Descrição
Em breve
Este curso tem como objetivo iniciar os participantes na prática da pesquisa-ação, uma ferramenta que pode ajudá-los a se tornar cada vez mais protagonistas de suas ações pedagógicas.
Tendo como base o entendimento da sala de aula como um lócus privilegiado para a investigação da prática pedagógica e dos diversos e complexos aspectos que a constituem, a proposta desse curso envolve:
- uma reflexão inicial sobre diferentes paradigmas de pesquisa
- a descoberta ou revisão por parte dos participantes de pesquisas-ação que têm sido produzidas em suas respectivas áreas de interesse
- o conhecimento e exercício das etapas e processos envolvidos no desenvolvimento de uma pesquisa-ação
- a elaboração de um roteiro inicial de pesquisa-ação.
Com isso, pretende-se mostrar aos participantes que por meio de uma atitude reflexiva, materializada na pesquisa-ação, podemos teorizar nossa prática de forma significativa, crítica, situada e empoderadora.
Proporcionar aos participantes oportunidades de reflexão inicial sobre, e de familiarização com a dinâmica da pesquisa em sala de aula (pesquisa-ação), bem como exercitar os conceitos discutidos e elaborar um plano/roteiro inicial de pesquisa-ação a ser desenvolvido a posteriori, tendo sempre em mente a sala de aula como lócus privilegiado para a construção de sentidos e entendimentos acerca dos diversos desafios que permeiam a atividade pedagógica.
- Conceitos a respeito de diferentes paradigmas e metodologias de pesquisa, especialmente, positivista e interpretativo-qualitativa.
- Procedimentos e instrumentos relacionados ao desenvolvimento de pesquisa-ação por parte dos professores.
- As diferentes vozes presentes na ação docente e como constituem a pesquisa-ação.
- Análise crítica de pesquisas-ação nas áreas específicas de conhecimento e interesse dos participantes.
Aulas expositivas online e leitura de textos com a decorrente interação em fóruns de discussão de uma comunidade de aprendizagem no ambiente virtual Moodle. Os participantes também trabalharão com a busca, análise e resenha de pesquisas-ação já produzidas em suas áreas de concentração e elaboração individual de um roteiro inicial de pesquisa-ação. Discussão de texto sobre o tema. Reflexão sobre os encaminhamentos das atividades da sequência em questão, a partir da análise de situações práticas. Analisaremos também algumas “situações problemas” que envolvem a atuação nesta área, discutindo caminhos e possibilidades.
Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.
É importante que o aluno tenha um computador com condições mínimas para participar das atividades do curso, de modo que não seja prejudicado pelo tipo de acesso à internet. E como haverá o uso de vídeos, é indicado que o aluno possa acessar a web via banda larga ou 3G.
É indispensável a instalação do Adobe Reader ou outro leitor de arquivos PDF, e preferencialmente a utilização do navegador Chrome v.60.x ou versão posterior, que pode ser instalado gratuitamente em seu computador acessando o endereço: http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/.
É importante que o aluno tenha um computador com condições mínimas para participar das atividades do curso, de modo que não seja prejudicado pelo tipo de acesso à internet. E como haverá o uso de vídeos, é indicado que o aluno possa acessar a web via banda larga ou 3G.
É indispensável a instalação do Adobe Reader ou outro leitor de arquivos PDF, e preferencialmente a utilização do navegador Chrome v.60.x ou versão posterior, que pode ser instalado gratuitamente em seu computador acessando o endereço: http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/.
Em breve
Este curso pode fazer parte das seguintes trajetórias:
-
Trajetória livre – 1 ano híbrida
- Segmento: Livre – TODOS OS SEGMENTOS
- Duração: 1 ano
- Carga horária: 47 horas
- Composição: 1 curso de férias, 1 primavera/outono/itinerante, 2 online
- Assinatura: assinatura1hibrida
- Tipo: Híbrida
- Trajetória: Trajetória 1 ano – híbrida – livre
-
Trajetória livre – 1 ano online
- Segmento: Livre – TODOS OS SEGMENTOS
- Duração: 1 ano
- Carga horária: 60 horas
- Composição: 4 cursos online
- Assinatura: assinatura1online
- Tipo: Online
- Trajetória: Trajetória 1 ano – online – livre
-
Trajetória livre – 2 anos híbrida
- Segmento: Livre – TODOS OS SEGMENTOS
- Duração: 2 anos
- Carga horária: 100 horas
- Composição: 2 cursos de férias, 2 cursos outono/primavera/itinerante 4 online + estágio 6 horas (opcional)
- Assinatura: assinatura2hibrida
- Tipo: Híbrida
- Trajetória: Trajetória 2 anos – híbrida – livre
-
Trajetória livre – 2 anos online
- Segmento: Livre – TODOS OS SEGMENTOS
- Duração: 2 anos
- Carga horária: 120 horas
- Composição: 8 cursos online
- Assinatura: assinatura2online
- Tipo: Online
- Trajetória: Trajetória 2 anos – online – livre