Descolonizando o Ensino: integração da legislação educacional e práticas pedagógicas insurgentes

por Eduardo Russell

Você já pensou em como a história que aprendemos na escola pode ser contada de outras formas, valorizando vozes que muitas vezes são silenciadas? O curso “Descolonizando o Ensino: Integração da Legislação Educacional e Práticas Pedagógicas Insurgentes” é uma oportunidade para educadores repensarem suas práticas e incorporarem uma perspectiva decolonial no ensino. Esse curso visa não apenas promover uma educação mais inclusiva e diversificada, mas também desafiar as narrativas tradicionais e criar um ambiente educacional que reconheça e valorize a diversidade étnico-racial e cultural.

Além disso, o curso integrará a legislação educacional brasileira, como as leis 10.639/03 e 11.645/08, que promovem a inclusão da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar. Ao conectar essas leis com práticas pedagógicas inovadoras, os participantes aprenderão a desenvolver planos de aula que promovam o diálogo intercultural e a reflexão crítica.

Imagine, por exemplo, uma aula de literatura em que, além de estudar grandes nomes da literatura europeia, os alunos também conheçam a obra de Carolina Maria de Jesus, uma escritora negra que narra a realidade das favelas brasileiras. Ao incluir autores e perspectivas diversas, os educadores não só enriquecem o conteúdo programático, mas também incentivam os alunos a valorizar a multiplicidade de vozes que compõem nossa sociedade. Esse é um dos muitos exemplos de como práticas decoloniais podem ser incorporadas no dia a dia da sala de aula.

A base teórica do curso é fundamentada na decolonialidade, uma abordagem que busca resistir às opressões advindas da cultura eurocêntrica. Ao longo do curso, estudaremos a produção de acadêmicos  como Aníbal Quijano e Maria Lugones, pesquisadores que discutem como a colonização continua impactando nossas sociedades e como podemos reverter esse processo por meio da educação.

Se você é um educador interessado em transformar suas práticas pedagógicas e promover uma educação mais justa, este curso é para você. Junte-se a nós nessa jornada de descoberta e aprendizado, e ajude a construir um futuro em que todas as vozes sejam ouvidas e valorizadas. Inscreva-se e venha fazer parte dessa transformação!

 

Programação de Inverno 2024 no Centro de Formação da Vila

Veja abaixo o link de alguns cursos da nossa Programação e acompanhe as postagens no 

Blog do Centro de Formação da Vila

Cursos presenciais:

Como criar ambientes alfabetizadores potentes

Educação antirracista nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Currículo e avaliação formativa nas Ciências da Natureza

Eu, você, nós! Assembleias, comissões, tutorias: práticas colaborativas e participativas na sala de aula.

Discurso argumentativo no Ensino Fundamental II: leitura, escrita e oralidade

Recursos para os desafios da gestão escolar: reuniões produtivas, decisões em equipe e encaminhamento de conflitos e conversas difíceis

Configurando espaços e recursos para potencializar a criação, imaginação, investigação e brincadeiras

Os jogos favorecem as aprendizagens matemáticas. Sempre? Como?

STEAM e Maker: reflexões e propostas para engajar estudantes ativos

Instantes Sonoros e Literários: a música e a literatura ampliando as possibilidades da apreciação estética

Aprender a escrever escrevendo. Propostas didáticas para a formação de escritores competentes

Caminhos na leitura de livros ilustrados – da estética literária à perspectiva antirracista

Os nomes próprios e as palavras de referência no processo de alfabetização

Leitura literária nas aulas de inglês: língua e cultura na construção de um currículo decolonial

Cursos online:

Atividades diversificadas: avaliação e planejamento em salas de alfabetização

Educação Digital: riscos, desafios e potencialidade pedagógica da IA na sala de aula

Minha turma é difícil! O que fazer? Ferramentas didáticas e reflexões teóricas

Rotinas de Pensamento: caminhos para tornar a aprendizagem visível

Descolonizando o Ensino: Integração da Legislação Educacional e Práticas Pedagógicas Insurgentes

 

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