O que significa incluir? A educação na perspectiva das diferenças nas salas de aula de Ensino Fundamental e Ensino Médio

Formador: Marília Costa e Adriana Reali

O curso discutirá os fundamentos da prática inclusiva, tanto do ponto de vista conceitual como prático, e será organizado em três partes. A primeira problematizará algumas ideias relacionadas à concepção de aluno, ao significado de incluir, ao que entendemos por ensinar na perspectiva das diferenças. A segunda parte será uma discussão dos aspectos conceituais a partir da análise de situações práticas. Para isso, os participantes serão divididos em dois grupos – um terá como foco a prática do(a) professor(a) polivalente no Ensino Fundamental de 1º a 5º ano e o outro a prática dos(as) professores(as) especialistas de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A terceira e última parte será uma atividade de sistematização dos princípios comuns à prática inclusiva em qualquer nível da escolaridade.

  • Trajetória: Trajetória 1 ano - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - presencial - livre
  • Tipo: Presencial
  • Carga horária: 12 horas
  • Público alvo: O curso é dirigido especialmente a professores de Ensino Fundamental e Ensino Médio.
REF: 245-2-1-2-2-1-1-1-1-1-1-1-1 Categoria

Descrição

Em breve.

Debater a teoria que fundamenta as práticas inclusivas em sala de aula, apresentar e debater formas alternativas e possibilidades de trabalho pedagógico, que promovam maior qualidade nos processos de ensino, de modo a promover a aprendizagem de todos e de cada um dos alunos, no máximo do seu potencial.

  • Apresentação dialogada, com debate acerca de algumas ideias e práticas.
  • Relato de experiência – Análise e reflexão sobre a prática.
  • Atividade de sistematização

É permitido e recomendável que o participante traga seu equipamento para acesso à web (notebook, chrome ou tablet). Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.

Apresentação dialogada

  • De que educação estamos falando?
  • Fundamentos da prática inclusiva.
  • Pedagogia diferenciada e Educação Inclusiva – avanços e desafios. 
  • Desenho universal na aprendizagem. 
  • Concepção de Apoio Educativo.
Relato de experiência – Análise e debate
Trabalho em grupo – Práticas inclusivas – principais avanços e desafios.

Em breve.