Trilha formativa de inglês - Conceitos básicos e formação bilíngue
- Trilhas Formativas
- Formador: Sandra Baumel Durazzo
- Em lista de espera!
- Agenda: 08/04 a 23/09/2024
- Carga Horária: 50 horas
- Horário: 19h às 21h00
- Encontros síncronos: via meet
- Valor: até 10x de R$ 145,00 sem juros no cartão de crédito
Para professores, orientadores e coordenadores que trabalhem em escolas com programa de formação de usuários proficientes em inglês. Tanto de escolas bilíngues como não-bilíngues que tenham programa de inglês forte.
Por que fazer uma trilha formativa de inglês?
Os professores e professoras de inglês encontram poucas referências que os ajudem a pensar em propostas curriculares que levem seus alunos e alunas a adquirir proficiência linguística. São comuns dúvidas sobre como acontece o aprendizado de línguas, qual é a melhor idade para iniciar o aprendizado, como integrar a área no projeto formativo da escola. As discussões recentes sobre o papel da língua inglesa como idioma internacional e também sobre as competências essenciais da formação nas escolas, geram ainda outras dúvidas.
A trilha formativa de inglês pretende apresentar e discutir as principais referências sobre o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, assim como trazer respostas às principais dúvidas dos professores e professoras. Com grande foco na análise de situações reais de sala de aula, a trilha convidara os participantes a refletir sobre sua própria prática durante os encontros, na realização das tarefas e em propostas de reflexão escrita.
Coordenação: Sandra Durazzo
Formadores e Formadoras: Francisco Ferreira, Verônica Bocchio, Raul Rietmann Freitas e Sandra Durazzo
- Capacitar equipes docentes para formar usuários proficientes em inglês e outras línguas estrangeiras
- Compreender a proposta de educação bilíngue em suas diversas dimensões: relação entre cultura, língua e linguagem e a influência do meio e dos contextos de aprendizagem
- Compreender os processos de letramento em mais de um idioma e se apropriar de estratégias de desenvolvimento das competências envolvidas.
- Conhecer e ser capaz de propor sequências didáticas orientadas pelas premissas de PBL (Project Based Learning) e CLIL (Content and Language Integrated Learning)
- Ampliar o repertório de estratégias didáticas para lidar com turmas diversas e heterogêneas, promovendo aprendizado a todos.
- Compreender o processo de avaliação formativa. Ser capaz de elaborar processos avaliativos e formas de devolutiva que sejam efetivamente formativos.
Os cinco módulos formativos têm 10 horas de duração cada, distribuídos em 6 horas síncronas e 4 horas assíncronas de atividades a serem desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Centro de Formação da Vila.
Módulo I - Bilinguismo, educação bilíngue e competência linguística (10h) - Bilinguismo; sujeito bilíngue; escola bilíngue e suas organizações; visão monoglossia e heteroglossia da língua. Cultura e discurso; multiculturalismo; interculturalidade; relação entre linguagem e cultura; práticas para ampliação de repertório.
Módulo II - A aprendizagem da escrita, leitura e literatura em LE (10h) - Alfabetização; letramentos; transferências; métodos e estratégias. Formação leitora e escritora. Proficiência comunicativa X precisão linguística. Estudo de gêneros literários; práticas do leitor literário; formação do cidadão internacional por meio da literatura
Módulo III - Metodologias: CLIL e PBL (10h) - Aprender língua e conteúdo - o que se aprende e como.
Módulo IV - Práticas inclusivas + tecnologia educacional a favor do aprendizado (10h) - Atendimento real à diversidade; estratégias didáticas para a individualização do aprendizado; recursos de tecnologia como estratégia para individualização e aceleração do aprendizado.
Módulo V - Avaliação do aprendizado e Certificações internacionais (10h) - Modalidades de avaliação; avaliação formativa; avaliação de competências comunicativas.
A abordagem metodológica contemplará aspectos conceituais e práticos, por meio de apresentações dialogadas, discussões de casos, análise de documentação, apresentação e debate de experiências.
Período: de 08 de abril a 23 de setembro de 2024
Carga horária total: 50 horas em 5 módulos de 10 horas, sendo 6 horas síncronas e 4 horas assíncronas
Horário dos encontros: 19h00 às 21h00 (via Meet)
Módulo I - Bilinguismo, educação bilíngue e competência linguística
Formador: Francisco Ferreira
Data | Nome do encontro |
08/04 | Vídeo aula ou atividade assíncrona inicial |
15/04 | Exposição e troca coletiva |
22/04 | Exposição e troca coletiva |
29/04 | Exposição e troca coletiva |
Módulo II - A aprendizagem da escrita, leitura e literatura em LE
Formadora: Verônica Bocchio
Data | Nome do encontro |
06/05 | Vídeo aula ou atividade assíncrona inicial |
13/05 | Exposição e troca coletiva |
20/05 | Exposição e troca coletiva |
27/05 | Exposição e troca coletiva |
Módulo III - Metodologias: CLIL e PBL
Formador: Raul Rietmann Freitas
Data | Nome do encontro |
03/06 | Vídeo aula ou atividade assíncrona inicial |
10/06 | Exposição e troca coletiva |
17/06 | Exposição e troca coletiva |
24/06 | Exposição e troca coletiva |
Módulo IV - Práticas inclusivas + tecnologia educacional a favor do aprendizado
Formadoras: Verônica Bocchio e Sandra Durazzo
Data | Nome do encontro |
05/08 | Vídeo aula ou atividade assíncrona inicial |
12/08 | Exposição e troca coletiva |
19/08 | Exposição e troca coletiva |
26/08 | Exposição e troca coletiva |
Módulo V - Avaliação do aprendizado e Certificações internacionais
Formadora: Sandra Durazzo
Data | Nome do encontro |
02/09 | Vídeo aula ou atividade assíncrona inicial |
09/09 | Exposição e troca coletiva |
16/09 | Exposição e troca coletiva |
23/09 | Exposição e troca coletiva |
Em um curso online, sem a presença física dos inscritos, é fundamental a verificação das interações e contribuições de cada participante, tanto nos momentos síncronos quanto nas atividades do AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, seja em forma de texto ou outros formatos.
Para receber esta certificação é necessário participar de pelo menos 75% das atividades oferecidas.
Ao final, depois de realizar uma breve avaliação sobre o curso, o participante terá a liberação de um certificado de aprovação com a indicação da carga horária. Aqueles que não participarem da quantidade mínima de atividades (75% no mínimo) não receberão o certificado.
Importante: a participação nos encontros síncronos é condição indispensável para atribuição de presença. O acesso às gravações dos encontros só será disponibilizado após o término do curso e não implicará em recebimento de presença.
VALOR: R$ 1.450,00
Forma de pagamento:
- Cartão de crédito: em até 10 parcelas sem juros, com parcela mínima de R$10,00.
- Boleto bancário: somente 1 parcela. O boleto será enviado por e-mail (utilizamos o sistema TOTVS). Envio em até 48 horas após a compra.
*Os pagamentos via boleto estarão disponíveis até três dias antes do início do curso. Depois disso, será possível pagamento via cartão de crédito ou transferência bancária.
- Pix: para efetuar o pagamentos, utilize a chave pix 26.643.740/0001-30 e envie o comprovante para centrodeformacao@cfvila.com.br
A inscrição será confirmada após o recebimento do comprovante.
DESCONTO
Atenção! Não serão concedidos descontos após a efetivação da inscrição – utilize o código do cupom no momento do pagamento.
1 - Rede pública e ONGs*: 15% - código do cupom REDPUBL-5FJ-LS3-15
*Envie cópia do comprovante mensal de rendimentos/holerite, cópia da carteira de escola, para centrodeformacao@cfvila.com.br
2 - Desconto especial para grupos:
Descontos | |
Grupos de 5 a 9 pessoas |
5% |
Grupos de 10 a 15 pessoas |
10% |
Grupos com 16 ou mais pessoas |
15% |
3 - Estudante*: 10% - código do cupom ESTU10-W6L-F1J
*Válido apenas para estudantes de graduação.
Envie cópia da carteira de faculdade/escola, boleto bancário ou a declaração de escolaridade emitida pela unidade de ensino para: centrodeformacao@cfvila.com.br
Para outras possibilidades entrar em contato com o Centro de Formação (11) 3751-9677 / (11) 94283-2212 ou centrodeformacao@cfvila.com.br