por Daniela Munerato
A importância do nome na vida de qualquer pessoa não se discute. É algo que nos representa, e todo nome tem uma história: foi escolhido, porque juntaram os nomes dos avós: JO, de JOSÉ e de JOEL, com ANA, de MARIANA e ANA, resultou em JOANA. A personagem preferida inspirou o nome LÉA. Um parente ou amigo querido, uma sonoridade especial, uma canção favorita… Enfim, os nomes podem estar vinculados a muitas histórias.
Dentro do nome podem morar os apelidos. No nome da MARIANA, moram a MARI e a ANA; no nome LEONARDO mora o LEO; e no nome da LUISA, moram a LU e a ISA. Numa sala de aula, pessoas que têm o mesmo nome podem ser identificadas pelo sobrenome. E quando fazemos parte de um grupo, nosso nome está numa lista, temos certeza disso, em algum lugar ele está, e o desafio é ler, encontrar, interpretar segundo critérios de cada um. Quais? Eis o nosso desafio como educadores e educadoras: identificar a melhor intervenção, tendo em vista as competências leitoras e escritoras que estão em construção.
O processo de alfabetização acontece em ambientes sociais, quando as crianças tentam compreender algo que está escrito ou que vão escrever. Observam placas de ruas e de trânsito, nomes de lojas, produtos no mercado ou mensagens no celular da família. O ambiente fornece muita informação em contextos significativos. A criança, observadora, compreende que para escrever precisamos de letras, diferencia letras e figuras, pensa sobre a quantidade de letras necessárias para escrever algumas palavras.
E, de repente, se depara com uma lista de oito nomes, como os seguintes: LIA, MARIA, MARCOS, NUNO, PAULO, PILAR, ROBERTA, TEODORO. Vamos imaginar estes nomes organizados um abaixo do outro? Quais seriam as possibilidades de discussões possíveis no contexto da escrita? Vamos ver:
Pois é, o tema dos nomes próprios é um assunto discutido há tanto tempo e se mostra inesgotável. Quanto mais entramos em contato com novas pesquisas, mais vislumbramos caminhos para aguçar nossas reflexões sobre a forma como as crianças pensam, bem como sobre o nosso papel como educadores.
Diante dessas considerações, fica aqui o meu convite para darmos continuidade à discussão sobre essas e outras questões. Espero vocês no curso sobre nomes próprios e palavras de referência na programação de Inverno do Centro de Formação da Vila. Até breve!
Programação de Inverno 2024 no Centro de Formação da Vila
Veja abaixo o link de alguns cursos e acompanhe as postagens no
Blog do Centro de Formação da Vila.
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