Descrição
Agenda
Em breve
Objetivo
Elaborar práticas que podem ser utilizadas no cotidiano da Ed. Infantil em favor da oralidade, como boas oportunidades para pensarmos o desenvolvimento da fala e compreendermos como a criança pensa e as boas intervenções e planejamentos do professor.
Metodologia
- Serão apresentados os objetivos a serem desenvolvidos em oralidade na escola
- Analisaremos a criança em seu desenvolvimento, relacionando propostas em sala de aula, discutindo desafios, planejamentos e intervenções.
Todo o material de apoio será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.
Programa
A importância dos eixos que compõem a oralidade na Educação Infantil
- Considerar idades e possibilidades de situações significativas de interação e expressão no cotidiano;
- Compreender o papel da escola num momento da criança, de forma geral, mais exposta a situações passivas: na televisão, celular e computador;
- Refletir sobre como ampliar o vocabulário das crianças, propondo situações comunicativas de aprendizagem e considerando sugestões da base curricular.
Valores
Em breve
Este curso pode fazer parte das seguintes trajetórias:
-
Para quem está começando agora como orientador ou coordenador pedagógico
- Segmento: Coordenadores Ed. Infantil e Fund.1
- Duração: 1 ano
- Carga horária: 47 horas
- Composição: 1 curso de férias, 1 primavera/outono/itinerante, 2 online
- Assinatura: assinatura1hibrida
- Tipo: Híbrida
-
Para quem não começou ontem como orientador ou coordenador pedagógico
- Segmento: Coordenadores Ed. Infantil e Fund.1
- Duração: 2 anos
- Carga horária: 100 horas
- Composição: 2 curso de férias, 2 primavera/outono/itinerante, 4 online, estágio opcional 6 horas
- Assinatura: assinatura2hibrida
- Tipo: Híbrida
-
Temas para uma boa formação geral do educador
- Segmento: Professores de Ed. Infantil e Fund.1
- Duração: 2 anos
- Carga horária: 60 horas
- Composição: 3 cursos de férias, 4 cursos primavera/outono/itinerante/ estágio de 4 horas (opcional)
- Assinatura: assinatura2presencial
- Tipo: Presencial
-
Trajetória livre – 1 ano híbrida
- Segmento: Livre – TODOS OS SEGMENTOS
- Duração: 1 ano
- Carga horária: 47 horas
- Composição: 1 curso de férias, 1 primavera/outono/itinerante, 2 online
- Assinatura: assinatura1hibrida
- Tipo: Híbrida
- Trajetória: Trajetória 1 ano – híbrida – livre
-
Trajetória livre – 2 anos híbrida
- Segmento: Livre – TODOS OS SEGMENTOS
- Duração: 2 anos
- Carga horária: 100 horas
- Composição: 2 cursos de férias, 2 cursos outono/primavera/itinerante 4 online + estágio 6 horas (opcional)
- Assinatura: assinatura2hibrida
- Tipo: Híbrida
- Trajetória: Trajetória 2 anos – híbrida – livre
-
Trajetória livre – 2 anos presencial
- Segmento: Livre – TODOS OS SEGMENTOS
- Duração: 2 anos
- Carga horária: 60 horas
- Composição: 3 cursos de férias + 4 cursos outono/primavera/itinerante + estágio 4 horas (opcional)
- Assinatura: assinatura2presencial
- Tipo: Presencial
- Trajetória: Trajetória 2 anos – presencial – livre
-
Uma rotina de muitos conhecimentos: uma visão geral da Educação Infantil
- Segmento: Coordenadores e professores de Ed. Infantil
- Duração: 2 anos
- Carga horária: 100 horas
- Composição: 2 cursos de férias, 2 cursos primavera/outono/itinerante, 4 online, estágio opcional 6 horas
- Assinatura: assinatura2hibrida
- Tipo: Híbrida
-
Uma rotina de muitos conhecimentos: uma visão geral da Educação Infantil
- Segmento: Coordenadores e professores de Ed. Infantil
- Duração: 2 anos
- Carga horária: 60 horas
- Composição: 3 cursos de férias, 4 cursos primavera/outono/itinerante, estágio opcional de 4 horas
- Assinatura: assinatura2presencial
- Tipo: Presencial