Práticas ativas e problematizadoras para o ensino das Ciências Humanas

Formador: Thiago Vedova

A escola é uma das instituições que, efetivamente, menos se transformou ao longo das últimas décadas. Se a Revolução Técnico-Científica trouxe novas tecnologias que multiplicaram as ferramentas de ensino e ampliaram o acesso ao conhecimento, grande parte das aulas continuam reproduzindo o modelo tradicional expositivo, ainda que com o suporte dessas tecnologias.

Nos últimos anos, no entanto, presenciamos investimentos nas formas de aprendizado que transformam professores em orientadores de estudos em vez de meros transmissores de conteúdo. Essas práticas também exigem do aluno uma nova postura: a de protagonista de seu próprio aprendizado e a de realizar trabalhos colaborativo com seus pares.

  • Trajetória: Trajetória 1 ano - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - presencial - livre
  • Tipo: Itinerante
  • Público alvo: Para professores e coordenadores do Fundamental 2 e Médio
REF: 245-1-1-1-1-2-1-2-1 Categoria

Descrição

Em breve!

1. Refletir sobre as dificuldades de mudança da atuação do professor em sala de aula.
2. Apresentar e discutir diferentes tipos de metodologias ativas, com destaque para a aprendizagem baseada em problemas.

Discussões coletivas sobre a prática do professor em sala; apresentações conceituais visando à aproximação de algumas metodologias ativas ao professor; exemplos de atividades e trabalhos para ilustrar os conceitos  apresentado.
É permitido e recomendável que o participante leve seu equipamento para acesso à web (notebook, chrome ou tablet). Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.

O curso pretende apresentar metodologias e práticas, com exemplos concretos, que ofereçam subsídios para que os participantes repensem a sua atuação em sala de aula.

Em breve!