Gestão e Liderança Pedagógica para a Aprendizagem

  • Projetos Especiais
  • Formador: Paula Louzano
  • Turma: 24BHUDP01
  • Em lista de espera!
  • Agenda: 08/08/2024 a 27/11/2025
  • Carga Horária: 288 horas
  • Valor: até 10x de R$1047,00 no cartão de crédito

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A liderança escolar é um poderoso catalisador para a melhoria da qualidade da educação. Seu impacto reside na habilidade dos líderes escolares de influenciar de forma positiva o trabalho colaborativo realizado diariamente na escola.  A gestão escolar, fortemente relacionada à liderança bem-sucedida, tem relação com as capacidades de assegurar a implementação do currículo, lidar com o equilíbrio entre as inovações e as permanências, instituir estratégias para o desenvolvimento profissional de professores, garantir um bom clima escolar, entre outras. 

Diante desse amplo rol de capacidades/necessidades formativas, o Centro de Formação da Vila, em parceria com a Universidad Diego Portales, de Santiago, Chile, oferece o curso Gestão e Liderança Pedagógica para a Aprendizagem, um programa especialmente voltado ao aprimoramento das práticas pedagógicas, visando impactar positivamente os resultados educacionais. 

O programa compreende 6 módulos, formados por 8 sessões online de 2h30. Cada módulo será desenvolvido em 2 meses, conforme descrito no item "Agenda". Além das sessões síncronas, a formação envolve tutorias personalizadas e um projeto integrador, que articula o conhecimento de cada um dos módulos de modo progressivo e incremental, de tal forma que cada tarefa-chave sirva de base para a próxima e permita evidências específicas de como os conteúdos dos módulos foram aplicados de forma prática. 

Clique aqui para mais informações.

6 MÓDULOS DE 36 HORAS CRONOLÓGICAS

Aulas síncronas onlineAtividades assíncronasTutorias personalizadas online
20h ( 8 sessões de 2h30)

7h de estudos independentes

7h de implementação na escola

2h em duplas/trios
4 unidades de ensino por móduloPráticas em contexto realProjeto Integrador

  • Realizar formação continuada em liderança e gestão pedagógica;
  • Formar gestores educacionais em liderança e gestão pedagógica, com o desenvolvimento de habilidades e estratégias e através de modelos replicáveis e implementáveis;
  • Instalar capacidades para desenvolver liderança pedagógica;
  • Modelar ferramentas de liderança e gestão pedagógica e habilidades para conduzir processos de mudança e melhoria educativa;
  • Induzir a reflexão sobre liderança e gestão pedagógica, com o objetivo de contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas;
  • Formar, na prática, os cursistas em liderança e gestão pedagógica, com o desenvolvimento de habilidades e estratégias e através de modelos replicáveis.

Módulo I - Gestão e liderança pedagógica: O objetivo final do módulo é posicionar o alcance, o impacto e as variáveis que afetam o estabelecimento da liderança pedagógica na escola e nos espaços educativos que nela se encontram, entendendo a liderança pedagógica como chave para promover melhorias nos processos de ensino e aprendizagem de todos os alunos.

  • Visão geral da liderança pedagógica: últimas tendências, perspectivas nos centros educativos (escolas) e projeções para a sala de aula.
  • A pessoa do líder: competências comportamentais e funcionais, responsabilidades e benefícios da liderança pedagógica.
  • Liderança pedagógica e comunidades de aprendizagem: desenvolvendo práticas.

Módulo II - Desenvolvimento profissional docente: O Módulo identifica os principais efeitos e práticas das equipes gestoras para gerar condições, organizações e estratégias para o desenvolvimento profissional de professores em uma escola.

  • Relação entre liderança pedagógica e desenvolvimento profissional docente na escola.
  • Identificação de condições para o desenvolvimento de Práticas de Ensino eficazes.
  • Liderança e colaboração distribuídas interprofissional.
  • Planejamento de um Plano de Desenvolvimento de Ensino.
Módulo III - Gestão pedagógica: O módulo visa estabelecer relações entre todos os componentes curriculares e seu impacto nos processos de aprendizagem em sala de aula, com o objetivo de instalar capacidades de planejamento curricular com foco no contexto educacional.

  • Relação entre currículo e avaliação.
  • Objetivos de aprendizado.
  • Avaliação dos objetivos de aprendizagem.
  • Planejamento curricular.
Módulo IV - Gestão, liderança e inovação: O módulo visa modificar as práticas de sala de aula e enfrentar os desafios da inovação nesta, dada a necessidade de desenvolver as competências do século XXI.

  • Relação entre Gestão e Inovação da aprendizagem e inovação.
  • Habilidades e inovação do século XXI.

Módulo V - Convivência e clima escolar: O módulo analisa diversas abordagens sobre o clima e a convivência escolar e fornece ferramentas teórico-práticas que permitem aos participantes realizar análises diagnósticas e gerar propostas de melhoria para seus contextos educacionais particulares.

  • Clima social escolar (Abordagem Nutritiva/Tóxico - Positiva/Negativa)
  • Clima social escolar: Aplicação. Apresentação da análise diagnóstica dos climas escolares e propostas de melhoria.
  • Convivência escolar, perspectivas, abordagens e nós críticos.
  • Aplicação: apresentação da análise diagnóstica de convivência e propostas de melhoria.
  • Alternativas de gestão contra a transgressão das regras de convivência
  • Incidentes críticos em coexistência.
  • Práticas restaurativas para melhorar a convivência e o clima escolar.
  • Aplicação: apresentação de proposta para implantação de práticas restaurativas na escola.

Módulo VI - Gestão de problemas emergentes/crises: O módulo tem como objetivo conhecer e identificar estratégias e técnicas específicas de gestão de contingências e crises no contexto escolar.

  • Gestão de emoções e humores em contextos complexos de convivência (crise).
  • Práticas de Gestão de Crises, tais como: preparação da equipe de gestão de crises; acompanhamento e relacionamento com grupos de interesse e desenvolvimento de protocolos de gestão de crises.

Aulas síncronas, em que são realizadas:

  • exposições; 
  • discussões; 
  • estudos de caso; 
  • trabalhos em duplas e em subgrupos; 

Atividades assíncronas

Tutoriais personalizadas, em duplas ou trios, com orientação de professores da UDP

Elaboração de projeto integrador e de um portfólio de práticas

2024

Módulo 1 - Gestão e Liderança Pedagógica

Agosto

08/08 - quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 1

17/08 - sábado, das 8h às 13h30 - sessões  2 e 3 

22/08 quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 4

Setembro

05/09 - quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 5

14/09 sábado, das 8h às 13h30 - sessões  6 e 7

26/09 quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 8


Módulo 2 - Desenvolvimento Profissional Docente

Outubro

05/10 - sábado, das 8h às 13h30 - sessões 1 e 2

17/10 quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 3

31/10 - quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 4

Novembro

07/11 - quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 5

23/11 sábado, das 8h às 13h30 - sessões 6 e 7

28/11 quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 8


2025

Módulo 3 - Gestão Pedagógica

Março

13/03 - quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 1

22/03 sábado, das 8h às 13h30 - sessões  2 e 3

27/03 quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 4

Abril

03/04 - quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 5

12/04 - sábado, das 8h às 13h30 - sessões 6 e 7

24/04 quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 8


Módulo 4 - Gestão, Liderança e Inovação

Maio

08/05 - quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 1

17/05 sábado, das 8h às 13h30 - sessões 2 e 3

22/05 quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 4

Junho

07/06 - sábado, das 8h às 13h30 - sessões  5 e 6

12/06 quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 7

26/06 quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 8


Módulo 5 - Convivência e Clima Escolar

Agosto

07/08 - quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 1

16/08 sábado, das 8h às 13h30 - sessões 2 e 3

21/08 quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 4

Setembro

04/09 - quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 5

13/09 sábado, das 8h às 13h30 - sessões 6 e 7

18/09 quinta-feira, das 19h às 21h30 - - sessão 8


Módulo 6 - Gestão de problemas emergentes / Crises

Outubro

09/10 - quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 1

18/10 sábado, das 8h às 13h30 - sessões 2 e 3

23/10 quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 4

Novembro

08/11 - sábado, das 8h às 13h30 - sessões 5 e 6

13/11 quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 7

27/11 - quinta-feira, das 19h às 21h30 - sessão 8

Os egressos receberão título  de diplomado, reconhecido no Chile, além do certificado emitido pelo Centro de Formação. 

Os critérios de aprovação são: 

  • 70% de frequência às aulas
  • Nota final 7,0 (em uma escala de 0 a 10) na avaliação de trabalhos, oficinas e/ou provas.
MóduloAvaliaçãoTipo de avaliação 
1Diagnóstica / formativaPerguntas abertas / Oficinas individuais e grupais
2Diagnóstica / formativa
Perguntas abertas / Oficinas individuais e grupais
3SOMATIVAPROPOSTA DE GESTÃO PEDAGÓGICA /  AUTOAVALIAÇÃO
4Diagnóstica / formativa
Perguntas abertas / Oficinas individuais e grupais
5Diagnóstica / formativa
Perguntas abertas / Oficinas individuais e grupais
6SOMATIVA
PROPOSTA DE GESTÃO DE PROBLEMAS EMERGENTES /  COAVALIAÇÃO

VALOR: R$ 10.470,00

Forma de pagamento:

  • Cartão de crédito: em até 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
  • Boleto bancário: somente 1 parcela. O boleto será enviado por e-mail (utilizamos o sistema TOTVS). Envio em até 48 horas após a compra.

*Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.

  • Para fazer pagamentos via PIX utilize a chave 26.643.740/0001-30 e envie o comprovante para centrodeformacao@cfvila.com.br. A inscrição será confirmada após o recebimento do comprovante.
Centro de Formação da Vila - 2024
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