | Avaliação | Tipo de avaliação |
1 | Diagnóstica / formativa | Perguntas abertas / Oficinas individuais e grupais |
2 | Diagnóstica / formativa | Perguntas abertas / Oficinas individuais e grupais |
3 | SOMATIVA | PROPOSTA DE GESTÃO PEDAGÓGICA / AUTOAVALIAÇÃO |
4 | Diagnóstica / formativa | Perguntas abertas / Oficinas individuais e grupais |
5 | Diagnóstica / formativa | Perguntas abertas / Oficinas individuais e grupais |
6 | SOMATIVA | PROPOSTA DE GESTÃO DE PROBLEMAS EMERGENTES / COAVALIAÇÃO |
VALOR: R$ 10.470,00
Forma de pagamento:
- Cartão de crédito: em até 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
- Boleto bancário: somente 1 parcela. O boleto será enviado por e-mail (utilizamos o sistema TOTVS). Envio em até 48 horas após a compra.
*Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.
- Para fazer pagamentos via PIX utilize a chave 26.643.740/0001-30 e envie o comprovante para centrodeformacao@cfvila.com.br. A inscrição será confirmada após o recebimento do comprovante.