Descrição
Em breve
O curso foi estruturado para favorecer reflexões acerca do trabalho com os nomes próprios em classes de Educação Infantil (3 a 5 anos de idade). Esse trabalho merece análises criteriosas das intervenções didáticas, considerando seu potencial para que as crianças avancem em relação ao princípio alfabético.
Cabe ao professor refletir e tomar decisões acerca de alguns aspectos: é preciso trabalhar com todo os nomes em todas as rodas? As crianças aprendem a ler e a escrever os nomes ao mesmo tempo? Há uma progressão no trabalho com nomes? Chamar atenção para as letras e aprender a nomear letras ajuda nesse processo ou há algo mais favorável a ensinar? Que intervenções realizar para que se apropriem da escrita do próprio nome? Como o trabalho com nomes próprios favorece a reflexão e o avanço em relação ao sistema de escrita? Copiar ajuda? Estas e outras questões serão foco de discussão no decorrer do curso.
Serão compartilhados textos, materiais didáticos relacionados ao tema, que favorecem um olhar mais amplo do professor para que possa analisar situações, materiais e intervenções didáticas ao longo de todas as propostas planejadas para esse curso
Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.
É importante que o aluno tenha um computador com condições mínimas para participar das atividades do curso, de modo que não seja prejudicado pelo tipo de acesso à internet. E como haverá o uso de vídeos, é indicado que o aluno possa acessar a web via banda larga ou 3G.
É indispensável a instalação do Adobe Reader ou outro leitor de arquivos PDF, e preferencialmente a utilização do navegador Chrome v.60.x ou versão posterior, que pode ser instalado gratuitamente em seu computador acessando o endereço: http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/.
É importante que o aluno tenha um computador com condições mínimas para participar das atividades do curso, de modo que não seja prejudicado pelo tipo de acesso à internet. E como haverá o uso de vídeos, é indicado que o aluno possa acessar a web via banda larga ou 3G.
É indispensável a instalação do Adobe Reader ou outro leitor de arquivos PDF, e preferencialmente a utilização do navegador Chrome v.60.x ou versão posterior, que pode ser instalado gratuitamente em seu computador acessando o endereço: http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/.
Em breve
Este curso pode fazer parte das seguintes trajetórias:
-
Alfabetização, leitura e escrita/produção de texto na Ed. Infantil e anos iniciais do Fund. 1
- Segmento: Professores e coordenadores Ed. Infantil e Fund.1
- Duração: 2 anos
- Carga horária: 100 horas
- Composição: 2 cursos de férias, 2 cursos primavera, outono ou itinerante, 4 online, 6 horas de estágio opcional
- Assinatura: assinatura2hibrida
- Tipo: Híbrida
-
Alfabetização, leitura e escrita/produção de texto na Ed. Infantil e anos iniciais do Fund. 1
- Segmento: Professores e coordenadores Ed. Infantil e Fund.1
- Duração: 2 anos
- Carga horária: 120 horas
- Composição: 8 cursos online
- Assinatura: assinatura2online
- Tipo: Online
-
Para quem está começando agora como orientador ou coordenador pedagógico
- Segmento: Coordenadores Ed. Infantil e Fund.1
- Duração: 1 ano
- Carga horária: 47 horas
- Composição: 1 curso de férias, 1 primavera/outono/itinerante, 2 online
- Assinatura: assinatura1hibrida
- Tipo: Híbrida
-
Práticas de leitura e escrita na Educação Infantil
- Segmento: Professores de Ed. Infantil
- Duração: 1 ano
- Carga horária: 60 horas
- Composição: 4 cursos online
- Assinatura: assinatura1online
- Tipo: Online
-
Práticas de leitura e escrita na Educação Infantil
- Segmento: Professores de Ed. Infantil
- Duração: 1 ano
- Carga horária: 47 horas
- Composição: 1 curso de férias, 1 primavera/outono/itinerante, 2 online
- Assinatura: assinatura1hibrida
- Tipo: Híbrida
-
Trajetória livre – 1 ano híbrida
- Segmento: Livre – TODOS OS SEGMENTOS
- Duração: 1 ano
- Carga horária: 47 horas
- Composição: 1 curso de férias, 1 primavera/outono/itinerante, 2 online
- Assinatura: assinatura1hibrida
- Tipo: Híbrida
- Trajetória: Trajetória 1 ano – híbrida – livre
-
Trajetória livre – 1 ano online
- Segmento: Livre – TODOS OS SEGMENTOS
- Duração: 1 ano
- Carga horária: 60 horas
- Composição: 4 cursos online
- Assinatura: assinatura1online
- Tipo: Online
- Trajetória: Trajetória 1 ano – online – livre
-
Trajetória livre – 2 anos híbrida
- Segmento: Livre – TODOS OS SEGMENTOS
- Duração: 2 anos
- Carga horária: 100 horas
- Composição: 2 cursos de férias, 2 cursos outono/primavera/itinerante 4 online + estágio 6 horas (opcional)
- Assinatura: assinatura2hibrida
- Tipo: Híbrida
- Trajetória: Trajetória 2 anos – híbrida – livre
-
Trajetória livre – 2 anos online
- Segmento: Livre – TODOS OS SEGMENTOS
- Duração: 2 anos
- Carga horária: 120 horas
- Composição: 8 cursos online
- Assinatura: assinatura2online
- Tipo: Online
- Trajetória: Trajetória 2 anos – online – livre
-
Uma rotina de muitos conhecimentos: uma visão geral da Educação Infantil
- Segmento: Coordenadores e professores de Ed. Infantil
- Duração: 2 anos
- Carga horária: 120 horas
- Composição: 8 cursos online
- Assinatura: assinatura2online
- Tipo: Online
-
Uma rotina de muitos conhecimentos: uma visão geral da Educação Infantil
- Segmento: Coordenadores e professores de Ed. Infantil
- Duração: 2 anos
- Carga horária: 60 horas
- Composição: 3 cursos de férias, 4 cursos primavera/outono/itinerante, estágio opcional de 4 horas
- Assinatura: assinatura2presencial
- Tipo: Presencial