Pesquisa-ação: a sala de aula como lócus de reflexão e aprendizagem profissional

Formador: Marcos Cesar Polifemi

Estudo e reflexão crítica sobre a prática da pesquisa em sala de aula. Pesquisa sobre, análise de, familiarização com, e prática da elaboração de um roteiro inicial de pesquisa-ação. Papel do professor e os aspectos constitutivos de uma atitude profissional protagonista.

  • Trajetória: Trajetória 1 ano - híbrida - livre, Trajetória 1 ano - online - livre, Trajetória 2 anos - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - online - livre
  • Carga horária: 15 horas
  • Tipo: Online
  • Público alvo: Para professores, coordenadores e profissionais da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, interessados no questionamento e aprofundamento dos desafios que envolvem o ofício docente sob uma perspectiva crítico-reflexiva.
REF: 245-2-4-2-1 Categoria

Descrição

Em breve

Este curso tem como objetivo iniciar os participantes na prática da pesquisa-ação, uma ferramenta que pode ajudá-los a se tornar cada vez mais protagonistas de suas ações pedagógicas.
Tendo como base o entendimento da sala de aula como um lócus privilegiado para a investigação da prática pedagógica e dos diversos e complexos aspectos que a constituem, a proposta desse curso envolve:

  • uma reflexão inicial sobre diferentes paradigmas de pesquisa 
  • a descoberta ou revisão por parte dos participantes de pesquisas-ação que têm sido produzidas em suas respectivas áreas de interesse
  • o conhecimento e exercício das etapas e processos envolvidos no desenvolvimento de uma pesquisa-ação
  • a elaboração de um roteiro inicial de pesquisa-ação.

Com isso, pretende-se mostrar aos participantes que por meio de uma atitude reflexiva, materializada na pesquisa-ação, podemos teorizar nossa prática de forma significativa, crítica, situada e empoderadora. 

Proporcionar aos participantes oportunidades de reflexão inicial sobre, e de familiarização com a dinâmica da pesquisa em sala de aula (pesquisa-ação),  bem como exercitar os conceitos discutidos e elaborar um plano/roteiro inicial de pesquisa-ação a ser desenvolvido a posteriori, tendo sempre em mente a sala de aula como lócus privilegiado para a construção de sentidos e entendimentos acerca dos diversos desafios que permeiam a atividade pedagógica.

  • Conceitos a respeito de diferentes paradigmas e metodologias de pesquisa, especialmente, positivista e interpretativo-qualitativa.
  • Procedimentos e instrumentos relacionados ao desenvolvimento de pesquisa-ação por parte dos professores.
  • As diferentes vozes presentes na ação docente e como constituem a pesquisa-ação.
  • Análise crítica de pesquisas-ação nas áreas específicas de conhecimento e interesse dos participantes.

Aulas expositivas online e leitura de textos com a decorrente interação em fóruns de discussão de uma comunidade de aprendizagem no ambiente virtual Moodle.  Os participantes também trabalharão com a busca, análise e resenha de pesquisas-ação já produzidas em suas áreas de concentração e elaboração individual de um roteiro inicial de pesquisa-ação. Discussão de texto sobre o tema. Reflexão sobre os encaminhamentos das atividades da sequência em questão, a partir da análise de situações práticas. Analisaremos também algumas “situações problemas” que envolvem a atuação nesta área, discutindo caminhos e possibilidades.

Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.

É importante que o aluno tenha um computador com condições mínimas para participar das atividades do curso, de modo que não seja prejudicado pelo tipo de acesso à internet. E como haverá o uso de vídeos, é indicado que o aluno possa acessar a web via banda larga ou 3G.

É indispensável a instalação do Adobe Reader ou outro leitor de arquivos PDF, e preferencialmente a utilização do navegador Chrome v.60.x ou versão posterior, que pode ser instalado gratuitamente em seu computador acessando o endereço: http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/.

É importante que o aluno tenha um computador com condições mínimas para participar das atividades do curso, de modo que não seja prejudicado pelo tipo de acesso à internet. E como haverá o uso de vídeos, é indicado que o aluno possa acessar a web via banda larga ou 3G.

É indispensável a instalação do Adobe Reader ou outro leitor de arquivos PDF, e preferencialmente a utilização do navegador Chrome v.60.x ou versão posterior, que pode ser instalado gratuitamente em seu computador acessando o endereço: http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/.

Em breve