Descrição
Em breve!
- Discutir o papel central da revisão de textos na formação de usuários competentes da língua.
- Conhecer os processos cognitivos da revisão.
- Conhecer algumas condições didáticas para as situações de revisão.
Revisão como tarefa do escritor e como situação privilegiada de aprendizagem sobre a linguagem escrita; revisão imediata e diferida; processos cognitivos da revisão (comparação, diagnóstico e operação).
Semana inicial: Por que revisar?
- A importância de revisar: procedimento de escrita (prática social) e tematização de conteúdos da língua.
Semana 1: Princípios gerais da revisão.
- Revisão imediata e diferida. Revisar, reescrever, corrigir. Revisão coletiva.
- Quem revisa (autor, colega, classe, professor), quando revisa (imediata e diferida).
Semana 2: As três etapas da revisão.
- Etapas da revisão: Comparação, Diagnóstico e Operação.
Fóruns de discussão sobre as concepções e as práticas docentes dos participantes, apresentação de conceitos ligados ao tema, leitura de textos teóricos, análise de atividades de revisão e produções textuais de alunos da Escola da Vila, elaboração de propostas didáticas.
Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.
É importante que o aluno tenha um computador com condições mínimas para participar das atividades do curso, de modo que não seja prejudicado pelo tipo de acesso à internet. E como haverá o uso de vídeos, é indicado que o aluno possa acessar a web via banda larga ou 3G.
É indispensável a instalação do Adobe Reader ou outro leitor de arquivos PDF, e preferencialmente a utilização do navegador Chrome v.60.x ou versão posterior, que pode ser instalado gratuitamente em seu computador acessando o endereço: http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/.
É importante que o aluno tenha um computador com condições mínimas para participar das atividades do curso, de modo que não seja prejudicado pelo tipo de acesso à internet. E como haverá o uso de vídeos, é indicado que o aluno possa acessar a web via banda larga ou 3G.
É indispensável a instalação do Adobe Reader ou outro leitor de arquivos PDF, e preferencialmente a utilização do navegador Chrome v.60.x ou versão posterior, que pode ser instalado gratuitamente em seu computador acessando o endereço: http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/.
Em breve!
Este curso pode fazer parte das seguintes trajetórias:
-
Trajetória livre – 1 ano híbrida
- Segmento: Livre – TODOS OS SEGMENTOS
- Duração: 1 ano
- Carga horária: 47 horas
- Composição: 1 curso de férias, 1 primavera/outono/itinerante, 2 online
- Assinatura: assinatura1hibrida
- Tipo: Híbrida
- Trajetória: Trajetória 1 ano – híbrida – livre
-
Trajetória livre – 1 ano online
- Segmento: Livre – TODOS OS SEGMENTOS
- Duração: 1 ano
- Carga horária: 60 horas
- Composição: 4 cursos online
- Assinatura: assinatura1online
- Tipo: Online
- Trajetória: Trajetória 1 ano – online – livre
-
Trajetória livre – 2 anos híbrida
- Segmento: Livre – TODOS OS SEGMENTOS
- Duração: 2 anos
- Carga horária: 100 horas
- Composição: 2 cursos de férias, 2 cursos outono/primavera/itinerante 4 online + estágio 6 horas (opcional)
- Assinatura: assinatura2hibrida
- Tipo: Híbrida
- Trajetória: Trajetória 2 anos – híbrida – livre
-
Trajetória livre – 2 anos online
- Segmento: Livre – TODOS OS SEGMENTOS
- Duração: 2 anos
- Carga horária: 120 horas
- Composição: 8 cursos online
- Assinatura: assinatura2online
- Tipo: Online
- Trajetória: Trajetória 2 anos – online – livre