Os jogos e as aprendizagens de matemática

Formador: Viviane Cavalcante Rei

Nesse encontro serão apresentados e analisados jogos, que podem apoiar as propostas de ensino/aprendizagem de alguns conteúdos trabalhados no Fundamental 1, assim como aspectos importantes da didática da matemática para que os jogos possam se converter em situações favorecedoras da aprendizagem, considerando o aluno como produtor de conhecimento e a reflexão sobre a ação.

  • Trajetória: O ensino dos fazeres matemáticos na Educação Infantil - híbrida, Para quem está começando agora como orientador ou coordenador pedagógico, Trajetória 1 ano - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - híbrida - livre, Trajetória 2 anos - presencial - livre
  • Tipo: Presencial
  • Carga horária: 05 horas
  • Público alvo: Para profissionais que atuam nas classes de Educação Fundamental 1
REF: 245-2-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-3-1-1-1-1-1-1-2-2-1-2-1-1-2 Categoria

Descrição

Em breve!

Discutir a respeito do processo de construção do conhecimento promovido pelas situações de jogos nas aulas de matemática.

  • Vivência de alguns jogos matemáticos
  • Análise de intervenções e variáveis didáticas
  • Análise de sequências didáticas

Durante o curso, vivenciaremos alguns jogos matemáticos e analisaremos as situações didáticas que podem surgir a partir deles, assim como as variáveis didáticas e intervenções que favorecem a construção do conhecimento com o foco em uma aprendizagem mais significativa. Para discutir esses e outros aspectos, além dos jogos, vivenciaremos algumas atividades de análise de produção, de propostas didáticas e experimentaremos atuar como os alunos em situações de resolução de problemas provenientes dos jogos.

Todo o material será organizado em formato digital e publicado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O conteúdo ficará disponível por mais 60 dias (2 meses) após o término da formação.

Em breve!

Este curso pode fazer parte das seguintes trajetórias: