Módulo 3 - Território, Corpo e Vivências: os estudos de campo numa perspectiva decolonial

  • Formador: Lisângela Kati do Nascimento
  • Turma: 25BHTRR04
  • Inscrições abertas!
  • Agenda: 27/05 a 17/06/2025
  • Carga Horária: 10 horas
  • Horário: 19h00 às 21h00
  • Valor: até 10x de R$ 56,10 sem juros no cartão de crédito

Público-alvo: Professores, gestores e estudantes de pedagogia e de licenciaturas

Neste módulo, problematizaremos as saídas de campo, viagens pedagógicas e estudos do meio em uma perspectiva decolonial, o que significa entendê-los para além de uma metodologia de pesquisa interdisciplinar que pressupõe a articulação de diferentes conteúdos na busca de respostas complexas sobre as problemáticas que estão sendo estudadas na sala de aula. O foco será compreender essas propostas de deslocamento, sobretudo, como ferramentas que possibilitam a vivência de estudantes e professores em territórios diversos para aprender com os sujeitos que tiveram historicamente suas epistemologias e alteridades negadas. Partiremos do princípio que, numa perspectiva decolonial, é necessário superar práticas de estudos de campo centradas em investigar “outros” grupos étnicos-culturais e/ou pesquisar sobre territórios periféricos ou tradicionais. Assim, os exemplos que serão compartilhados e analisados em cada um dos encontros têm por objetivo contribuir com o embasamento teórico e metodológico para que as saídas e estudos de campo oportunizem, de fato, a imersão em territórios e a vivência com seus sujeitos sociais, envolvendo o corpo, o olhar e a escuta dos alunos em um processo dinâmico de comunicação e aprendizagem, pautado no reconhecimento e na valorização de saberes e práticas culturalmente diversos. Analisaremos também alguns contra-exemplos, os quais partem de concepções meramente inclusivas e de lógicas epistêmicas eurocêntricas e que, sob o pretexto de incorporar culturas invisibilizadas e marginalizadas, acabam reforçando estereótipos e hierarquização de saberes. 


  • Apropriar-se do embasamento teórico e metodológico para a elaboração e desenvolvimento de propostas de estudo de campo, numa perspectiva decolonial;
  • Analisar exemplos de estudos de campo, visando identificar princípios e critérios estruturantes de práticas pedagógicas decoloniais;
  • Ampliar o repertório de possibilidades de realização de estudos de campo nos diferentes segmentos e momentos da escolaridade.


Etapa 1:  Aproximação e aprofundamento na metodologia do Estudo do Meio a partir da análise de propostas realizadas nos diferentes segmentos da escolaridade e dos referenciais teóricos;

Etapa 2: Embasamento teórico abordando os conceitos de território, territorialidades, povos e comunidades tradicionais, conhecimentos tradicionais, comunidades periféricas e racismo ambiental.

Etapa 3: Definição de critérios e possibilidades para a elaboração e desenvolvimento de propostas pedagógicas envolvendo a realização de estudos de campo numa perspectiva decolonial.


  • Atividades de análise de propostas de estudos de campo;
  • Discussões coletivas e discussões em pequenos grupos sobre a bibliografia indicada, relacionando com os casos analisados;
  • Atividades individuais de sistematização das discussões realizadas;
  • Atividade de levantamento de critérios e possibilidades para a elaboração e desenvolvimento de propostas pedagógicas envolvendo a realização de Estudo do Meio em uma perspectiva decolonial.


Módulo 3: Território, Corpo e Vivências: os estudos de campo numa perspectiva decolonial

Aula 1: 3ª feira, 27.05.2025, das 19h às 21h  (online, síncrona) 

Aula 2: 3ª feira, 03.06.2025, das 19h às 21h  (online, síncrona) 

Aula 3: 3ª feira, 10.06.2025, das 19h às 21h  (online, síncrona) 

Aula 4: 3ª feira, 17.06.2025, das 19h às 21h  (online, síncrona) 


*2 horas de atividades assíncronas ocorrerão ao longo do módulo.


Ao final da última aula, o/a participante será convidado a preencher um breve questionário de avaliação do curso. 

O preenchimento dessa avaliação e a presença a, ao menos,  75% do total de horas são condições indispensáveis para a certificação. 

O arquivo com a gravação do encontro é disponibilizado no dia seguinte a cada aula, mas ressaltamos que assistir às gravações não implica recebimento de presença

Forma de pagamento:

- Cartão de crédito: em até 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.

- Boleto bancário: somente 1 parcela. O boleto será enviado por e-mail (utilizamos o sistema TOTVS). Envio em até 48 horas após a compra.

*Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.

- Para fazer pagamentos via PIX utilize a chave 26.643.740/0001-30 e envie o comprovante para centrodeformacao@cfvila.com.br. A inscrição será confirmada após o recebimento do comprovante.


DESCONTO

Atenção! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição – utilize o código do cupom no momento do pagamento.

1 - Rede pública e ONGs*: 15% - código do cupom REDPUBL-5FJ-LS3-15

*Envie cópia do comprovante mensal de rendimentos/holerite, cópia da carteira de escola, para centrodeformacao@cfvila.com.br

2- Desconto especial para grupos: 


Desconto
Grupos de 5 a 9 pessoas 5%
Grupos de 10 a 15 pessoas 10%
Grupos com 16 ou mais pessoas 15%

3 - Estudante*: 10% - código do cupom ESTU10-W6L-F1J

*Válido apenas para estudantes de graduação. Envie cópia da carteira de faculdade/escola, boleto bancário ou a declaração de escolaridade emitida pela unidade de ensino para: centrodeformacao@cfvila.com.br

Para outras possibilidades entrar em contato com o Centro de Formação (11) 3751-9677 / (11) 94283-2212 ou centrodeformacao@cfvila.com.br

4 - Bioma Educação*: Os profissionais das escolas da Bioma Educação podem se beneficiar de descontos variados nas ações formativas ofertadas pelo Centro de Formação da Vila. Informe-se para saber o percentual de desconto dos cursos de seu interesse, pois eles variam de acordo com as características de cada proposta.

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