O final de um ano letivo se aproxima. É o momento de examinar nosso percurso, refletir sobre as conquistas e os desafios, pensar sobre o que passou. É também a hora de olhar para frente e definir prioridades para o ano que vai começar. Essas são, em linhas gerais, algumas das etapas que seguimos para a definição da programação que será oferecida pelo Centro de Formação em janeiro de 2025. O que construímos no ano que está prestes a terminar? Como inaugurar o próximo ano letivo? Do que sentimos falta? Que experiências, conversas, análises e aprofundamentos desejamos promover junto à nossa comunidade educativa?
Uma forma interessante de começar a organizar esse balanço pode ser a celebração de uma conquista. Por exemplo: chegamos ao final do ano de 2024 mais seguros sobre a importância de restringir o uso do celular na escola – e na vida das crianças e jovens, de forma mais ampla. Ao longo do ano, estudamos muito, retomamos documentos de referência, incorporamos novas publicações à nossa base teórica. Reunimo-nos para discutir leituras e trocar ideias, construímos estratégias, debatemos o tema com educadores, estudantes e familiares.
Celina Martins e Cristina Maher, formadoras e parte da equipe de liderança pedagógica da Escola da Vila, debatem o livro A geração ansiosa, em evento online promovido pela Companhia na Educação.
Comparando com o final do ano passado, podemos concluir que demos bons passos na gestão desse tema. Foi, sem dúvida, uma conquista. Quem sabe o começo do ponto de inflexão? Nessa perspectiva, o que era ponto de chegada passa a soar como ponto de partida e então nos perguntamos: como seguir em frente, fomentando nas crianças e jovens o desejo de deixar a tela de lado para se lançar à brincadeira, ao movimento, às explorações, ao interesse pelo mundo que os rodeia? Como assegurar uma educação digital pautada no cuidado e na ética, sem, contudo, desconsiderar seu potencial para a aprendizagem?
Pensando a fundo sobre essas questões, passamos a nos mover do terreno da conquista para o território dos desafios: o desafio de construir ambientes colaborativos, que estimulem a curiosidade, a experimentação, a habilidade de lidar com problemas complexos e propor soluções inovadoras e aplicáveis em contextos variados.
Seguindo por esse caminho, chegamos à decisão de inaugurar a Programação de Verão de 2025 com um dia especialmente voltado à criatividade. Para a abertura, dia 22/01, contaremos com a presença ilustre de Rosa Iavelberg, professora e pesquisadora, atuando na Graduação e na Pós-graduação do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, fundadora da Escola da Vila e do Centro de Formação. Que honra tê-la conosco! Que boa forma de começar o ano letivo!
Depois da palestra, partiremos para as oficinas: arte e tecnologia, arte e práticas de linguagem, corpo e movimento, oralitura e literatura, arte na educação infantil, projetos didáticos que favoreçam o pensamento criativo. Vai ser difícil escolher uma só. Mas fiquem tranquilos, que estamos pensando em repiques: ou seja, poderemos, futuramente, repetir as oficinas nas quais houver lista de espera.
Os dois dias seguintes, 23 e 24/01, serão dedicados aos cursos presenciais. A oferta está bem diversificada e faz o convite a que, mobilizados pelas reflexões sobre ambientes que favoreçam o pensamento criativo, voltemos nossa atenção para necessidades diversas da nossa prática:
- As práticas inclusivas, ou seja, a construção de uma escola que valide as diferenças e que valorize distintos caminhos para a solução de problemas matemáticos, diferentes recursos para que os alunos avancem nas competências leitora e escritora, variados tempos e possibilidades para a geração de ideias por meio da articulação entre ciência, matemática, arte e tecnologia.
- A importância da compreensão dos elementos que tornam a escola um campo potente de formação antirracista e de um mergulho nos referenciais estruturantes para reafricanização do conhecimento escolar e da prática pedagógica antirracista.
- A educação além dos muros da escola, por meio da exploração do conceito de territórios educativos e do seu papel no desenvolvimento de cidades educadoras, oferecendo aos docentes e coordenação pedagógica ferramentas para fomentar o engajamento e a intervenção social entre seus estudantes.
- A importância da parceria entre a escola e a família para apoiar o desenvolvimento integral dos estudantes.
Como já é tradição nas nossas programações, ofereceremos também um conjunto de cursos online entre os dias 27 e 30/01. Gestão do currículo, desafios e possibilidades da inteligência artificial na sala de aula, práticas de leitura na educação infantil e didática inclusiva são as áreas contempladas no encerramento da programação.
Seja lançando novos olhares para práticas consolidadas, seja estudando e criando propostas bem estruturadas para os desafios da contemporaneidade, nossa programação faz um convite a um começo de ano letivo repleto de movimento, cooperação, criação, reflexão, estudo e construção coletiva.
Acesse o nosso site para conhecer a programação completa e se inscrever.
Esperamos vocês!